SóProvas


ID
494173
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Para responder as questões de 66 a 70 tenha como
base a Constituição Federal e a Consolidação das
Leis do Trabalho.


Leia as assertivas abaixo:

I. O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato, contados da data da extinção do contrato.

II. A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregador mantiver sua sede social.

III. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a sessenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

IV. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 5 (cinco) dias ou garanta a execução, sob pena de penhora.

V. Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado cinco dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.

VI. Será de 8 (oito) dias o prazo para interpor e contra- arrazoar qualquer recurso.

Marque a alternativa CORRETA às assertivas acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    I. CORRETO. O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato, contados da data da extinção do contrato.

    Aqui o enunciado fala em “contados da data da extinção do contrato” referindo-se aos dois anos (antes da vírgula) e não dos dois prazos a que faz referência. Correto, portanto, o enunciado.



    II. INCORRETO. A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregador mantiver sua sede social.

    Determina-se a competência, em regra, pelo lugar onde o empregado prestou os serviços.

    CLT. Art. 651. A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento é determinada pela localidade onde o empregado, reclamante ou reclamado, prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro.

    III. INCORRETO. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a 60 vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

    Observará, no rito sumaríssimo, o limite de 2 a 40 salários mínimos.

    CLT. Art. 852-A. Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao procedimento sumaríssimo.

     

    IV. INCORRETO. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 5 (cinco) dias ou garanta a execução, sob pena de penhora.

    Nos termos do art. 880, da CLT, o prazo é de 48 horas.


    V. CORRETO. Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado cinco dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. (ex vi do art. 884, CLT).



    VI. Será de 8 (oito) dias o prazo para interpor e contra- arrazoar qualquer recurso. ???

    O colega tem razão quanto ao erro desse enunciado, pois tanto o Recurso Extraordinário quanto o Recurso Especial, são observados os prazos do CPC (15 dias), pois fogem da seara trabalhista, assim como as respectivas contrarrazões. Oportuno observar, ainda que será de 48h o prazo para o recurso cabível contra valor da causa fixado de ofício pelo Juiz do Trabalho (revisão pelo P. TRT - art. 2º Lei 5.584/70).
    Ou seja, ainda que a banca tivesse feito alusão à Justiça do Trabalho, estaria errado o enunciado por conta do último recurso citado alhures.
    Ademais, trata-se de matéria processual e não de direito material.

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!