SóProvas


ID
4933420
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Aos litigantes não são assegurados o contraditório e a ampla defesa.
II. O direito à igualdade é vedado na Constituição Federal de 1988.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 5º, LV, CF. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    Art. 5º, Caput, CF. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

  • Examinemos cada afirmação lançada pela Banca:

    I. “Aos litigantes não são assegurados o contraditório e a ampla defesa”.

    O direito ao contraditório e à ampla defesa é um direito básico constitucionalmente assegurado aos litigantes (aqueles que integram o processo judicial ou administrativo), nos termos do art. 5º, LV, verbis: “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”. De tal modo, FALSA esta afirmativa.

    II. “O direito à igualdade é vedado na Constituição Federal de 1988”.

    A Constituição prevê o tratamento isonômico no caput de seu art. 5º. A isonomia não é a garantia de uma igualdade meramente formal, já que a própria Constituição tem uma série de dispositivos que procuram alcançar uma igualdade substancial, tratando igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades, verbis: "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes" (...). Nesse sentido, FALSA a afirmativa.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.

  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática dos direitos e garantias fundamentais. Analisemos as alternativas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está incorreta. Conforme art. 5º, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

     

    Assertiva II: está incorreta. Conforme art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.

     

    Portanto, as duas afirmativas são falsas.

     

    Gabarito do professor: letra d.
  • SEI QUE PODE PARECER FACIL A QUESTAO.

    MAS NA HORA DA PROVA A PESSOA NERVOSA ,COM A VISTA CANSADA ; ISSO PASSA DESPERCEBIDO....

  • Famosa Questão pra não zera a prova!

  • Princípio da igualdade

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    Princípio do contraditório e da ampla defesa

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes