SóProvas


ID
4952830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no Fórum Mundial, propôs a formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, que seria constituído pelos países do G7 e apoiado pelos grandes investidores internacionais. Para uma platéia de centenas de pessoas, Lula declarou: “Aqui em Davos convencionou-se dizer que hoje existe um único Deus: o Mercado. Mas, a liberdade de mercado pressupõe, antes de tudo, a liberdade e a segurança do cidadão. O Brasil defende o livre comércio, mas um livre comércio que se caracterize pela reciprocidade. De nada valerá o esforço exportador que venhamos a desenvolver, se os países ricos continuarem a pregar o livre comércio e a praticar o protecionismo.”

Internet:<http://www.na.com.br>. Acesso em 3/4/2003 (com adaptações)

Acerca do tema tratado no texto acima, julgue o item que se segue.


O discurso do presidente brasileiro em Davos, como se vê claramente no texto, consistiu em sutil apoio às teses centrais do neoliberalismo, a começar pela crença de que um mercado agindo livremente é o melhor caminho para a prosperidade econômica e social.

Alternativas
Comentários
  • Questão de compreensão textual. Gab: E
  • Lula neoliberal.....

  • Salve galera, muita atenção a essa questão!!! Se você entende o conceito de neoliberalismo, você já da uma voadora de dois pés na assertiva:

    Doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.

    Logo, observe que no texto o LULA discute sobre o oposto disso, além disso a questão comenta "é o melhor caminho para a prosperidade econômica e social." ...