gabarito letra B
Não confunda na medida em que (locução causal) com à medida que (locução proporcional). É bom dizer também que na medida que é uma locução inexistente na língua culta. (fonte: A gramática- Fernando pestana)
A) À proporção que o setor agrícola se expande sem o devido lastro de infraestrutura, os problemas no escoamento da produção rural provocam perdas. ➡ locução subordinada adverbial proporcional
B)Os problemas no escoamento da produção rural provocam perdas, porque o setor agrícola se expande sem o devido lastro de infraestrutura. ➡ gabarito. oração subordinada adverbial causal
C)À medida que o setor agrícola se expande sem o devido lastro de infraestrutura, os problemas no escoamento da produção rural provocam perdas.➡ locução subordinada adverbial proporcional
D)Os problemas no escoamento da produção rural provocam perdas, do mesmo modo que o setor agrícola se expande sem o devido lastro de infraestrutura. ➡ oração subordinada comparativa (assim como o setor ...)
E) O setor agrícola se expande sem o devido lastro de infraestrutura, tendo em vista os problemas no escoamento da produção rural que provoca perdas.(fiquei em dúvida nessa, se alguém puder esclarecer, mas acredito ser explicativa)
bons estudos
O conectivo PORQUE pode ser usado tanto para Explicação ( conjunção explicativa, quando há uma evidência na frase) como para Causa (como conjunção causal, quando há um motivo na frase)
Diferença:
Ex1: Ela estudou porque não a vi na festa ( porque = explicação) Eu não tenho certeza do motivo de ela não ter ido na festa, dizer que foi devido ao estudo é apenas uma evidência .
EX2: Ela estou porque passou no concurso ( porque = causa ) Eu tenho certeza que ela passou no concurso pelo fato de ela ter estudado, é o motivo de ter passado.