-
Para identificar uma oração subordinada adjetiva, podemos substituir a conjunção trazida por ela por um pronome relativo. Faça isso e verá que apenas a alternativa A) não admite essa substituição, por se tratar de uma subordinada substantiva.
Pronomes relativos (O qual, os quais, a qual, as quais)
Notifique-me no direct se notar algum erro, estamos abertos ao aprendizado!
-
Orações subordinadas adjetivas são orações subordinadas que exercem o papel de adjunto adnominal em relação à oração principal.
-
o Bizu aqui é subst cada assertiva pelo o pronome relativo o qual ( ou suas flexões)
a) “... como se achasse que, com aquele beijo, poderia enganar o tempo e convencê-lo a não nos atingir, a voltar outro dia, em outra vida.” (Carlos Ruiz Zafón)
Correta, aqui se trata de uma Or. Sub.Subst.O.D porque perceba se eu substituir o que pelo ISSO mantém sentido portanto esse já é o nosso gab pq ele pede uma or.sub.adj e temos aqui um or.sub.subst
- Subst todas as outras pelo o qual você verá que mantém sentido portanto será uma Or.Sub.Adj
-
Essa mamão com açúcar
-
GAB: letra "A"
Orações subordinadas adjetivas => As orações adjetivas iniciam, quando desenvolvidas, por pronome relativo e diferenciam-se, na estrutura, por virem ou não isoladas da oração principal.
As orações não isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses são as restritivas e as isoladas por vírgulas, travessões ou parênteses são as explicativas.
Ex.: Demoliram a casa que era velha. (Oração subordinada adjetiva restritiva)
Ex.: A mãe, que estava nervosa, chamou a filha. (Oração subordinada adjetiva explicativa)
não desista !!!
fonte: resumos.