SóProvas


ID
5016637
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  No palco da história do século 21, o novo ciclo de expansão do capitalismo transnacional redesenha o mapa do mundo. 


 IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações.

Com base na premissa apresentada no texto, julgue o item a seguir.


Para alguns estudiosos, a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil ocorreu por caminhos que fogem ao modelo universal da democracia burguesa.

Alternativas
Comentários
  • ...a transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil, ocorre por caminhos que fogem ao “modelo universal da democracia burguesa”.

    [...] essa transição [...] foi e é marcada por uma forma de dominação burguesa qualificada de “democracia restrita” – restrita aos membros das classes dominantes que universalizam seus interesses de classe a toda a nação, pela mediação do Estado e de seus organismos privados de hegemonia. O País transitou da “democracia dos oligarcas” à “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático. Esse processo manteve e aprofundou os laços de dependência em relação ao exterior e ocorreu sem uma desagregação radical da herança colonial na conformação da estrutura agrária brasileira. Dessa herança, permanecem tanto a subordinação da produção agrícola aos interesses exportadores, quanto os componentes não-capitalistas nas relações de produção e nas formas de propriedade, que são redimensionadas e incorporadas à expansão capitalista. (IAMAMOTO, 2001, p. 1311)