SóProvas


ID
5035489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca da contaminação dos solos e dos aquíferos, julgue o item a seguir.


O nitrogênio dissolvido na forma iônica de nitrato é um dos contaminantes mais comuns das águas subterrâneas, o que é consequência, principalmente, das atividades agrícolas e do lançamento de esgotos no solo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    O nitrato, devido a sua grande capacidade de lixiviação, é comumente encontrado em águas subterrâneas. Em áreas de uso intenso de fertilizantes químicos ou dejetos animais a concentração de nitrato é significativa, podendo em alguns casos atingir níveis próximo a 500mg/L de NO3-1. Efluentes industriais são importantes fontes pontuais de poluição por nitrato.

    Fonte: https://www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/eco/nitrato.html

  • O produto é oriundo principalmente da lixiviação de fertilizantes e portanto, não vejo a possibilidade significativa de atrelá-lo a lançamentos de esgotos.

    Questão pra mim, Errada.

  • As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, eletroeletrônicas, alimentícias, galvanoplastias, curtume, etc.; atividades minerárias que expõem o aqüífero; sistemas de saneamento “in situ”; vazamento das redes coletoras de esgoto; o uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes; bem como a irrigação que pode provocar problemas de salinização ou aumentar a lixiviação de contaminantes para a água subterrânea; e outras fontes dispersas de poluição.

    Um indicador de poluição difusa de água subterrânea é o nitrato. Sua origem está relacionada a atividades agrícolas e esgotos sanitários. 

    fonte: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/informacoes-basicas/poluicao-das-aguas-subterraneas/