SóProvas


ID
5009836
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza e assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor. 


LEÃO, V. C. Prefácio. In: ClNTRA, M. A. M; SILVA FILHO, E. B. , PINTO E. C. (Org)

China em transformação, dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento.

Rio de Janeiro: Ipea, 2015.


Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a) 

Alternativas
Comentários
  • Como o Brasil, conforme o texto, quer deixar a relação econômica desenvolvida com a China, que possui um alto investimento tecnológico, o país terá que fazer o mesmo, ou seja, investir em pesquisas cientificas, um paradoxo atual...

    Letra D)

  • O comércio internacional é uma das partes mais importantes da Geografia Econômica e seus estudos podem ser complementados pelo acompanhamento frequente do noticiário sobre o tema. O texto de apoio aborda um trecho sobre as trocas comerciais entre o Brasil e a China e destaca a grande diferença entre os itens que cada parte exporta. O enunciado questiona qual medida governamental é capaz de mudar essa realidade. 
    A) O setor extrativista já é um dos principais responsáveis pelas vendas brasileiras de produtos primários para a China nas exportações de minério de ferro e petróleo. Expandir esse setor não modificaria em nada a realidade da pauta de exportações entre os dois países. 

    B) A atividade agrícola é claramente citada no texto como produto básico nas exportações brasileiras na forma da soja utilizada principalmente para a produção de ração para a engorda de animais na China. 
    C) Diversificar a matriz energética é boa iniciativa estratégica para o desenvolvimento econômico nacional e a qualidade de vida da população, mas não garante e sequer se relaciona diretamente, com a mudança na pauta de exportações  para a China. 

    D) Apenas o fortalecimento da pesquisa científica é capaz de impulsionar as inovações necessárias para a geração de novas tecnologias que se tornam produtos atraentes a um mercado sofisticado como o chinês e aí sim mudar gradativamente a pauta de exportações. Alternativa correta.

    E) Importante atividade de um Estado soberano não possui relação direta com o tipo de produto sendo exportado do Brasil para a China. 

    Gabarito do Professor: Letra D.




  • Letra D

    A balança comercial se refere à diferença entre a quantidade de produtos exportados e importados na relação entre os dois países. Para o Brasil reduzir a necessidade de compra e aumentar a venda, obtendo melhores resultados na balança comercial é preciso investimento interno no setor de educação para produzir e desenvolver novas tecnologias.

  • GABARITO - D

    A China é um país com elevado conhecimento e uso de tecnologia, diferentemente do Brasil que utiliza menos recursos, ou seja, para reduzir essa assimetria basta que o último aumente as pesquisas científicas e contudo passe a ter um melhor desempenho no mercado.

    Caveira!

  • Somente com o investimento em tecnologia e conhecimento científico o Brasil poderá reduzir essa necessidade de uma relação comercial assimétrica com a China.

  • Tem que se atentar a alguns pontos!

    1. Ação estatal de longo prazo.
    2. Reduzir a assimetria.

    O texto aponta que o Brasil está exportando 75-80% de produtos agricolas e importando cerca de 95% dos produtos industrializados da China.

    logo, indicando que deve superar a diferença, utilizando medidas de longo prazo.

    A medida de longo prazo mais efetiva é: Investir em ciência, uma vez que a tecnologia será desenvolvida paralelamente.

  • evolução = tecnologia = pesquisas

  • Brasil exporta alimento.

    Brasil importa cacareco (tudo made in China), produtos industrializados.

    Para balancear o Brasil teria de produzir o que importa da China.