SóProvas


ID
4994425
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conceituar esta Revolução é mais difícil do que parece, mesmo porque muitas definições são construídas por diferentes visões historiográficas. A definição clássica, de fundamentação marxista, é uma das mais utilizadas. Nesta definição, esta Revolução foi uma revolução política da burguesia. E essa classe, economicamente pujante no século XVIII, mas politicamente excluída no Antigo Regime, teria assumido o poder político formal pela revolução e, por meio dela, construído uma nova sociedade baseada na ideologia liberal. Nesse sentido, esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista. Esta definição apóia a tese marxista de que a burguesia havia feito a sua revolução, e o passo seguinte, seria o proletariado fazer também a sua.

(Adaptado de SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p.307).

À que Revolução o texto faz referência?

Alternativas
Comentários
  • Matamos a questão quando ele fala "esta Revolução teria posto fim às estruturas do Absolutismo e do Feudalismo e inaugurado a nova ordem capitalista." Realmente a Revolução Francesa pôs fim a era do absolutismo não foi atoa que os cara mataram o rei Luis XVI( Rei Sol)

  • não foi o Rei Sol que foi morto, o rei sol é o Henrique XIV que morreu em 1643
  • Realmente Lucas Santos acabei errando, obrigado pela correção, eu confundi o Luis XIV com o Luiz XVI

  • Não, Rei Sol é o rei Luis XIV(1643-1715), o qual foi maior protagonista do Absolutismo na Europa, e ainda Henrique IV(1589-1610) foi antecessor de Luis XIII (1610-1643). Tendo em vista isso, trazendo para o conteúdo "revolução francesa" foi o sucessor de Luis XIV, o Luis XVI quem foi guilhotinado.

  • -REVOLUÇÃO FRANCESA.

    Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799,(FOI UMA REVOLUÇÃO BURGUESA) foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia ( NOBREZA) e pelo término do Antigo Regime ( ABSOLUTISMO), a partir de ideias iluministas.

    *iluminismo: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE ( era contra o absolutismo do estado, a favor da igualdade para todo)

    -INFLUENCIOU FORTEMENTE TODO PERÍODO POSTERIOR DA HISTÓRIA, ACABANDO COM A MAIORIA DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS NA EUROPA E ESPALHANDO AS IDEIAS DO ILUMINISMO NO MUNDO.

     

    *Causas da revolução francesa: crise econômica enorme na franca, pobreza extrema da classe burguesa, privilégios apenas para nobreza e clero ( ex: voto), ideias iluministas contrarias.

    -TEVE COMO MARCO A QUEDA DA BASTILHA EM 1789 E A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS HOMEM E CIDADÃO.

    • REVOLUÇAO FRANCESA(1789)
    • REVOLTA CONTRA O ABSOLUTISMO
    • ERA FORMADA POR TRES ESTADOS
    • CLERO
    • NOBREZA
    • CAMPONESES, COMERCIANTES, ETC ( burguesia)
    • o terceiro estado, revoltou-se, pois, a exploração feita pela nobreza a cada dia deixava-os mais pobre e chegava a faltar alimentos para quem sustentava o alto escalão. tendo em vista esse contexto, nao podemos afirmar que foi uma revolução eminente (que significa maior importância) aristocrática.

    *Foi uma revolta da burguesia contra a aristocracia.

     

    Girondinos, eram republicanos moderados, principalmente da alta burguesia e nobres liberais, sentavam-se à direita na Assembleia Legislativa. Tinham por objetivos instituir medidas que controlassem a agitação popular e devolvessem a estabilidade política e social à França.( ERAM MAIS CONSERVADORES)

    Jacobinos, formado por membros da pequena burguesia, sentavam-se à esquerda na Assembleia Legislativa e defendiam o ideal de uma sociedade igualitária. Porém, foi durante o período que estiveram à frente da Revolução que aconteceu a maioria das execuções. Entre eles destacavam-se Marat, Robespierre e Danton, ( ERAM LIBERAIS, QUERIAM IGUALDADE A QUALQUER CUSTO)

    "O período em que os jacobinos, sob a liderança de Maximilien Robespierre, estiveram à frente da revolução ficou conhecido como Terror. O nome faz menção à perseguição dos opositores por meio da Lei dos Suspeitos, que julgava e condenava aqueles considerados traidores com morte na guilhotina. Estima-se que cerca de 17 mil pessoas tenham sido mortas nesse período em cerca de 14 meses."

    PERÍODO DO TERROR

    É como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. Sob o comando de Robespierre a Constituição é suspensa e são criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de prender e julgar os traidores da Revolução.