SóProvas


ID
494068
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as duas sentenças:

(i) A neve é azul.
(ii) O céu é branco.

Suponha que ambas, (i) e (ii), sejam verdadeiras.

Observe as quatro proposições abaixo.

(I) “(i) ⇒ (ii)”.
(II) “(ii) ⇒ (i)”.
(III) “(i) ou ~ (ii)”.
(IV) “(ii) ou ~ (i)”.

Supondo a veracidade de (i) e de (ii) é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As proposições são as seguintes:

    I. i => ii
    II. ii => i
    III. i ou ~ii
    IV. ii ou ~i


    Como i e ii são verdadeiras, substituimos i e ii por V.
    As proposições então ficarão assim:

    I. V => V
    II. V=>V
    III. V ou F
    IV. V ou F

    Sendo todas elas corretas, a resposta então é a letra D.
  • desculpa minha ignorância, mas não consigo entender: se dizia que são verdadeiras i e ii como pode na iii e iv ter um falso e ser consideradas verdadeiras??
  • Colega Michele,
    as proposições III e IV são verdadeiras pq ambas tratam-se de proposições disjuntiva [presença do OU], ou seja, basta apenas q UMA das sentenças seja verdadeira para que a proposição lógica seja verdade. Contudo, ainda havia o símbolo lógico da negação [~] o q bastaria trocar o valor lógico:
    se ambas as sentenças - i e ii- eram V como a questão diz, então ~i e ~ii seram F , certo? Aplicando-se a teoria lógica anteriormemte explicitada temos:

    III- i OU ~ ii
         V   v   F = Verdadeira

    IV- ii OU     i              Veja, como ambas mantiveram pelo menos UMA das sentenças V a proposição se torna VERDADEIRA
          V  v   F= Verdadeira
  • Para resolver essa questão basta fazer a tabela verdade para apenas a primeira condição, ou seja, P = V e Q = V.
    Foi assim que eu fiz e deu certo
  • pra mim aparece &hrrr ... ou ~ ... não entendo o que é isso.
  • Entendo que o sinal após o conectivo OU, o ~ signifique negar a afirmativa, conforme se pede no item III e IV, mas que diabos significa, nos itens I e II, o hrrr após o & que substitui o conectivo E. Assim complica de resolver satisfatoriamente a questão.
  • Trata-se de equivalência
    pois:

    (i -> ii) é equivalente a (~i ou ii)
    e
    (ii -> i) é equivalente a (~ii ou i)

    Logo todas as proposições são verdadeiras.

    Espero ter ajudado.
  •      Essa questão,ao meu ver,possui uma falha,pois o conectivo lógico utilazado pela banca não é o da condicional,e sim o da implicação lógica.
    A diferença entre os dois conectivos é pequena,mas,obviamente,produz outro sentido à questão:condicional ( ->) e implicação ( =>).Assim sendo, a proposição "i" não implica "ii" e vice-versa.Portanto,o gabarito correto,ao meu ver,é o de letra ''C".
    Lembrando que as condições para implicação lógica,que não estão presentes nas alternativas I e II,diga-se de passagem,são:1° a proposição deve estar na condicional;2° tanto a causa quanto o efeito devem tratar do mesmo sujeito e 3° haver um correlação de sentido entre causa e efeito.Além disso,a implicação é uma proposição operada pelo conectivo condicional,cuja valoração nunca será falsa.Segue um exemplo para evitar alguma dúvida a quem não percebeu a falha da questão ou desconhecia o conteúdo.

    Exemplo de implicação lógica :  "Se Lucca é alagoano,então ele é brasileiro."

    Obs:

    .Nota-se que se "Lucca é alagoano" for falsa,na condicional,atribuirá a proposição um sentido verdadeiro,pois se a primeira é falsa a condicional já está verdadeira,segundo a tabela-verdade.

    .Entretanto,se "Lucca é alagoano" for verdadeira,obrigatoriamente "ele é brasileiro" também será verdadeira pelo simples motivo de que quem nasce num Estado de um determinado país,terá a nacionalidade de tal país,salvo em alguns casos que não cabem ao exemplo dado.Estamos falando,portanto de uma implicação lógica,pois a valoração de tal proposição nunca será falsa.

    Esse foi meu humilde ponto de vista,e se alguém discordar ou notar algum erro me responda por favor,até porque estou estudando como a maioria aqui e não gostaria de estar com matérias em mente de forma equivocada.
  •  Musiquinha :

    "Na conjunção basta um F é tudo F,

    Na disjunção basta uma V é tudo V,

    Na excludente é Verdade os diferentes,

    Condicional Vera Fischer se deu mal"