-
gaba D
No português, as orações coordenadas e subordinadas são tipos de orações em que existem (ou não) relações sintáticas.
Vale lembrar que a sintaxe é a parte da gramática que estuda a função das palavras nas orações.
Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes.
Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
Aquelas pessoas vieram para ficar,
trouxeram roupas e comidas,
já que sabiam da longa espera.
pertencelemos!
-
Assertiva D
Aquelas pessoas vieram para ficar, trouxeram roupas e comidas, já que sabiam da longa espera. = Duas orações coordenadas e uma subordinada
-
JÁ QUE -> CAUSAL(ORAÇÃO SUBORDINADA)
-
CUIDADO!
Questão com gabarito incorreto.
Os comentários nesta questão em unanimidade são incautos, infundados e perniciosos aos discentes iniciantes nos estudos de língua portuguesa. Esses comentadores da plataforma, à caça a todo custo de curtidas e servindo-se de nenhum embasamento sólido, apenas testificam o gabarito da banca sem se permitirem ao mais vago trabalho de inspecionar adequada e corretamente a estrutura. Necessitam de parar a propalação desses ensinamentos incorretos.
De toda maneira, agora à estrutura:
"Aquelas pessoas vieram para ficar, trouxeram roupas e comidas, já que sabiam da longa espera."
1ª oração: "Aquelas pessoas vieram" = oração principal em relação à segunda;
2ª oração: "para ficar" = oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo;
3ª oração: "trouxeram roupas e comidas" = oração coordenada justaposta e principal em relação à quarta;
4ª oração: "já que sabiam da longa espera" = oração subordinada adverbial causal.
À vista do demonstrado, infere-se que existem duas orações subordinadas e duas principais (uma delas é, concomitantemente, coordenada e principal em relação à seguinte). O único gabarito plausível é alternativa B.
-
Para que diminuir aqueles que tentam? Ivo Lucas e Shelking se acham demais.
-
Venho apenas demonstrar minha total concordância com o exposto pelo colega Sr. Shelking. Infelizmente não são poucos os colegas que, diante da necessidade premente de demonstrar um domínio inexistente da linguagem, cometem grosseiros equívocos ao comentar a totalidade das questões disponíveis na plataforma.
Sem citar nomes de usuários aqui presentes, já fui tanto xingado publicamente como ameaçado em privado, unicamente pelo fato de que esses "alunos" não querem seus erros apontados, demonstrando não só a falta de abertura para com a autocorreção, como também a falta de preocupação com os erros perpetrados diante de outros estudantes.
Acredito que meu "modus operandi", diga-se, similar ao do Sr. Shelking, em nada desrespeita os indivíduos citados, mas sim é uma forma de respeito aos estudantes que aqui, na sessão de comentários, buscam subterfúgio diante da complexidade da língua portuguesa.
Dito isso, a questão encontra-se incorreta, e os comentários presentes apenas vão ao encontro do exposto pela banca.
"(1)Aquelas pessoas vieram (2)para ficar, (3)trouxeram roupas e comidas, (4)já que sabiam da longa espera."
Temos em verdade quatro orações, respectivamente oração principal em relação à segunda, oração subordinada adverbial final, oração coordenada justaposta e principal em relação à quarta e oração subordinada adverbial causal.
Questão sem gabarito.
-
estão corretos o sr. Shelking e Ivan pois estamos aqui ( pelo menos eu estou) para aprender. Conteúdo errado apenas atrapalha e dificulta a aprendizagem daqueles que querem assimilar o conteúdo.
-
Eu não acho que os colegas que criticaram os comentários se acham ou querem aparecer. A até entendo que a crítica foi dura e com uma certa razão nessa dureza. Eu também marquei o gab d, mas os comentários deles me ajudaram porque tem um conectivo entre as orações que eu me passei, só enxergando apenas o "já que". Eu já fui no privado de estudantes alertar sobre comentários errados e eles até reconheceram o erro e corrigiram. Mas nós como seres humanos não lidamos muito bem com críticas, né?
-
Eu já me dei conta de que nem todos os comentários das questões são dignas de confiança
-
Loucura total essa questão.
Aquelas pessoas vieram para ficar (oração subordinada adverbial final, já que não tem sentido completo e depende da oração principal), trouxeram roupas e comidas (não é oração coordenada aditiva uma vez que não contém verbo após o "e", é somente a oração principal), já que sabiam da longa espera (oração subordinada adverbial causal, já que não tem sentido completo.)
Bem, a comperve cobra questões nesse estilo.
-
Quem veio, veio para alguma coisa. Acho que queria um OI do verbo VIERAM, pois o ficar é verbo nominal que pode ser transformado em substantivo.
-
"JÁ QUE" é conjunção CAUSAL = oração SUBORDINADA adverbial causal
-
não é questão de diminuir ou se achar, mas sim uma crítica ao mercantilismo e mendigação de likes que está se tornando este site. os outrora colegas de estudo se tornaram vendedores de conteúdo e estão visando apenas ao lucro em vez de se preocupar com o aprendizado dos demais. parabéns aos que se pronunciaram, e aos que insistem em querer vender resumos, conteúdo, vídeos etc... cabe aqui o questionamento. JÁ DEU CERTO PRA VCS? pq se foi testado e aprovado OK. se não, é só mais um conteúdo sem comprovação que não vale o investimento.
-
Gabarito da banca: LETRA D.
Gabarito do professor: ANULADA.
Aquelas pessoas vieram para ficar, trouxeram roupas e comidas, já que sabiam da longa espera.
O período acima apresenta QUATRO ORAÇÕES, diferentemente do que propõe a banca. Analisemos:
De acordo com os melhores gramáticos, sabemos o número de orações em um período pelo número de verbos. Por exemplo: na frase "Ele é um homem rico", só temos um verbo. Logo, só temos uma oração!
Partindo dessa premissa, vejamos quantos verbos existem na frase do enunciado:
"Aquelas pessoas vieram para ficar, trouxeram roupas e comidas, já que sabiam da longa espera."
Os termos "vieram", "ficar", "trouxeram" e "sabiam" são verbos porque exprimem ações. Vejamos o conceito de verbo:
Verbo: termo que exprime, por flexões diversas, uma ação ou um estado que apresentam as pessoas, animais ou coisas de que se fala. Exemplos:
- "João abriu a geladeira." (aqui, o verbo exprime uma ação)
- "Minha geladeira está cheia." (aqui, o verbo exprime um estado)
A passagem "Aquelas pessoas vieram" é considerada ORAÇÃO PRINCIPAL em relação ao segmento "para ficar".
Já o segmento "para ficar" é classificada como uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL FINAL REDUZIDA DE INFINITIVO (expressando ideia de FINALIDADE). A forma desenvolvida dessa oração seria "para que ficassem".
Por sua vez, a passagem "trouxeram roupas e comidas" consiste em uma ORAÇÃO PRINCIPAL em relação ao segmento "já que sabiam da longa espera". Cabe dizer que essa oração ("trouxeram roupas e comidas") imprime uma ideia de adição em relação ao trecho anterior (Aquelas pessoas vieram para ficar).
Por último, mas não menos importante, o segmento "já que sabiam da longa espera" consiste em uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL (expressando ideia de CAUSA), uma vez que ele é iniciado pela conjunção causal "já que".
Dessa forma, temos duas orações coordenadas (sintaticamente independentes) e duas orações subordinadas (sintaticamente dependentes).
FONTE: PROF. JOHN CARNEIRO-TECCONCURSOS