SóProvas


ID
5015230
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Covid-19: Fiocruz produzirá vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford


Resultados preliminares dos estudos clínicos de fase 3 da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford divulgados nesta segunda-feira (23/11) confirmam a expectativa de especialistas e põem o Brasil cada vez mais perto de uma resposta em larga escala. “Com uma eficácia demonstrada de 90% e um esquema vacinal que permitirá otimizar as doses a serem produzidas, esta vacina deixa de ser uma candidata promissora para ser uma vacina que será produzida pela Fiocruz e uma resposta à saúde pública brasileira”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Para a Fiocruz, o protocolo de maior eficácia, com 90%, representa a possibilidade de vacinar ainda mais pessoas com o mesmo número de doses a serem produzidas. Segundo os dados apresentados, a eficácia de 90% foi alcançada ao se utilizar uma primeira dose reduzida pela metade e uma segunda dose padrão, com um mês entre as duas dosagens, o que permite o aumento de 30% no número de pessoas a serem vacinadas, já que, inicialmente, pensava-se que seria necessário utilizar o esquema vacinal de duas doses para cada pessoa.

“No primeiro semestre teríamos 100,4 milhões de doses para oferecer para 50,2 milhões de brasileiros. No entanto, com esse protocolo anunciado, as mesmas 100,4 milhões de doses poderão ser utilizadas na vacinação de cerca de 65 milhões de pessoas. E no segundo semestre, com a produção 100% nacional na Fiocruz e mais 110 milhões de doses, poderemos vacinar mais 71,5 milhões de pessoas. Isso coloca o país numa posição privilegiada entre as nações que terão um grande número de doses para as suas populações”, anuncia o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger.  

Outro aspecto positivo desses resultados é que, dos 11.636 voluntários que tiveram seus dados analisados, apenas 30 testaram positivo para a Covid-19 mesmo após a vacina e nenhum deles precisou ser hospitalizado ou teve reações graves. No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos estão realizando testes laboratoriais de diagnóstico para monitoramento.

Segundo o vice-presidente, esses resultados positivos se somam aos dados que foram publicados recentemente sobre a ação da vacina em idosos. “Vimos recentemente dados divulgados que mostram que essa vacina fornece uma resposta imunológica muito forte em idosos, uma população vulnerável que não tem respondido tão bem em outras vacinas que têm sido estudadas, e que os adultos jovens têm resposta tão boa quanto os mais velhos. Ou seja, a vacina cumpre o papel de proteger as pessoas e ainda tem efeito adicional de diminuir a transmissão do vírus”, avalia Krieger.

O diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Mauricio Zuma, lembra ainda das vantagens associadas ao preço e ao quantitativo que está sendo oferecido. “Estamos trabalhando dentro do cronograma previsto, com uma expectativa de produção de 210,4 milhões de doses em 2021, com um valor por dose extremamente acessível, entre US$ 3 e US$ 4 e uma vacina que pode ser armazenada e transportada na temperatura de 2-8oC, podendo ser distribuída e armazenada utilizando toda a logística já existente no Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Nossas equipes estão se dedicando muito e vamos entregar uma vacina segura e de qualidade para a população brasileira”, avalia o diretor.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-fiocruz-produzira-vacina-desenvolvida-pela-universidade-de-oxford

No trecho “No caso dos estudos conduzidos pela Universidade de Oxford, mesmo os participantes assintomáticos [...]”, o prefixo a- tem o mesmo significado que em:

Alternativas
Comentários
  • GAB A

    (Faz tempo que não vejo uma questão cobrando esse assunto)

    Definição: (Prefixos)

     São de origem grega ou latina, embora normalmente não sejam sentidos como tais. Alguns sofrem apreciáveis alterações em contato com a vogal e, principalmente, com a consoante inicial da palavra derivante. Assim, o prefixo grego an- que indica privação (an-ônimo), assume a forma a- antes de consoante (a-patia)

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Tanto ANARQUIA e ASSINTOMÁTICOS possuem prefixos gregos= Ex: a, an. Eles dão um significado de privação, negação...

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Cada prefixo, seja de origem Grega ou Latina, possui um significado:

    a-, an-: Afastamento, privação, negação, insuficiência, carência. Exemplos: anônimo, amoral, ateu, afônico

    a-, ad-: Aproximação, movimento para junto. Exemplos: adjunto ,advogado, advir, aposto

    (Latina)anti-, contra- : oposição, ação contrária. Exemplos : antibiótico, contraditório

    (Grega) anti-: Oposição, ação contrária. Exemplos: antídoto, antipatia, antagonista, antítese

    trans-, tras-, tres-, tra-: Movimento para além, movimento através. Exemplos: transatlântico, tresnoitar, tradição

  • narquia: é bagunça; zorra; sujeira; furdunço; algo mal feito.

    A anarquia: é o estado de uma sociedade livremente constituída, sem autoridades ou um corpo governante. Também pode se referir a uma sociedade ou grupo de pessoas que rejeita inteiramente uma hierarquia definida.

  • Anarquia - Sistema político baseado na negação do princípio da autoridade.

  • GABARITO: A

    O prefixo 'a' é um radical grego e indica negação.

    Assintomático é aquele que não tem sintomas, ou seja, o "a" representa, aqui, um sentido de negação. Um outro exemplo é a palavra átomo (á → não; tomo → divisível). Átomo tem como significado a menor parte da matéria, a parte não divisível.

    Mais exemplos: ateu (prefixo “a” indicando negação + “theos”, que significa Deus), analfabeto  (a + alfabeto, sem alfabeto) e anestesia (ausência de sensação).

    Anarquia → O "a" na palavra nega a presença de governo, característica dessa sociedade.

    Espero ter ajudado.

    Fonte: Gramática do Profº Pestana, 4ª edição, pág. 119.

    Bons estudos! :)

  • Questão nível professor de português.

  • Assintomáticos = ausência de sintomas. O "a" tem valor de ausência. Anarquia = ausência de governo.

    GABARITO: A

  • anarquia x monarquia:

    Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.

    Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.