SóProvas


ID
4980079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Eulália, profissional de enfermagem há doze anos, funcionária do pronto-socorro do hospital público da sua cidade, mudou de área de atuação nos últimos três meses e passou a apresentar, desde então, os seguintes sintomas: exaustão emocional, sentimentos e atitudes muito negativas em relação ao trabalho e aparente insensibilidade afetiva. Em seguida, Eulália manifestou sentimentos negativos com relação à falta de realização pessoal no trabalho, afetando sobremaneira a eficiência e habilidade para realizar tarefas e adequar-se à organização. Nesse contexto, sua relação conjugal também foi afetada.

Com referência à situação hipotética acima, julgue o item seguinte.

De acordo com a área de saúde no trabalho, os sintomas apresentados por Eulália caracterizam ligeira depressão, possivelmente causada por fatores que extrapolam o ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • possivelmente causada por fatores que extrapolam o ambiente de trabalho. Possível é, por que está errado?

  • Pra ser depressão, acho que deveria ter mais alguns sintomas afim de fechar diagnóstico.

    No caso, parece um estresse mesmo (possivelmente Burnout) desencadeado após a mudança laboral.

  • Trecho: mudou de área de atuação nos últimos três meses e passou a apresentar, desde então, os seguintes sintomas: exaustão emocional, sentimentos e atitudes muito negativas em relação ao trabalho.

    Eulália manifestou sentimentos negativos com relação à falta de realização pessoal no trabalho, afetando sobremaneira a eficiência e habilidade para realizar tarefas e adequar-se à organização.

    Está errada a afirmativa, creio que a descrição enfatiza muito os sintomas relacionados ao trabalho, levando a deduzir que esta ligeira depressão é causada por fatores restritos à atividade e ao ambiente de trabalho.