SóProvas


ID
4959805
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Imaginemos a seguinte situação, em que professores estão conversando: “Tem aluno que aprende de primeira, outros, de segunda; mas tem aluno que não vai nem com reza brava”; “este aluno não vai; eu me recordo do irmão: era a mesma coisa”, etc. “os pais estão se separando, a criança não aprende mesmo...” “Bom professor é aquele que, logo no começo do ano, dando uma olhada na turma, já é capaz de dizer quem vai ser reprovado”. (Celso Vasconcellos) O autor nos alerta para o fato de estarmos sempre avaliando alguma coisa ou alguém. No que diz respeito à avaliação escolar, questionar sobre os seus objetivos, sua função no processo pedagógico, bem como a ação a partir dos resultados obtidos por meio dela, são princípios importantes no entendimento da avaliação como algo significativo e transformador.

A proposta de avaliação, na concepção de Celso Vasconcellos, visa à solidariedade em vez de competição, e a inclusão em vez da exclusão, tornando-se uma atitude benéfica ao processo educativo e uma forma de dar maior significado ao trabalho desenvolvido pelo professor. A esse movimento, dá-se o nome de concepção:

Alternativas
Comentários
  • Nunca tinha visto

  • A questão pede de acordo com Celso Vasconcelos então a concepção dele sobre a avaliação é dialética-libertadora.

    “A avaliação é, na prática, um entulho contra o qual se esboroam (reduz a pó) muitos esforços para pôr um pouco de dignidade no processo escolar. Ele foi erigido(erguer, levantar) , junto com outros baluartes(ponto forte, seguro) (como o conteúdo do livro didático e o papelório da burocracia) para que pareça impossível realizar qualquer mudança na escola”.

    Essa frase acima é o prefácio do livro de Celso Vasconcelos ( Avaliação - Concepção dialético-libertadora do processo de avaliação escolar)