SóProvas


ID
4953856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item subsequente.


Ao definir um novo padrão de salário para os colaboradores de uma empresa, o gestor de recursos humanos deve analisar o salário que está expresso na lei e se destina, especificamente, a algumas profissões como médico ou engenheiro, também chamado de salário complessivo.

Alternativas
Comentários
  • O salário complessivo é quando uma empresa paga as parcelas salariais de forma unificada, sem especificar ao que cada uma se refere. Essa prática ocorre quando a organização não especifica no holerite dos funcionários a que se refere cada verba que está sendo paga. Gabarito E
  • O que a lei fala é o piso salarial da categoria.

    Erros? Avise por DM.

  • O enunciado misturou os conceitos de salário profissional e salário complessivo, por isso está errado. Vamos relembrar:

    • Salário-mínimo: menor valor que pode ser pago a um empregado por jornada completa de trabalho.
    • Salário profissional: menor valor que se pode pagar a empregado no contexto de profissões regulamentadas (exemplo: engenheiro, médico).
    • Salário normativo (piso salarial): menor valor devido a determinada categoria profissional, podendo ser fixado em sentença normativa ou em norma coletiva (ACT ou CCT).
    • Salário complessivo: compreende o pagamento de duas ou mais parcelas de natureza tipicamente salaria em uma mesma rubrica, ou seja, paga-se um valor de R$ 2.000, por exemplo, englobando salário, horas extras, descansos trabalhados e adicional noturno. Exatamente por impossibilitar a verificação da regularidade das verbas pagas a título de cada parcelas, bem como por suprimir as contraprestações variáveis (horas extras, por exemplo), o salário complessivo não é admitido pela jurisprudência, entendimento este já consolidado há muito pelo TST, por meio da Súmula 91
    • Salário utilidade (ou salário in natura): fornecimento de utilidades qualificado pela habitualidade e pela natureza de retribuição, de concessão pelo trabalho. Exemplos: moradia e/ou alimentação que a empresa concede para o empregado por força do contrato ou do costume, .

    Gabarito: Errado