- ID
- 4921876
- Banca
- UDESC
- Órgão
- IMA-SC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Considere a seguinte afirmação: “O comportamento é sempre motivado por alguma causa interna ao próprio indivíduo (motivos internos) ou alguma causa externa, do ambiente (motivos externos). Motivação, neste modelo, é sinônimo da relação de causa e efeito no comportamento das pessoas. Motivação não significa entusiasmo ou disposição elevada; significa apenas que todo comportamento sempre tem uma causa”.
(Fonte: MAXIMIANO, A.C.A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012, p. 256).
Sobre as teorias que analisam o fenômeno da motivação, analise as proposições.
I. Segundo a Hierarquia de Maslow, as necessidades básicas manifestam-se em primeiro lugar, e as pessoas procuram satisfazê-las antes de se preocupar com as de nível mais elevado.
II. Conforme a Teoria de McClelland, pessoas que apresentam necessidade de filiação (nAff) valorizam as relações humanas.
III. Para a Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg, a possibilidade de crescimento, o orgulho e sentimento de prestígio decorrentes da profissão e o reconhecimento pelo trabalho bem feito são exemplos de fatores extrínsecos.
IV. Clayton Alderfer propôs a Teoria ERG, que revê a teoria de Maslow, propondo dois grupos de necessidades.
V. Ao explicar pessoas com os nPows elevados (alta necessidade de poder), McClelland não diferenciou “poder pessoal” de “poder institucional”.
Assinale a alternativa correta.