- 
                                GABARITO -   ERRADO     	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos  (....)     ----------------------------------------------------------------------- Aprofundando caso a banca pergunte...      Estado Democrático de Direito :  as leis são criadas pelo povo e para o povo.     Estado de Direito:  o Estado de Direito é pautado por leis criadas e cumpridas pelo próprio Estado.   --------------------------------- Se o seu examinador quiser " Arrochar ainda mais o nó"   O Estado de Direito caracteriza-se por apresentar as seguintes premissas:      (1) primazia da lei,    (2) sistema hierárquico de normas que preserva a segurança jurídica e que se concretiza na diferente natureza das distintas normas e em seu correspondente âmbito de validade;    (3) observância obrigatória da legalidade pela administração pública;    (4) separação de poderes como garantia da liberdade ou controle de possíveis abusos;    (5) reconhecimento da personalidade jurídica do Estado, que mantém relações jurídicas com os cidadãos;    (6) reconhecimento e garantia dos direitos fundamentais incorporados à ordem constitucional;    (7) em alguns casos, a existência de controle de constitucionalidade das leis como garantia ante o despotismo do Legislativo.     Fonte:  A. de Moraes.     
- 
                                Espero que ajude alguém;   O Estado FEDE  = FORMA DE ESTADO - FEDERAÇÃO A República é FOGO  = FORMA DE GOVERNO - REPÚBLICA O Presidente é Sistemático = SISTEMA  É PRESIDENCIALISTA  O Regime é Democrático. 
- 
                                Resposta:Errado ---------------------------- Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:   (...)   Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. -------------   O Brasil é um estado democrático de direito:Estado de direito significa que nosso país é regido por leis impessoais (império da lei), e não uma teocracia ou um estado absolutista,por exemplo.   Já a expressão estado democrático indica que o poder,em nosso país,emana do povo,o qual têm a prerrogativa inalienável de eleger os seus representantes,conforme ,aliás,deflui do parágrafo único.   ---------------------------- FONTE:Alfacon 
- 
                                Errada   CF/88.   Art. 1º   A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos. 
   Fé no Pai que o meu distintivo VAI SAIR! 
- 
                                Meu bizu: FoGo na REPUBLICA = Forma de governo = República. SiGo o PRESIDENTE = Sistema de governo = Presidencialismo;  ReGo Democrático = Regime de Governo = Democracia Lá Fora Está Fedendo = Forma de Estado = Federação    PF/21 DESGRAÇA! 
- 
                                Apenas acrescentando:  o Art. 1ºda CF institui o princípio do Estado democrático de direito, princípio nuclear, que implica:   - o pluralismo político ( no viés das liberdades individuais) - separação de poderes - legalidade. ( respeito às leis)     
- 
                                O Estado Democrático de Direito está cravado na Magna Carta (art. 1º), não sendo uma construção doutrinária.       gab: errada 
- 
                                Complementando o bizu do João Arthur   O Estado FEDE = FORMA DE ESTADO - FEDERAÇÃO A República é FOGO = FORMA DE GOVERNO - REPÚBLICA O Presidente é Sistemático = SISTEMA É PRESIDENCIALISTA O Regime é Democrático = NO REGIME VC SÓ COME BOLACHA CREAM CRÁCKER   
- 
                                O erro está:  que NÃO tem previsão constitucional expressa. Pois existe previsão. 
- 
                                Uma questão dessas podia cair na minha prova. kkk  
- 
                                ERRADO 
- 
                                	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 	I - a soberania; 	II - a cidadania; 	III - a dignidade da pessoa humana; 	IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          	V - o pluralismo político.   
- 
                                se caísse na minha prova, daria até um ânimo 
                            
- 
                                Acredito que a questão está errada por conta desta expressão: "...tal afirmação é uma construção doutrinária que não tem previsão constitucional expressa...". Sendo que é previsto expressamente em nossa Carta Magna. Ou seja, não é tão somente uma construção doutrinária. O Brasil é um Estado Democrático de Direito sim. Não há nenhum problema nesta colocação. 
- 
                                ERRADO     O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO TEM PREVISÃO EXPRESSA NO TEXTO CONSTITUCIONAL DE 1988, A SABER;     	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:  (...)         "Há tempo de plantar, e tempo de se colher o que se plantou"   #avante!! 
- 
                                Imagina se não estivesse, tá estampado na cara da Constituição!  
- 
                                ERRADO  CF/88 	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 	I - a soberania; 	II - a cidadania 	III - a dignidade da pessoa humana; 	IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;            	V - o pluralismo político.   
- 
                                O tempo RENDEU-SE ao resultado. 
- 
                                Com a premissa de que todo o poder emana do povo prevista na Constituição Federal de 1988, a nação brasileira enquadra-se na categoria de Estado Democrático de Direito. Esse conceito está explícito e explicado no primeiro artigo da Constituição Federal de 1988.  
- 
                                Jesus, eles realmente se atém à literalidade do texto constitucional. Estudar pra segunda fase da OAB foi menos chato, pq podia consultar a vade  
- 
                                Essa.foi.pro.povo.não.zerar.a.aprova! 
- 
                                CF/88 Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
- 
                                Errado né, tem previsão no art. 1 da CF.   seja forte e corajosa. 
- 
                                Com a pandemia virou uma ditadura, encabeçada pelos prefeitos e Governadores,  onde o judiciário e o xerife. DEUS do céu.  
- 
                                Gab: errado  Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:  I - a soberania;  II - a cidadania;  III - a dignidade da pessoa humana;  IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;  V - o pluralismo político.  Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.  
- 
                                A Questão Afirma: Embora se reconheça que o Brasil é um Estado democrático de direito, tal afirmação é uma construção doutrinária que não tem previsão constitucional expressa.   Ao analisarmos a letra da Lei podemos verificar que está sim de forma Expressa na CF/88.     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;          V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 
- 
                                Art. 1º/ CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...). 
- 
                                O bom e velho poeminha que salva sua notinha: O Estado FEDE = FORMA DE ESTADO - FEDERAÇÃO A República é FOGO = FORMA DE GOVERNO - REPÚBLICA O Presidente é Sistemático = SISTEMA É PRESIDENCIALISTA O Regime é Democrático. GABA Errado   
- 
                                No fundo, talvez essa questão esteja certa! 
- 
                                O art. 1º da Constituição prevê
que o Brasil é um Estado Democrático de Direito:
 
 Art. 1º A República Federativa
do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do
Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como
fundamentos:
 
 GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.
 
 
 
- 
                                Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.   O parágrafo primeiro da CF é expresso ao definir que a RFB é um Estado democrático.   Por sua vez, o parágrafo único do art. 1º traduz o que se entende pelo princípio democrático.    
- 
                                OUTRAS QUESTÕES DO CESPE SOBRE O ASSUNTO: (CESPE - Q425802) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, municípios e Distrito Federal (DF), adota a federação como forma de Estado. CERTO (CESPE - Q313407) República é uma forma de governo fundamentada na igualdade formal entre as pessoas, na qual o poder político é exercido por meio de representação, em caráter eletivo e por um período determinado de tempo. CERTO (CESPE - Q1370844) Assinale a opção correta quanto à República Federativa do Brasil. -->Trata-se de um Estado democrático de direito. (expresso na CF/88) CERTO (CESPE - Q922928) Conforme previsto nos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, o estado democrático de direito tem como fundamento(s) o (a) GAB.: C --> soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.   gab.: ERRADO 
- 
                                	Gabarito:  Errado    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
- 
                                Gabarito; Errado   O art. 1º da Constituição Federal, em seu caput, reconhece que o Brasil é um Estado democrático de direito.  
- 
                                GABARITO: ERRADO Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 
- 
                                TÍTULO I Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Fundamentos I - a soberania II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa V - o pluralismo político. Objetivos fundamentais Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Princípios nas relações internacionais  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional II - prevalência dos direitos humanos III - autodeterminação dos povos IV - não-intervenção V - igualdade entre os Estados VI - defesa da paz VII - solução pacífica dos conflitos VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade X - concessão de asilo político 
- 
                                A indagação está prevista na CF, art. 1º. 
- 
                                Questão: Embora se reconheça que o Brasil é um Estado democrático de direito, tal afirmação é uma construção doutrinária que não tem previsão constitucional expressa.   Gabarito : errado   Está previsto no art. 1° da CF. 	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:     
- 
                                Gabarito''Errado''. Ao contrário do que propõe a assertiva, existe previsão constitucional expressa quanto ao fato do Brasil ser um Estado democrático de direito: CF. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...). Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos! 
- 
                                artigo 1º da CF==="A república federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e tem como fundamentos:" 
- 
                                (CESPE 2012) A Constituição Federal de 1988 pode ser considerada democrática e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político. (C)   (CESPE 2019) A cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa encontram-se entre os fundamentos da República Federativa do Brasil. (C)   (CESPE 2021) Embora se reconheça que o Brasil é um Estado democrático de direito, tal afirmação é uma construção doutrinária que não tem previsão constitucional expressa. (E)   
- 
                                "que não tem previsão constitucional expressa."  SÓ POR ESTE FINAL, A QUESTÃO JÁ ESTÁ ERRADA! 
- 
                                regime é coisa do DEMO(crático) heheehhe mnemônico da velha guarda :) 
- 
                                O Estado FEDE = FORMA DE ESTADO - FEDERAÇÃO A República é FOGO = FORMA DE GOVERNO - REPÚBLICA O Presidente é Sistemático = SISTEMA É PRESIDENCIALISTA O Regime é Democrático. 
- 
                                O final matou a questão! 
- 
                                Questão : ERRADA   CF 88 --> Princípios  Fundamentais    .Art 1°- A República  Federativa do Brasil , formada pela união  indissolúvel  dos Estados e Municípios  e dos Distrito  Federal, constitui-se em EstadoDemocrático de Direito e tem como fundamentos: 
- 
                                gaba ERRADO o Estado Democrático de Direito é um REEEEEEEEEEEEEEEEEEGIIIIIIIIIIIIIIIIIIMEEEEEEE de Estado em que a soberania popular é fundamental. CF/88. Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos. Siga:@veia.policial 
- 
                                Errado. Tem previsão expressa. Princípio do Estado Democrático de Direito O art. 1º, caput, declara ser a República Federativa do Brasil um Estado Democrático de Direito. "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:" 
- 
                                SiGo o PRESIDENTE = Sistema de governo = Presidencialismo; FoGo na REPUBLICA = Forma de governo = República. ReGo Democrático = Regime de Governo = Democracia Lá Fora Está Fedendo = Forma de Estado = Federação     novo bizu: SIGO com FOGO no REGO e ESTA FEDENDO, novo macete       
- 
                                 Fazer Regime é do DEMO.    Estado Democrático de Direito é REGIME 
- 
                                Direto ao ponto: Errado, a previsão constitucional está expressa no artigo 1° .  
- 
                                Bizu:   Republica Federativa do Brasil         V               V Governo do Estado de São  Paulo   Associa: Forma de Governo = Republicano Associa: Forma de Estado = Federativa Regime é coisa do DEMO = Democratico Sistema Presidencialista (Presidente é chefe de Governo e de Estado) 
- 
                                Errado.   A previsão constitucional é expressa no art. 1° da Constituição Federal:   	  Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:   
- 
                                GABARITO: ERRADO Princípio do Estado Democrático de Direito O art. 1º, caput, declara ser a República Federativa do Brasil um Estado Democrático de Direito. "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:" 
- 
                                o Estados democrático está no preâmbulo de constituição e no artigo 1.
                            
- 
                                Gabarito: ERRADO   O reconhecimento do Brasil como Estado Democrático é expresso na CF 88 por meio do Preâmbulo e do Artigo 1º:  "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito." 
- 
                                Embora se reconheça que o Brasil é um Estado democrático de direito, tal afirmação é uma construção doutrinária que não tem previsão constitucional expressa.   	Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: 	I - a soberania;     gabarito errado 
- 
                                GABARITO: E.   Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos.   Art.1º   Poder: Titularidade( povo) x Exercício (pelo povo ou não)   Democracia indireta e direta (mista): ➽ Indireta (representativa) > regra:  através das eleições, a população escolhe as pessoas que a irão representar, em teoria.   ➽Direta: a) plebiscito: consulta popular feita antes de a norma ser elaborada; b) referendo: consulta popular posterior à norma; c) iniciativa popular de lei (diferente de ação popular): ação popular é um dos “remédios constitucionais”; já a lei de iniciativa popular é uma forma de exercício direto da democracia.