-
Gabarito Letra D - Liderança Liberal
Liderança Liberal - O grupo fica completamente livre para tomar decisões, e a participação do líder é mínima.
-
✅ Letra D
Os estilos de liderança = Líder autocrático, líder democrático e líder liberal(Laissez-faire).
Líder liberal (Laissez-faire) = Não existe nenhum controle do líder sobre seus empregados. A equipe tem liberdade total.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os estilos de liderança. Para responder corretamente, precisamos marcar a alternativa que apresenta o modelo em que o líder delega totalmente as decisões aos liderados, deixando-os à vontade, sem nenhum controle. Vamos lá.
A - incorreta. Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança.
B - incorreta. Inexiste um estilo de liderança intitulado "burocrática". O que existe com essa nomenclatura é um modelo de Administração Pública.
C - incorreta. Liderança autocrática – Foca o líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível. Nesse estilo, o líder pode ser:
- Benevolente: que é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
D - correta. Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse estilo, a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões. Tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a total falta de participação do líder.
E - incorreta. A liderança carismática, obviamente, está associada ao carisma do líder frente aos seus liderados. O líder usa seu carisma para conseguir motivar seus liderados a atingirem as metas e resultados deles esperados.
Ao analisar as alternativas acima, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte: DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
Letra D
Liderança liberal. O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum
-
Para complementar e fins de resumos:
Estilo de líderes clássicos que integram as teorias comportamentais:
- LIBERAL (laissez-faire, que significa “deixar fazer”) - é um dos ESTILOS CLÁSSICOS propostos por Kurt Lewin (bem como por White e Lippitt), onde há total liberdade do grupo para tomar decisões, intervenção mínima do líder, informações/orientações só dadas se solicitadas e o grupo decide sobre a divisão das tarefas.
- AUTOCRÁTICO - apenas o líder decide, fixa diretrizes e determina a divisão do trabalho, sem participação do grupo.
- DEMOCRÁTICO - diretrizes debatidas/decididas pelo grupo com a orientação do líder, que aconselha/orienta para que o grupo esboce objetivos/ações, e este decide sobre a divisão das tarefas.
PC RN 2021
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
Analisando
cada alternativa separadamente, temos que, na alternativa a “A" aborda o tema
da Liderança Democrática em que o grupo debate e decide as diretrizes,
estimulado e orientado pelo líder. Dessa forma, o líder passa a ser um membro
normal do grupo.
Para a
alternativa “B", a Liderança Burocrática está com o foco nas regras da
organização, dessa forma o cumprimento das diretrizes está estritamente ligado
a aplicação do regulamento.
Com relação à alternativa “C", a Liderança Autocrática consiste na centralização total das
decisões a respeito das diretrizes pelo líder. Dessa forma, os subordinados não
possuem liberdade de escolha, apenas cumprem ordem.
Para a
alternativa “D", a Liderança Liberal ou laissez feaire (deixai fazer) consiste
na total liberdade dos integrantes do grupo para a tomada de decisões das
diretrizes, com a participação mínima do líder. Dessa forma, tidas as decisões
ficam por conta do grupo.
Por fim, a
alternativa “E" diz respeito à Liderança Carismática que consiste na confiança,
aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional do
grupo para com o líder. Nesse tipo de liderança o líder é visto pelos demais
membros do grupo como alguém com qualidades excepcionais.
Comparando
cada tipo de liderança com a proposta da questão, temos que a Liderança Liberal
mais se aproxima da definição da questão.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
LETRA D CORRETA
Liderança liberal é o líder que permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.
Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicado quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.
-
Teoria dos Estilos Gerenciais
→ Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.
Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
→ Democrático/ orientado para pessoa: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.
É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
→ Liberal ou laissez-faire (deixar fazer): oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.
- Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
→ Situacional
A abordagem da liderança situacional enfatiza que o estilo de liderança deve se ajustar à situação, pois, assim como a situação varia, também variam os requisitos de liderança.