SóProvas


ID
5016613
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 


NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 



Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.


Os interesses de classe que estão na origem da burguesia brasileira estão intimamente conectados com os ideais revolucionários e reformistas da burguesia europeia, a partir do padrão europeu de transição para o capitalismo.

Alternativas
Comentários
  • Referencia ??

  • De acordo com Behring & Boschetti (2011), o liberalismo é filtrado pelas elites nativas por meio de uma LENTE SINGULAR: A equidade configura-se como emancipação das classes dominantes e realização de um certo STATUS desfrutado por elas, ou seja, sem incorporação das massas; na visão de soberania, supõe-se que há uma INTERDEPENDÊNCIA VANTAJOSA entre as nações, numa perspectiva passiva. Além disso, o ESTADO é visto como um meio de internalizar os centros de decisão política e de institucionalizar o predomínio das elites nativas dominantes, em uma forte confusão entre PÚBLICO × PRIVADO (p.73). Resumindo: Nossa formação é bem diferente da europa
  • “O desenvolvimento tardio do capitalismo no Brasil torna-o heteronômico e excludente; os processos diretivos da sociedade são decididos “pelo alto” [...] condena-se aí, em boa medida, a particularidade da formação social brasileira.” (p.19-20). 

    NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 11 ed. São Paulo, Cortez. 2007. p.15-34.