SóProvas


ID
4944199
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à abrangência, as revisões de literatura podem classificar-se como:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Moreira (2004, p. 24-26):

    As revisões podem ainda ser classificadas usando-se os critérios de Noronha e Pires (2000, p. 193-195): propósito, abrangência, função, tratamento e abordagem.

    Quanto ao propósito podem ser analíticas, quando são feitas como um fim em si mesmas, por pesquisadores que se dedicam a efetuar, esporádica ou periodicamente, revisões sobre temas específicos, de modo que a somatória desses estudos possa, em longo prazo, fornecer um panorama geral do desenvolvimento de uma determinada área, com suas peculiaridades, sucessos e fracassos.

    ou de base: aquelas que servem de apoio, para as pesquisas científicas e são desenvolvidas como suporte ao referencial teórico de monografias, dissertações, teses e outros textos científicos

    Quanto à abrangência podem assumir o aspecto temporal: quando estipulam um período específico para cobertura ou temático, quanto tratam de um recorte específico de determinado tema.

    Classificadas quanto à sua função, as revisões servem como documentos históricos ou de atualização, quando notificam sobre as publicações recentes e destacam os trabalhos mais significativos sobre o assunto coberto.

    Considerando-se o aspecto tratamento e abordagem dados aos trabalhos analisados, pode-se classificá-las em bibliográficas ou críticas.

    Gab. C

    MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, v. 1, n. 1, p. 19-31, 2004. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/19/o/Revis__o_de_Literatura_e_desenvolvimento_cient__fico.pdf

  • As revisões podem ser classificadas segundo seu propósito, abrangência, função e tipo de análise desenvolvida.

    Quanto ao propósito podem ser:

    • analíticas: são feitas com um fim em sí mesmas, por pesquisadores que se dedicam a efetuar, esporádica ou periodicamente, revisões sobre temas específicos, de modo que a somatória desses estudos possa, a longo prazo, fornecer um panorama geral do desenvolvimento de uma determinada área, com suas peculiaridades, sucessos e fracassos.
    • de base: são aquelas cujo propósito não é um fim em si mesmo, mas, ao contrário, servir de apoio, suporte para comprovação ou não de hipóteses ou ideias em pesquisas científicas. São as revisões de literatura de desenvolvidas como respaldo teórico de teses, dissertações e projetos científicos.

    Quanto à abrangência

    • Temporais: quando tratam do assunto dentro de um período de tempo estipulado, normalmente identificado nos trabalhos;
    • temáticas: Nesse caso, todo trabalho de revisão é calcado em um recorte específico de um tema; quanto mais específico o tema, mais profunda a abordagem de revisão.

    Quanto à função

    • Históricas: à medida que arrola literatura retrospectiva de forma compacta, como parte integrante do desenvolvimento da ciência, permite a comparação da informação de fontes diferentes;
    • de atualização: Notifica sobre a literatura publicada recentemente, permitindo a identificação de informações para o desenvolvimento corrente do conhecimento. Assim, serve como um serviço de alerta, tanto para aqueles que se aprofundam no tema como para pesquisadores iniciantes em novo projeto, chama atenção para os trabalhos mais importantes sobre o assunto coberto.

    Quanto ao tratamento e a abordagem dadas aos trabalhos:

    • bibliográficas: considerada como uma bibliografia anotada. Consiste em um apanhado dos documentos selecionados, sem grandes análises ou apontamentos críticos. Embora com ressalvas, serve como subsídios para comparação das abordagens dadas nos diferentes trabalhos, permitindo uma seleção daqueles de maior interesse;
    • críticas: a identificação dos trabalhos é feita de forma seletiva, refletindo, para cada um deles, a opinão do revisor. Pelo fato de emitir julgamento de valor sobre os documentos selecionados, sua importancia depende da autoridade de quem elabora.

    fonte: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDON, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.