SóProvas


ID
5010346
Banca
IDIB
Órgão
CRM-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de regras orçamentárias segundo a Lei 4.320/64.

    ➤ Resolução: Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

    A- Incorreta- As despesas empenhadas e liquidadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro são consideradas Restos a Pagar Processados, e não Restos a Pagar Não Processados como se afirma.

    B- Incorreta- Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados (e não lançados), nas respectivas rubricas orçamentárias.

    C- Correta- Segundo o art. 38 da Lei 4.320/64, "Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento deste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar".

    D- Incorreta- As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente (e não insuficiente) para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

    Gabarito: Letra C.

  • ✅ Letra C

    A) O correto seria restos a pagar PROCESSADOS.

    B) O correto seria em que forem ARRECADADOS. Art.39.

    D) O correto seria com saldo SUFICIENTE. Art. 37.

    Esses foram que consegui identificar dentro da lei. BONS ESTUDOS E GARRA NO TREINO!!!

  • LETRA C

    A- Incorreta- As despesas empenhadas e liquidadas, mas não pagas até o dia 31 de dezembro são consideradas Restos a Pagar Processados, e não Restos a Pagar Não Processados como se afirma.

    B- Incorreta- Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados (e não lançados), nas respectivas rubricas orçamentárias.

    C- Correta- Segundo o art. 38 da Lei 4.320/64, "Reverte à dotação a importância de despesa anulada no exercício; quando a anulação ocorrer após o encerramento deste considerar-se-á receita do ano em que se efetivar".

    D- Incorreta- As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente (e não insuficiente) para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.