-REVOLUÇÃO FRANCESA.
A Revolução Francesa, ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799,(FOI UMA REVOLUÇÃO BURGUESA) foi responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia ( NOBREZA) e pelo término do Antigo Regime ( ABSOLUTISMO), a partir de ideias iluministas.
*iluminismo: LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE ( era contra o absolutismo do estado, a favor da igualdade para todo)
-INFLUENCIOU FORTEMENTE TODO PERÍODO POSTERIOR DA HISTÓRIA, ACABANDO COM A MAIORIA DAS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS NA EUROPA E ESPALHANDO AS IDEIAS DO ILUMINISMO NO MUNDO.
*Causas da revolução francesa: crise econômica enorme na franca, pobreza extrema da classe burguesa, privilégios apenas para nobreza e clero ( ex: voto), ideias iluministas contrarias.
-TEVE COMO MARCO A QUEDA DA BASTILHA EM 1789 E A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DOS HOMEM E CIDADÃO.
- REVOLUÇAO FRANCESA(1789)
- REVOLTA CONTRA O ABSOLUTISMO
- ERA FORMADA POR TRES ESTADOS
- CLERO
- NOBREZA
- CAMPONESES, COMERCIANTES, ETC ( burguesia)
- o terceiro estado, revoltou-se, pois, a exploração feita pela nobreza a cada dia deixava-os mais pobre e chegava a faltar alimentos para quem sustentava o alto escalão. tendo em vista esse contexto, nao podemos afirmar que foi uma revolução eminente (que significa maior importância) aristocrática.
*Foi uma revolta da burguesia contra a aristocracia.
~ Girondinos, eram republicanos moderados, principalmente da alta burguesia e nobres liberais, sentavam-se à direita na Assembleia Legislativa. Tinham por objetivos instituir medidas que controlassem a agitação popular e devolvessem a estabilidade política e social à França.( ERAM MAIS CONSERVADORES)
~ Jacobinos, formado por membros da pequena burguesia, sentavam-se à esquerda na Assembleia Legislativa e defendiam o ideal de uma sociedade igualitária. Porém, foi durante o período que estiveram à frente da Revolução que aconteceu a maioria das execuções. Entre eles destacavam-se Marat, Robespierre e Danton, ( ERAM LIBERAIS, QUERIAM IGUALDADE A QUALQUER CUSTO)
"O período em que os jacobinos, sob a liderança de Maximilien Robespierre, estiveram à frente da revolução ficou conhecido como Terror. O nome faz menção à perseguição dos opositores por meio da Lei dos Suspeitos, que julgava e condenava aqueles considerados traidores com morte na guilhotina. Estima-se que cerca de 17 mil pessoas tenham sido mortas nesse período em cerca de 14 meses."
PERÍODO DO TERROR
É como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. Sob o comando de Robespierre a Constituição é suspensa e são criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de prender e julgar os traidores da Revolução.