SóProvas


ID
502099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao planejamento estratégico e à análise dos ambientes interno e externo, julgue os seguintes itens.

A análise do ambiente interno da empresa busca verificar as oportunidades e as ameaças que poderão facilitar ou dificultar a atuação da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

      Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

      A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!


    Fonte: Rodrigo Rennó

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

     

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.

  • ERRADO

    AMBIENTE INTERNO = busca FORÇAS + FRAGILIDADES

    AMBIENTE EXTERNO = busca OPORTUNIDADES + AMEAÇAS

  • A análise do ambiente (EXTERNO) da empresa busca verificar as oportunidades e as ameaças que poderão facilitar ou dificultar a atuação da organização

    ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)

    Combinações:

    - Oportunidades + forças = Alavancagem

    - Ameaças + fraquezas = Problemas

    - Ameaças + forças = Vulnerabilidade

    - Oportunidades + fraquezas = Limitação/Restrição

    Estratégias:

    - Oportunidades + forças = estratégia de desenvolvimento 

    - Ameaças + fraquezas = estratégia de sobrevivência

    - Ameaças + forças = estratégia de manutenção

    - Oportunidades + fraquezas = estratégia de crescimento

  • A análise do ambiente interno da empresa busca verificar as oportunidades e as ameaças que poderão facilitar ou dificultar a atuação da organização.(errado)

    Ambiente externo

    Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças

    Bendito serás !!

  • A análise do ambiente interno da empresa busca verificar as oportunidades e as ameaças que poderão facilitar ou dificultar a atuação da organização. (CERTA --- EXTERNO)