A questão exige conhecimento sobre as tendências pedagógicas usadas na educação brasileira, em especial por Libâneo e Saviani. Vejamos:
Tendência pedagógica tem a ver como que a pedagogia se comportou no momento .
Libâneo e Saviani defendiam as seguintes tendências:
No âmbito da educação geral e dos processos que estão correlatos a epistemologia do construtivismo (no que diz respeito a construção do conhecimento), a explanação das diversas tendências pedagógicas, por parte dos maiores mestres da pedagogia nacional e internacional, tem como objetivo, segundo Filho (2011), explicar os fenômenos relacionados aos altos índices de analfabetismo, a evasão escolar e a falta de acesso á escola. De acordo com Silva (2000), citando as teorias de José Carlos Libâneo (1985), as tendências pedagógicas, vistas de hoje, podem ser divididas em duas principais vertentes: “liberais” e “progressistas”. Deste modo, emprega-se neste estudo esta delimitação. No primeiro grupo, estão incluídas a tendência “tradicional”, a “renovada progressivista”, a “renovada não-diretiva”, também conhecida como escola nova e a “tecnicista”. No segundo, a tendência “libertadora”, a “libertária” e a “histórico-crítica”.
Saviani (2010) relata que as chamadas “tendências progressistas”, são assim denominadas pelo caráter contra -hegemônico de tais idéias pedagógicas. Deste modo, segundo o mesmo autor as referidas tendências pedagógicas, perfaziam caminhos diversos, se aliando as ciências sociais, com ideais progressistas e até radicais anarquistas. A educação deste modo era vista como uma força da luta de classes, visando à transformação da ordem social e econômica até então em vigência no mundo. As tendências progressistas, de acordo com a classificação de Libâneo, podem ser divididas em “libertadora”, “libertária” e “histórico-crítica”. Quanto à primeira ideia, muito enfatizada pelo educador brasileiro Paulo Freire, Filho (2011)
A Tendência Liberal
- Tradicional
- Renovadora progressiva
- Renovadora não diretiva
- Tecnicismo
A Tendências Progressistas
- Libertadora
- Libertária
- Crítico social dos conteúdos
Referências:
FILHO, Geraldo Francisco. Panorâmica das Tendências e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. rev. Campinas, Átomo. 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990.
MARTINS, Guilherme Henrique. MARTINS, Roseli de Souza. Reflexões acerca das Tendências Pedagógicas Liberais e Progressistas e sua Fundamentação para o Proeja. Momento, Rio Grande, 21 (1): 99-111, 2012.
GABARITO: D