SóProvas


ID
4941550
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão.

“Choviam convites de jantares e bailes. A viuvinha recusava-os todos por causa do seu mau estado de saúde.
Foi uma verdadeira calamidade.
Entraram a chover as visitas e bilhetes. Muitas pessoas achavam que a doença devia ser interna, muito interna, profundamente interna, visto que lhe não apareciam sinais no rosto. Os nervos (eternos caluniados!) foram a explicação que geralmente se deu à singular moléstia da moça.
Três meses correram assim, sem que a doença de Paula cedesse uma linha aos esforços do médico. Os esforços do médico não podiam ser maiores; de dois em dois dias uma receita. Se a doente se esquecia do seu estado e estava a falar e a corar como quem tinha saúde, o médico era o primeiro a lembrar-lhe o perigo, e ela obedecia logo entregando-se à mais prudente inação.”
(Fonte: A Última Receita. Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Publicado originalmente em Jornal das Famílias, setembro de 1875.)

No fragmento do texto citado, o verbo “chover” (1º e 3º parágrafos):

I. É defectivo.
II. Indica fenômeno da natureza.
III. Não é impessoal.

Estão CORRETAS as afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Defectivo: Falta alguma coisa, defeituoso; diz-se do verbo que não tem todos os tempos e modos verbais.

  • Verbos que exprimem fenômenos da natureza com sentido real,literal,denotativo ficam no singular,ou seja, é impessoal, mas aqueles que tem sentido literário,conotativo concordam com o núcleo do sujeito.

    ex: Choviam convites de jantares e bailes.(sentido conotativo,logo faz a concordância).

    abraços;

  • I. É defectivo.

    Incorreto. Trata-se de um verbo regular, ou seja, apresenta completa conjugação. Os defectivos não possuem conjugação completa, não sendo usados em certos modos, tempos ou pessoas. Dois exemplos: abolir e colorir;

    II. Indica fenômeno da natureza.

    Incorreto. Foi aplicado com o sentido conotativo, figurado;

    III. Não é impessoal.

    Correto. Os verbos que denotam fenômenos da natureza (p.ex.: garoar, nevar, trovejar, relampejar) não apresentam sujeito, por isso são tratados como impessoais; no entanto, podem ser usados pessoalmente, se aplicados para fins conotativos. Ex.: Choveram críticas sobre o mau trabalho do funcionário.

    Letra E

  • CUIDADO

    O gabarito da questão está incorreto.

    I. É defectivo.

    Incorreto. Estamos diante de verbo regular.

    II. Indica fenômeno da natureza.

    Incorreto. O verbo está aplicado de forma conotativa, não indicando a ocorrência de precipitação.

    III. Não é impessoal.

    Correto. Embora impessoal quando em sentido denotativo, sua aplicação de forma conotativa permite a ocorrência de sujeito.

    Gabarito correto na alternativa E

  • Tipo de questão que você tem que voltar ao texto para saber em qual contexto está inserido o verbo. Normalmente, o verbo chover representa um fenômeno da natureza, mas nessa situação está em um sentido conotativo (significa que ele está sendo utilizado em seu sentido figurado), quase cai na casca de banana.

    Fica a dica nunca vai como muita sede ao pote

    estudar é o caminho

  • É defectivo: Este verbo é utilizado maioritariamente como verbo intransitivo e impessoal, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: chove, choveu, chovia, choverá,...

    *Apresenta, contudo, conjugação completa quando usado com sentido figurado, podendo apresentar também transitividade direta.

    Ou seja...no sentido desta frase, sentido figurado, conjugação completa.

    Agora vai de banca para banca... esta considera chover defectivo independente do sentido.

  • Por que defectivo se a banca está justamente dando conjugações que não cabem a um verbo? Em si o verbo é defectivo, mas no contexto dado pela banca não é.

  • Como sempre Mr. Shelking dando um show na resposta contribuindo muito.

    Vlw amigo TMJ.