SóProvas


ID
4929331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma repartição pública, o consumo médio de papel para impressão de documentos é de 400 folhas/dia de trabalho. Sabe-se também que, historicamente, em 50% dos dias de trabalho, o consumo foi de até 350 folhas/dia de trabalho e que a quantidade mais freqüente de papel consumido em um dia de trabalho foi de 250 folhas. Acerca da dispersão da distribuição do consumo diário de papel, sabe-se que o desvio padrão é de 150 folhas/dia e que, no início de determinado mês, essa repartição teve à sua disposição 6 mil folhas de papel.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

A quantidade consumida, mais freqüentemente, em um dia de trabalho foi de 250 folhas. Esse valor foi observado em mais de 60% dos dias de trabalhos já realizados.

Alternativas
Comentários
  • o enunciado fala que em 50% dos dias o consumo foi de 350 folhas, então não tem como o gabarito ser certo. essa questão foi para o candidato não zerar!
  • Interpretação

  • Não sei como resolver , mas a interpretação me fez acertar . Que isso também aconteça na prova

  • Quem disse que acertou pela interpretação deu sorte. A questão não fala que foi DE 350 folhas e sim ATÉ 350 (250 está incluso)

  • Não sei como resolver e o QC não disponibiliza os comentários de professor

  • Eu não entendi foi nada ): kkk

  • Eu não entendi foi nada ): kkk

  • Acertei a questão, não se foi sorte ou lógica, mas eu fiz assim:

    6000 folhas dividas por 30 dias= 200 folhas por dia. Então, eles teriam disponíveis apenas 200 folhas por dia, como que 250 corresponde mais de 60% por dias trabalhados? Impossível.. Acho que esse monte de informação no enunciado foi so pra confundir o candidato.

  • só sei que acertei por logica mesmo o enunciado ja dizia que era de 50% mas não houve aumento nessa porcentagem!

    não sei só que foi assim!!!

  • Sabe-se também que, historicamente, em 50% dos dias de trabalho, o consumo foi de até 350 folhas/dia de trabalho e que a quantidade mais freqüente de papel consumido em um dia de trabalho foi de 250 folhas.

    PERGUNTA:

    A quantidade consumida, mais freqüentemente, em um dia de trabalho foi de 250 folhas. Esse valor foi observado em mais de 60% dos dias de trabalhos já realizados.

    Resposta:

    Não sei dizer se é a maneira correta, mas fiz pela lógica. Enunciado da questão afirma que 50% dos dias de trabalho, o consumo foi de 350 folhas. Desse modo, só me resta a metade de 50% do mês. Afirmativa fala que é 60%. ERRADO.

  • Penso assim, se antes era 50%, depois teria que ser no máximo 50%, e não 60%...
  • Vamos usar teoria dos conjuntos nessa questão. 1 = 100%

    Enunciado da questão: Sabe-se também que, historicamente, em 50% dos dias de trabalho, o consumo foi de até 350 folhas/dia.

    Isso é um intervalo de 0<x<350.

    Usando evento complementar: 1 - 0,5 = 0,5 (Ou seja, em 50% dos dias de trabalha, o consumo foi superior a 350 folhas/dia). x>350.

    Veja que o 250 é sub conjunto do até 350. A probabilidade de um sub conjunto não pode ser maior que a do próprio conjunto. Logo, é impossível 250 com probabilidade de 0,6.

    Gabarito: Errado.

    Caso eu tenha me equivocado, por favor me comunique.