SóProvas


ID
503299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

De acordo com a teoria piagetiana, a assimilação e a acomodação são dois aspectos complementares do processo de construção do conhecimento. A criança assimila um objeto e acomoda um esquema. Assimila um objeto dentro de um esquema já dominado e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia do desenvolvimento

    Assimilação:
     Processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vê/ouve coisas novas), ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.


    Acomodação: Acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, isto é, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Diante deste impasse, restam apenas duas saídas - ou criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam  numa mudança na estrutura cognitiva. 

    Equilibração: Trata, de uma maneira geral, de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e, assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
  • O objeto não é alterado por ser assimilado; apenas integrado no campo das estruturas. Na acomodação você já conseguiu o conhecimento.

  • Pelo que a lu leal postou, a resposta seria a Errado, uma vez que não necessariamente precisa haver a criação de um novo esquema. Outra coisa que estaria errada é assimilar um objeto que já está no esquema, não! Se já está no esquema, então não precisa ser assimilado.

  • CERTA. DE ACORDO COM O MATERIAL DE APOIO DA PROFESSORA FABIANA, DO PEDAGOGIA PARA CONCURSOS: “Para Piaget, o processo de conhecer promove um desequilíbrio com aquilo que já possuímos/sabemos, e já está estabelecido entre sujeito e objeto, desencadeando primeiramente um processo de assimilação e posteriormente acomodação, ou seja, as modificações sofridas pelo sujeito em função da assimilação desencadeada. Resultando em um equilíbrio, ou conhecimento novamente, sendo esse processo vivenciado por toda a vida da pessoa”. (SILVA, 2017, p.6)