SóProvas


ID
4916239
Banca
PUC-PR
Órgão
TCE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No tocante à Reforma do Estado no Brasil, implementada a partir de 1990, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "Teve por finalidade aprimorar o controle de resultados na execução de serviços públicos".

    Esse termo destacado em vermelho que consta na letra "E" da alternativa, repassa a ideia atual de Administração Gerencial onde se busca um controle de resultados minimizando sempre a burocratização da Administração Pública.

    "Lutem e lutem novamente até cordeiros virarem leões" (Autor desconhecido)

  • A burocracia é um meio que o Estado deve sempre evitar, sendo claro o erro em dizer que "aumentar os mecanismos..." sendo que na verdade tem como propósito diminuir.

    Gab: D de Doritos

  • Gab. ''D''

    Administração Gerencial aprimorou a burocrática tornando-a mais eficiente. A questão peca ao dizer que a reforma do estado aumentou o vies burocrático, sendo que na verdade o efeito foi o oposto.

    Segue um breve síntese sobre a administração pública gerencial.

    A partir da decada de 90, começou a ser implementada no Brasil o modelo de administração chamado de Administração Pública Gerencial, que veio substituir a Administração Pública Burocrática de Max Weber. Embora seja um ferramenta gerencial inovadora a Administração Pública Gerencial não rompeu por completo com a Administração Pública Burocrática (esse é um dos principios que um estudante de administração deve saber: que um modelo posterior não rompe totalmente com o anterior na verdade ocorre uma evolução da ferramenta anterior)

    O que a modernidade reclama é uma administração gerencial, marcada pela gestão e controle de resultados, com maior autonomia do administrador, planejamento, incentivos ao servidor, descentralização, menor verticalização hierárquica e o estímulo às parcerias com o setor privado. Em outras palavras, uma administração pública com metas definidas e real objetivo de servir aos cidadãos. São esses princípios – especialmente o da descentralização – que fundamentam a divisão da administração em direta e indireta. Administração gerencial nos Estados modernos é chamada public management, segundo a qual se faz necessário identificar uma gerência pública compatível com as necessidades comuns da Administração, sem prejuízo para o interesse público que impele toda a atividade administrativa.

    Bons estudos!

    Carvalho Filho 34° edição pag. 81, 554 e 557

  • Só pra acrescentar, ainda temos os resquícios da administração burocrática, por exemplo, o próprio concurso público. Sendo assim, embora a administração gerencial seja a nova roupagem da atual administração, é inegável que a burocrática ainda serve de base para a gerencial e de acordo com o doutrinador Ronny Charles " a diferença fundamental estaria na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para concentrar nos resultados". (direito administrativo-vol 9, Fernando F. Baltar Neto e Rony C. Lopes de Torres, pág. 42).

  • Gabarito: D

    D) Teve por finalidade aumentar os mecanismos de controle de procedimentos, exacerbando o viés burocrático do Estado Brasileiro.

    O erro da questão está em afirmar que a reforma administrativa quis: "aumentar os mecanismos de controle de procedimentos, exacerbando (tornar mais intenso) o viés burocrático do Estado Brasileiro", sendo que, em verdade, a finalidade principal da reforma administrativa foi DESBUROCRATIZAR os procedimentos da administração pública.

  • o erro ta em " burocratizar, sendo que o principal motivo foi exatamente o contrario a desburocratização, letra D

  • Essa reforma administrativa foi marcada pela tentativa de implantação de uma administração gerencial, que repercutiu na inclusão da eficiência como um dos princípios constitucionais da administração pública, marcada também pela desburocratização do serviço público.