SóProvas


ID
4936447
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. A arrogância é uma atitude sempre bem avaliada pelo usuário no âmbito do atendimento.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. CERTO

    II. A arrogância é uma atitude sempre bem avaliada pelo usuário no âmbito do atendimento ERRADO

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social, no tocante à educação e Código de Ética do Servidor Público (Decreto n. 1.171/1994) e pede ao candidato que julgue o item a seguir:

    I. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 

    Verdadeiro. Inteligência do art. 206, I, CF e do art. 53, I, ECA: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;  Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II. A arrogância é uma atitude sempre bem avaliada pelo usuário no âmbito do atendimento.

    Falso. Exatamente o oposto: é dever do servidor público ser cortês e ter respeito com os usuários, nos termos do inciso XIV, "g", do Decreto n. 1.171/94: XIV - São deveres fundamentais do servidor público: g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B

  • parece ate mentira essas perguntas ,kkkkkkkkk

  • arrogância

    ''qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez''.

    Dicionário

  • brincadeira né kkkkkkkkk

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos da criança e do adolescente, da organização constitucional do ensino, assim como sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo. Analisemos as assertivas:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

     

    Ademais, segundo o ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

     

    Assertiva II: está incorreta. A arrogância deve ser evitada pelo servidor, o qual deve buscar ser cortês. Conforme inciso XIV, "g", do Decreto n. 1.171/94:

     

    Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público - XIV - São deveres fundamentais do servidor público: [...] g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • PC-PR 2021

  • Questão pra excluir psicopatas...

  • O pior é que tem muitos que gostam sim de ser tratados com arrogância, do contrário pisam no servidor...

  • Criatividade 0!!

  • é sério essa questão, parece pegadinha