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É possível classificar Alexis de Tocqueville, autor de “ Democracia na América" , como um defensor do ideário liberal.
Tocqueville, nascido dentro da aristocracia francesa, entende como “ sociedade igualitária" aquela estabelecida não a partir de privilégios de nascimento como conhecia e vivia na França de então, mas a partir das ações do indivíduo em sociedade.
Sua obra “Democracia na América", foi escrita quando era jovem e publicado em 1835. Ela trata de sua viagem aos Estados Unidos da América. Nesse livro, assim como na obra “O Antigo Regime e a Revolução", de 1856, é possível perceber reflexões rigorosas sobre os conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós - Revolução Francesa e pós - Independência dos Estados Unidos.
Enquanto outros liberais entendiam a sociedade política como originada de um pacto social não situado no tempo e no espaço, Tocqueville mostra, documentalmente, que, no caso norte-americano, o Estado nasceu de um pacto realizado pelos anglo-americanos em inícios do século XVII. Aos olhos de Tocqueville, foram as condições de igualdade dos anglo-americanos, bem como suas heranças culturais e aspectos físicos do território americano que contribuíram para a instalação da democracia na América.
Entre as alternativas está indicado o fundamento político que tem, como uma de suas bases, a norma descrita no trecho
A) INCORRETA – Tocqueville era defensor do liberalismo, que supõe o direito natural do homem à vida e à liberdade. Por conseguinte, a escravidão não é aceita ou defendida.
B) CORRETA- o liberalismo compõe o ideário fundamentalmente burguês estabelecido de forma efetiva a partir do século XIX .
C) INCORRETA – As religiões não são negadas pelos liberais mas, tem um espaço diferente e uma esfera de atuação separada das esferas política e econômica. Não se coaduna com um discurso de “ banimento de dissidências religiosas"
D) INCORRETA – Não está claro o que se entende por “contenção da identificação nacionalista." Mas, o liberalismo não nega nem se opõe ao nacionalismo.
E) INCORRETA- a ideia de “igualdade de oportunidades e de direitos" defendida pelos liberais se opõe à qualquer proposta de hierarquização na economia. Deixar fazer e deixar passar é a proposta que, aliás, não está em discussão no trecho
Gabarito do Professor: Letra B.
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Letra B
A colonização da Nova Inglaterra estabeleceu princípios voltados ao desenvolvimento autossustentado e caracterizado por práticas capitalistas de valores burgueses, dentro da formação de uma nova pátria aos refugiados protestantes, de formação calvinista. No caso, o autor associa a propriedade ao exercício do poder, tornando-o mais bem distribuído.
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É possível classificar Alexis de Tocqueville, autor de “ Democracia na América" , como um defensor do ideário liberal. Tocqueville, nascido dentro da aristocracia francesa, entende como “ sociedade igualitária" aquela estabelecida não a partir de privilégios de nascimento como conhecia e vivia na França de então, mas a partir das ações do indivíduo em sociedade.
Sua obra “Democracia na América", foi escrita quando era jovem e publicado em 1835. Ela trata de sua viagem aos Estados Unidos da América. Nesse livro, assim como na obra “O Antigo Regime e a Revolução", de 1856, é possível perceber reflexões rigorosas sobre os conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós - Revolução Francesa e pós - Independência dos Estados Unidos.
Enquanto outros liberais entendiam a sociedade política como originada de um pacto social não situado no tempo e no espaço, Tocqueville mostra, documentalmente, que, no caso norte-americano, o Estado nasceu de um pacto realizado pelos anglo-americanos em inícios do século XVII. Aos olhos de Tocqueville, foram as condições de igualdade dos anglo-americanos, bem como suas heranças culturais e aspectos físicos do território americano que contribuíram para a instalação da democracia na América.
Entre as alternativas está indicado o fundamento político que tem, como uma de suas bases, a norma descrita no trecho
A) INCORRETA – Tocqueville era defensor do liberalismo, que supõe o direito natural do homem à vida e à liberdade. Por conseguinte, a escravidão não é aceita ou defendida.
B) CORRETA- o liberalismo compõe o ideário fundamentalmente burguês estabelecido de forma efetiva a partir do século XIX .
C) INCORRETA – As religiões não são negadas pelos liberais mas, tem um espaço diferente e uma esfera de atuação separada das esferas política e econômica. Não se coaduna com um discurso de “ banimento de dissidências religiosas"
D) INCORRETA – Não está claro o que se entende por “contenção da identificação nacionalista." Mas, o liberalismo não nega nem se opõe ao nacionalismo.
E) INCORRETA- a ideia de “igualdade de oportunidades e de direitos" defendida pelos liberais se opõe à qualquer proposta de hierarquização na economia. Deixar fazer e deixar passar é a proposta que, aliás, não está em discussão no trecho
Gabarito do Professor: Letra B.