SóProvas


ID
494089
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Para responder as questões de 41 a 45 tenha como
base o Código Civil Brasileiro e a Lei n.º 11101/2005


O texto abaixo se refere à administração da sociedade.

“O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios. Em caso de uso indevido da personalidade jurídica com desvio de finalidade; utilização do patrimônio da sociedade em interesse próprio ou pela confusão patrimonial entre os bens da sociedade e os do administrador, os demais sócios poderão, independentemente da intervenção judicial, declarar que a sociedade não responde pelos atos praticados pelo administrador em prejuízo da sociedade.”

Com relação ao estipulado no artigo 50 CCB/2002, o texto acima está:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa a. A redação da questão está completamente diferente do que estabelece o art. 50 do CC, que cuida acerca da desconsideração da personalidade jurídica:

    Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

  • Que tipo de pergunta é essa? Não está completamente errado não. Veja que existem muitas coisas em comum com o artigo, apesar de muitas outras estarem erradas. Pra mim está parcialmente errado (ou parcialmente certo). Péssima tentativa de inovar.
  • O examinador se supera a cada dia...qual a diferença entre as alternativas b e d??? O que é pracialmente errado também o é parcialmente certo.

    Se a questão tem alguns erros nítidos comparando-se com o art. 50 do CC, então ela não pode ser "completamente certa" sendo que a a única alternativa que resta é a "completamente errada".

    Só por Deus mesmo!!!!

    Abs,
  • o que está parcialmente certo consequentemente está parcialmente errado....!!! nao tem como dosar ! 
  • É exatamente por isso que a questão certa é a letra A!!!! Se a B e a D não dá pra ser (pelo que já foi dito antes), e vc sabe que o texto não está completamente certo, então só pode ser Completamente errado, letra A. Simples assim!
  • Interpretação também faz parte da avaliação. Famoso "saber fazer prova". Assim, não seriam B e D.
  • O examinador quis inventar, de modo que as alternativas B e D não seriam aferíveis.

    Restariam estar completamente errado ou completamente certo, sendo esta última quando estivesse estritamente idêntico ao teor da lei...

    Compartilho a opinião dos colegas: questãozinha sem noção!
  • Art. 50 do CC/02 - Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.

    Concordo com os colegas, a questão não contribui para novas perspectivas de questões. Tem alternativas que dizem a mesma coisa: parcialmente errado e parcialmente certo.
  • Item A

    Não sei se é nóia minha depois de ter tomado conhecimento da porcaria que foi a prova de delegado de Minas Gerais feita pelo FUMARC, mas sempre que vejo questões dessa banca, a chance de ter escrito uma besteira é muito alta.

    Os itens B e D se equivalem.
    Logo, se fosse um deles, a questão seria indiscutivelmente nula.

    A partir daí, só resta considerar o item totalmente certo ou totalmente errado. Como há um erro claro quando se fala da desconsideração, só resta entender que está "completamente errado".
  • Não existe meio erro. Houve erro é inteiramente errada. Ainda assim, concordo com o rapaz que falou "péssima tentativa de inovar."
  • PESSOAL, cuidado! Fumarc é considerado banca de fundo de quintal. Quando contratada para elaborar um processo seletivo é necessário que o canditado não dispense muitas expectativas tampouco dedicação. A instituição que a contrata está tão somente interessada em cumprir aparentemente a exigência legal de provas ou de provas e títulos para a admissão de pessoal.
    Bola pra frente! 
  • Li as alternativas e já desisti de ler o enunciado... questão tosca demais.
  • A questão é mesmo inusitada. Mas, pensando bem, os dois enunciados veiculados, um a respeito do uso da firma e da denominação e o outro acerca da responsabilidade da sociedade em caso de desvio de finalidade estão completamente equivocados. Logo, náo observo qualquer irregularidade, na medida em que a banca considerou correta a alternativa A.  Na verdade, a banca excluiu duas alternativas, pois nbão existe diferença entre parcialmente certo e parcialmente errado, objetivamente falando. Tivesse a banca considerado como correta a alternativa b ou a alternativa d, a questão seria passível de anulação.
  • Questão passível de anulação.Ademais, a mesma é muito extensa o que dá margem a interpretação divergente para o que se pleiteiao enunciado conforme mencionado pelos colegas duas alternativas são similares.Enfim,redação muito mal elaborada.