SóProvas


ID
5016616
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 


NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 



Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.


A ocorrência de reformas estruturais e a consolidação de uma autonomia comercial no contexto do capitalismo mundial são características fundamentais da chamada modernização conservadora no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Professores, comentem as questões .

  • verdade, não tem uma questão que tenha sido comentada pelos professores
  • cadê os professores pra responderem as questões?
  • Pessoal, apertem em comentário do professor e sem seguida "pedir comentário"

  • Uma das características do Brasil (e da américa latina) no circuito do capitalismo monopolista mundial é seu caráter subdesenvolvido e dependente.

    Vânia Bambirra explora essa discussão no livro "O capitalismo dependente latino-americano".

  • " A ocorrência de reformas estruturais e a consolidação de uma autonomia comercial no contexto do capitalismo mundial são características fundamentais da chamada modernização conservadora no Brasil. 18. No Brasil, o desenvolvimento capitalista operou-se na contramão do atraso, mediante um processo de ruptura que tinha como horizonte superar o passado e criar estruturas mais complexas, funcionais e integradas. 19. O padrão produtivo com base no latifúndio da monocultura extensiva, tendo em vista a exportação, permaneceu hegemônico desde o período colonial, dando o tom e o lugar que o Brasil ocupou na divisão internacional do trabalho capitalista. 20. Foi próprio da formação social brasileira que os segmentos das classes dominantes sempre encontrassem meios e modos de impedir ou travar a incidência das forças comprometidas com as classes subalternas nos processos e nos centros políticos decisórios. No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. " IAMAMOTO, M. V.