SóProvas


ID
4979194
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há palavras incorretamente escritas:

Alternativas
Comentários
  • Questão com dois gabaritos.

    O enunciado não dá azo a mais de uma interpretação: trata-se de questão relativa à ortografia (orto = correto; grafia = escrita). Logo, o candidato deve encontrar palavras que graficamente atentam contra os princípios do asseio gramatical.

    Inspecionemos:

    a) O jogo duríssimo dos EUA contra a proliferação de armas nucleares em Estados “delinquentes” incorporou pragmatismo e acaba de levar a um importante recuo a Coréia do Norte, que acenou com a possibilidade de abandonar seu programa nuclear em troca de assistência econômica e paz.

    Incorreto. O Novo Acordo Ortográfico datado de 1990 aboliu o acento agudo dos ditongos "ei" e "oi" das paroxítonas. Importa ainda mencionar que os topônimos que designam países são abarcados pela nova regra, havendo, pois, erro na escrita do substantivo acima destacado. Correção: "Coreia do Norte";

    b) Devaneios surgem em tais momentos de solidão nem poderiam ser chamados de maduros, quando se associa a palavra a um conhecimento dos perigos da idealização e do excesso romântico. Em um trem para Edimburgo, ocupo um assento oposto ao de uma jovem que lê o que parece ser um relatório de empresa, enquanto bebe de uma lata de suco de maçã.

    Correto. Todo o trecho atende ao padrão normativo do idioma;

    c) O som de Villa-Lobos substitui a cítara dos anjos que os místicos já começaram a ouvir na eminência da morte e as cores de Vermeer substituem a visão do manto resplandescente da Virgem Maria.

    Incorreto. Não há dígrafo "sc" no verbete destacado. Grafa-se "resplandecente";

    d) A sexualidade é tema recorrente nos 2,6 mil anos de história da Filosofia, ora como meio, ora como obstáculo para o conhecimento. Mas nenhum filósofo grego teve sua obra tão associada à sexualidade quanto Epicuro (341 a 270 a.C), considerado, equivocadamente por alguns um “libertino guloso”.

    Correto. Todo o trecho atende ao padrão normativo do idioma.

    Letras A e C

  • Gabarito: C.

    Além do erro apontado pelo Sr. Shelking, temos outro erro levando em consideração o contexto, o correto é iminência, ou seja, algo imediato, próximo, que está quase a acontecer.

  • Eminência = excelente .

    Iminente = algo que pode acontecer imediato.

  • Corroborando...

    Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos éi, ói, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide....

  • Marquem a questão como desatualizada, não existe mais Coréia é Coreia sem acento