- 
                                GAB.    I. No Brasil, nenhum cidadão pode ser obrigado pelo governo a fazer alguma coisa senão em virtude de lei. CORRETA Artigo 5º, inciso II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei   II. São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Organizativo, o Deliberativo e o Evolucionário. INCORRETA   Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.   
- 
                                Examinemos as duas afirmações lançadas:  I. “No Brasil, nenhum cidadão pode ser obrigado pelo governo a fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.  Essa afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”, conforme o art. 5º, II, da CRFB. II. “São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Organizativo, o Deliberativo e o Evolucionário”. Conforme a CF/88, temos que, art. 2º “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Como se vê, não há razoabilidade em ser dito que são poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Organizativo, o Deliberativo e o Evolucionário. FALSA essa afirmação. Ante o exposto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. GABARITO: B.   
- 
                                QUE QUESTÕES HORROROSAS, QUE BANCA HORRÍVEL KKKKKKKK 
- 
                                Esse "pelo governo" confundiu !!!!!!!!!! 
- 
                                Seria bom ver uma questão assim na minha prova. kkkk 
- 
                                GAB. B) 	Art. 5º 	II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; 	Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 
- 
                                A questão trouxe que o governo não pode obrigar alguém a fazer algo senão em virtude de lei e está certo realmente. Nem o governo tampouco o particular     "Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei" ou seja, nem o governo nem o particular pode exigir-obrigar alguém a fazer algo que não esteja em lei.     
- 
                                1 ninguém será obrigado pelo a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei   2 São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário   DEUS É CONTIGO 
- 
                                Como assim, nenhum CIDADÃO????? 
- 
                                o Organizativo, o Deliberativo e o Evolucionário... kkkkkkkkkk 
- 
                                Dá pra discutir essa assertiva I, principalmente numa prova pro cargo de advogado.   Artigo 5º, inciso II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei   Se considerarmos cidadão aqueles em dia com os direitos políticos, então o estado pode obrigar os demais a fazer alguma coisa ... 
- 
                                Então quem não é cidadão pode? 
- 
                                Que diaxo de questão e essa ? skksksksksk 
- 
                                Errei pelo termo cidadão. Não só os cidadãos (em pleno gozo dos direitos políticos), mas qualquer pessoa, inclusive estrangeiros, não pode ser obrigada.
                            
- 
                                
                            
- 
                                E quem não é cidadão?   
- 
                                Essa banca é uma piada ambulante. 
- 
                                Se essa questão fosse da CESP (o texto claro seria melhor) a assertiva I estaria errada. 
                            
- 
                                Nenhum CIDADÃO  é diferente de ninguém  
- 
                                CF Separação dos poderes Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei   
- 
                                 QUE PORR# É ESSA KKKKKKKKKK Organizativo, o Deliberativo e o Evolucionário 
- 
                                Tipo de questão para ninguém zerar a prova. 
- 
                                Evolucionário...kkkkkk