SóProvas


ID
5028667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Considerando que a CODEVASF necessite realizar a revitalização das margens do rio São Francisco no trecho localizado em Itacoatiara — BA, obra orçada em R$ 729.250,59, julgue o item a seguir.


Tendo decidido a empresa ou o órgão a ser contratado para realizar a revitalização, a CODEVASF deverá efetuar o empenho da despesa, que é o primeiro estágio da execução da despesa pública.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios: 1º empenho; 2º; liquidação; pagamento

    1. Empenho, segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 
    2. A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
    3. O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • 1) Planejamento da Despesa:

    1. Fixação
    2. Descentralizações de Créditos Orçamentários
    3. Programação Orçamentária e Financeira 
    4. Processo de Licitação e Contratação

    2) Execução da Despesa:

    1. Empenho
    2. Liquidação
    3. Pagamento

    Como a CODEVASF já realizou o procedimento licitatório, a próxima etapa compreende a execução da despesa de capital (obra), cujo primeiro estágio é o empenho.

    Gabarito: CERTO

  • Gab: CERTO

    • As ETAPAS são diferentes dos ESTÁGIOS. Este acontecerá apenas na ETAPA de EXECUÇÃO. Ou seja,

    1. ETAPAS da despesa:
    • Planejamento, Execução------>ESTÁGIOS (Empenho, Liquidação e Pagamento) Controle e Avaliação.

    1. Lembrando que na Lei 4.320/64, em seu Art. 60, caput e §1° diz que é vedada a realização de despesa sem prévio empenho, em casos especiais, a nota de empenho - NE, poderá ser DISPENSADA!! Veja que é a NOTA DE EMPENHO e não o empenho que poderá ser dispensado.

    Essa NE é um documento que indicará o nome do credor, a representação e importância da despesa. O EMPENHO JAMAIS PODE SER DISPENSADO.

    ---------

    OBS: Vendo alguns resumos, amostras disponíveis aqui ---> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Certo

    Execução da Despesa: ELP - Fixação (Planejamento) | Empenho | Liquidação | Pagamento

    Fixação é a fase de planejamento.

    Empenho, Liquidação e Pagamento é a fase da execução.

    Logo, para realizar qualquer gasto, o Governo precisa de autorização orçamentária, seja ela prevista na LOA, seja prevista em créditos adicionais. Após a fixação, a despesa será efetuada de acordo com a programação realizada. Assim, não raro afirmar que, antes das três etapas clássicas das despesas (Empenho, Liquidação e Pagamento), há a etapa da fixação da despesa, que é aquela constante na LOA.

    Após a fixação é que surgem o empenho, liquidação e pagamento.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    EXECUÇÃO DA DESPESA

    1º ESTÁGIO:

    EMPENHO:

    # Finalizado a etapa de planejamento, inicia-se a etapa de execução da despesa;

    (CESPE/MPC-PA/2019) Cumpridas todas as exigências da etapa de planejamento de determinada despesa, o próximo estágio a ser cumprido para a execução dessa despesa denomina-se empenho. (CERTO)

    # Assim, o empenho representa o primeiro estágio da execução da despesa;

    (CESPE/EBC/2011) O empenho é o primeiro estágio da execução da despesa, seguido da liquidação e do pagamento; dessa forma, despesas só podem ser realizadas mediante prévio empenho, o que cria, para o Estado, obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.(CERTO)

    # Mas afinal, o que é o empenho?

    (CESPE/TJ-CE/2014) Empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.(CERTO)

    # Poderia esclarecer um pouco mais?

    Claro, o empenho irá garantir ao credor a existência do crédito orçamentário:

    (CESPE/TRT 8ª/2016) O empenho da despesa, que garante ao credor a existência do crédito orçamentário, deve preceder a entrega dos materiais ou a realização dos serviços.(CERTO)

    Ou seja, representará uma reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    (CESPE/TCE-PA/2016) O empenho, primeiro estágio da despesa pública, consiste em reserva de dotação orçamentária para um fim específico e deve ser assinado pelo ordenador da despesa. (CERTO

    E assim, a despesa será considera realizada no momento do empenho:

    (CESPE/TJ-PA/2020) No processo orçamentário, durante a execução da despesa pública, são observados três estágios, sendo considerada realizada a despesa no primeiro deles.(CERTO)

    # Ahh entendi, mas me fala outra coisa aqui, empenho e nota de empenho é a mesma coisa? Não!

    (CESPE/AGU/2015) O empenho, que é estágio da despesa pública, NÃO se confunde com a nota de empenho, pois NEM todo empenho possui uma nota de empenho emitida.(CERTO)

    # Assim, o empenho será obrigatório, e a nota de empenho será dispensável (facultativa) em algumas situações:

    (CESPE/IPHAN/2018) O empenho é obrigatório para a realização da despesa pública, embora a emissão da nota de empenho seja dispensável em situações específicas.(CERTO)

    Para completar, temos:

    2º ESTÁGIO

    (CESPE/TRT 8ª/2016) O estágio de liquidação da despesa pública consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. (CERTO)

    3º ESTÁGIO

    (CESPE/TRT 7ª/2017) O último estágio da despesa, o pagamento, consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo-se, dessa forma, o débito ou a obrigação.(CERTO)

    Portanto:

    (CESPE/CODEVASF/2021) Tendo decidido a empresa ou o órgão a ser contratado para realizar a revitalização, a CODEVASF deverá efetuar o empenho da despesa, que é o primeiro estágio da execução da despesa pública.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Não desista nunca!"

  • A Lei n. 4.320/64 traz, de forma expressa, 03 estágios ou etapas da despesa pública. São elas:

    O EMPENHO, previsto no art. 58, consiste no ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    A LIQUIDAÇÃO da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito (Art. 63).

    Por fim, o último estágio da execução da despesa orçamentária é o PAGAMENTO - entrega do numerário correspondente pelo Estado, recebendo a devida quitação. 

    Dica da professora: Para facilitar a visualização, imagine que você ligue para a farmácia e solicite que entreguem determinado remédio em sua casa. Nesse momento, você separa parte do valor que possui à sua disposição e coloca-o em um envelope com a seguinte inscrição: Remédios – 300,00 (empenho).

    Assim que entregarem os medicamentos, você verificará se estão de acordo com o que você pediu – quantidade, especificações, data de vencimento (liquidação).

    Por fim, estando tudo de acordo, será feito o pagamento.

     
    Voltando a análise do item, a assertiva é verdadeira, já que, de fato, o empenho da despesa é o primeiro estágio da execução da despesa pública.


    Gabarito do Professor: CERTO
  • Bizú que me ajudou e espero que ajude vocês também. :)

    Fases da despesa pública: F E LI PA

    F ixação

    E mpenho - E de Execução (Início da fase de EXECUÇÃO das despesas)

    LI quidação

    PA gamento

  • Como faz para curtir 10 vezes o comentário do Mauro Almeida?

    Obrigada pela contribuição!

  • em li pa

  • Estágios da despesa pública:

    1° Empenho

    2° Liquidação

    3° Pagamento

    Arts. 58 ao 70 da Lei 4.320/64

  • O empenho é a etapa em que o governo reserva o dinheiro que será pago quando o bem for entregue ou o serviço concluído. Isso ajuda o governo a organizar os gastos pelas diferentes áreas do governo, evitando que se gaste mais do que foi planejado.

    Já a liquidação é quando se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente ou que a etapa da obra foi concluída como acordado.

    Por fim, se estiver tudo certo com as fases anteriores, o governo pode fazer o pagamento, repassando o valor ao vendedor ou prestador de serviço contratado.

    Fonte: Portal da Transparência - "Execução da despesa pública". Disponível em https://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/execucao-despesa-publica#:~:text=Significa%20realizar%20as%20despesas%20previstas,%3A%20empenho%2C%20liquida%C3%A7%C3%A3o%20e%20pagamento., acessado em 22/02/2022.

    Essa é a lógica dos arts. 58 a 70 da Lei n. 4.320/64.

  • LEMBRAR:

     Estágios da Receita:

    1 - Previsão

    2 - Lançamento

    3 - Arrecadação

    4 - Recolhimento

     Estágios da Despesa:

    5 - Fixação

    6 - Empenho

    7 - Nota de empenho (ou não)

    8 - Liquidação

    9 - Emissão da ordem de pagamento

    10 - Pagamento