-
Incorreto letra A
Artigo 62 da lei 4320: O pagamento da despesa só será efetuado quando observado APÓS sua regular liquidação.
-
GABARITO: LETRA A
O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor. NÃO é automático. Além disso, o pagamento da despesa só será efetuado após sua regular liquidação, conforme previsto no artigo 62 da lei 4320/64.
-
A) O pagamento de despesa é condicionado à liquidação (art. 62), não podendo acontecer de modo automático. Não importa se a despesa é de exercício anterior.
D) Os restos a pagar estão disciplinados no art. 36 da Lei n°. 4.320/1964 e no art. 50, V da LRF (LC 101/2000). São as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro do ano em que foram criadas. Como elas já foram empenhadas, o credor tem o direito líquido e certo, estando em condições de ser liquidada.
Ao falar em "pagamento imediato" a questão gera uma contradição, tendo em vista que a apontada como incorreta é justamente a que afirma que o pagamento está condicionado a prévia liquidação (letra A).
Entendo que a "D" está tão errada quando a "A".
-
Sacanaem errar porque não prestei atenção que a questão pedia a incorreta. Mas faz parte do jogo, vamos em frente até a posse!
-
Sobre o item A, segunda parte. Destaca Harrison Leite (2015, p. 250): “os valores inscritos em restos a pagar deverão ser pagos durante o exercício financeiro subsequente, ou seja, até 31 de dezembro do ano seguinte à realização do empenho. Se não foram pagos, os saldos remanescentes serão automaticamente cancelados, uma vez que É VEDADA A REINSERÇÃO DE EMPENHOS EM RESTOS A PAGAR”.