SóProvas


ID
4949434
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ocorre choque cardiogênico quando a capacidade do coração para se contrair e bombear o sangue encontra-se comprometida, e o suprimento de oxigênio é inadequado para o coração e para os tecidos. (Brunner & Suddarth, 2015)

Sobre o choque cardiogênico, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O choque cardiogênico ocorre devido à incapacidade do ventrículo esquerdo em gerar fluxo arterial adequado para entrega de sangue oxigenado para os tecidos periféricos. A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada. Taquiarritmias cardíacas e bradicardias podem também evoluir com choque cardiogênico. O choque cardiogênico apresenta alta mortalidade (50 a 80%). A pressão arterial sistólica (PAS) cai devido ao baixo débito cardíaco, e a perfusão de órgãos vitais é limitada. Na ausência de aumento da resistência vascular sistêmica, a pressão arterial diastólica (PAD) também cai, resultando em hipoperfusão da artéria coronária. Isso cria um ciclo de agravamento da isquemia miocárdica e disfunção da bomba, e eventual descompensação cardíaca. O diagnóstico de choque circulatório pode ser feito à beira do leito pela observação de hipotensão, associada a sinais de hipoperfusão tecidual como oligúria, alterações da consciência, extremidades frias e mal perfundidas. Os pacientes, geralmente, se queixam de falta de ar, dor torácica ou fraqueza, mas a história pode ser difícil de obter, principalmente em pacientes gravemente doentes. Além da hipotensão, uma pressão de pulso <20mmHg é outro achado possível se a resistência sistêmica não tiver despencado, e a taquicardia sinusal é comum a menos que o paciente esteja sob medicações que bloqueiam uma resposta cardíaca. A menos que o paciente tenha avançado para o estágio de fadiga respiratória ou de respiração agonal, a taquipneia é comum. O exame pulmonar demonstra crepitações devido à presença de edema pulmonar, exceto nos casos de IC direita isolada. Distensão venosa jugular e reflexo hepatojugular positivo estão geralmente presentes. Deve-se, nesses casos, documentar a disfunção miocárdica e excluir a hipovolemia.
  • AS CAUSAS DO CHOQUE CARDIOGÊNICO PODEM SER CORONARIAS QUE SÃO AS MAIS COMUM( EX: IAM) E NÃO CORONARIAS ( EX: HIPOXEMIA GRAVE, ACIDOSE, HIPOCALCEMIA, PNEUMOTORAX HIPERTENSIVO)

    São manifestações clínicas do choque cardiogênico:

    DIMINUIÇÃO DA PA

    PULSO FRACO E RÁPIDO

    ARRITMIAS SÃO COMUNS

    PRESENÇA DE ANGINA

    INSTABILIDADE HEMODINAMICA

    FADIGA, SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

    FONTE: BRUNNER

  • AS CAUSAS DO CHOQUE CARDIOGÊNICO PODEM SER CORONARIAS QUE SÃO AS MAIS COMUM( EX: IAM) E NÃO CORONARIAS ( EX: HIPOXEMIA GRAVE, ACIDOSE, HIPOCALCEMIA, PNEUMOTORAX HIPERTENSIVO)

    São manifestações clínicas do choque cardiogênico:

    DIMINUIÇÃO DA PA

    PULSO FRACO E RÁPIDO

    ARRITMIAS SÃO COMUNS

    PRESENÇA DE ANGINA

    INSTABILIDADE HEMODINAMICA

    FADIGA, SENSAÇÃO DE MORTE IMINENTE

    FONTE: BRUNNER

    O choque cardiogênico é um estado no qual o coração, subitamente enfraquecido, não é capaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo. Causa mais comum do choque cardiogênico é dano ao músculo cardíaco em decorrência de ataque cardíaco. Porém, nem todos que têm ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. De fato, apenas em torno de 7% das pessoas que sofrem ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. Quando o choque cardiogênico ocorre, ele é muito perigoso. Ele é a causa mais comum de morte decorrente de ataque cardíaco.

    Sintomas e sinais de choque cardiogênico

    * Confusão.

    * Perda de consciência.

    * Batimento cardíaco subitamente rápido.

    * Sudorese.

    * Pele pálida.

    * Pulso fraco.

    * Respiração rápida.

    * Urinação diminuída ou interrompida.

    * Mãos e pés frios.