SóProvas


ID
4997593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos conceitos relacionados à medicina legal.

Alternativas
Comentários
  • tanatoulogia (tanatognose) = estudo da morte e do morto

    cronotanatognose= tempo aproximado da morte

    letra e

  • Traumatologia Forense: estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica.

    Sexologia Forense: disciplina científica tem como objetivo principal estudar as questões relacionadas às relações sexuais e suas implicações em questões jurídicas.

  • (E)

    Antropologia: Estudo do ser humano a partir da sua morfologia ( forma ), visando os vários tipos de identificação ( sexo, cor, idade, espécie, etc.)

     

    Traumatologia: Estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano ( modo de ação dos agentes e lesões acarretadas)

     

    Asfixiologia: Estuda as hipóteses em que agentes externos prejudicam a oxigenação dos tecidos.

     

    Tanatologia: Estuda a morte e seus diferentes aspectos.

     

    Sexologia: Estuda os vestígios decorrentes de crimes contra a liberdade sexual, aborto, infanticídio, desvios sexuais e hipóteses de anulação de casamento.

     

    Toxicologia: Engloba as ação de tóxicos e venenos

     

    Infortunística: dedica-se à Medicina do trabalho, o que diz respeito às doenças profissionais e acidentes de trabalho.

     

    Psicologia Jurídica: Estudo o psiquismo normal e as influências emocionais na confissão, depoimentos de testemunhas, preocupando-se com a obtenção da verdade.

     

    Psiquiatria Forense: Abrange os diferentes distúrbios mentais quanto ao diagnósticos e estabelecimento da imputabilidade e periculosidade

     

    Genética médico-legal ou forense: Abrange a determinação de partenidade e a identificação relacionada com a herança genética.

     

    Neuza Bittar - Medicina Legal e Criminalística

  • A A traumatologia forense estuda o aspecto psicológico, as lesões corporais e os instrumentos relacionados à vítima. ERRADA: estuda as lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e as energias causadoras do dano, bem como os aspec­tos do diagnóstico, do prognóstico e das suas implicações legais;

    B A medicina legal, que contribui para a elucidação de crimes, colabora com a investigação policial somente na fase do inquérito. ERRADA: Colabora na fase de inquérito e judicial.

    C A sexologia forense tem como objeto principal o estudo do comportamento sexual do criminoso. ERRADA: é a parte da Medicina Legal que trata das ques­tões médico-biológlcas e perícias ligadas aos delitos contra a dig­nidade e a liberdade sexual;

    D A imputabilidade penal e a capacidade civil são objetos de estudo da toxicologia forense. ERRADA: Imputabilidade penal e capacidade são objetos de estudo da Psicologia e psiquiatria forense.

    E Faz parte da área de tanatologia forense o estudo da morte. CORRETA

  • A) ERRADA! A traumatologia forense estuda o aspecto psicológico, as lesões corporais e os instrumentos relacionados à vítima.

    R: Traumatologia: Estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano ( modo de ação dos agentes e lesões acarretadas).

    B) ERRADA ! A medicina legal, que contribui para a elucidação de crimes, colabora com a investigação policial somente na fase do inquérito.

    R: A Medicina Legal Pericial, Forense ou Legal Judiciária: contribui de forma mais anterior, voltada aos interesses da Justiça.

    Exemplo: Contribui com o Direito Penitenciário quando converge seus estudos para a psicologia do detento, no que tange à concessão de livramento condicional e à psicossexualidade das prisões. Entrosa-se com o Direito do Trabalho quando estuda a infortunística, a insalubridade e a higiene, as doenças e a prevenção de acidentes profissionais; com a Lei das Contravenções Penais quando trata dos anúncios de técnicas anticoncepcionais, da embriaguez e das toxicomanias. A Medicina Legal engranza-se ainda, intimamente, com vários outros ramos do Direito, a saber: Direito dos Desportos, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Canônico, Direito Comercial.

    C) ERRADA! A sexologia forense tem como objeto principal o estudo do comportamento sexual do criminoso.

    R: Estuda os vestígios decorrentes de crimes contra a liberdade sexual, aborto, infanticídio, desvios sexuais e hipóteses de anulação de casamento.

    D) ERRADA! A imputabilidade penal e a capacidade civil são objetos de estudo da toxicologia forense.

    R: NÃO SÃO OBJETOS DE ESTUDO da toxicologia forense. A Toxicologia forense irá tratar do uso de tóxicos e venenos, a imputabilidade penal e a capacidade civil são matérias do código penal e civil portanto não fazem parte do tema abordado em questão.

    E) CORRETA!  Estuda a morte e seus diferentes aspectos. Exemplo: mudanças corporais que acompanham o período após a morte, bem como os aspectos sociais e legais mais amplos.

    "Stay Hard!" by: David Goggins.