-
[GABARITO: ERRADO]
O planejamento de recursos humanos fornece insumos para o planejamento estratégico em termos de competências e dimensionamento da força de trabalho, no entanto a alocação de recursos e as definições quanto à estrutura organizacional dependem do planejamento de recursos humanos.
-
Gab: ERRADO
Pensando pelo lado do planejamento estratégico, tático e operacional, já invalidamos a questão. Isso porque, ainda que cada área de planejamento seja focada em determinadas atividades e processos, a inter-relação e a sinergia das equipes multifuncionais devem ser dependentes e desenvolvidas em constante interação.
Sendo assim, para que o setor estratégico elabore os objetivos e as metas organizacionais, deve-se conhecer os aspectos e as habilidades humanas disponíveis no nível tático e esta, por sua vez, subsidiar o nível operacional para que a execução desse planejamento seja possível. Portanto, gabarito errado.
Erros, mandem mensagem :)
-
Todos os níveis estratégicos estão interligados dependendo um do outro para alcance dos objetivos.
-
Conforme explica Chiavenato, “o planejamento estratégico de GP é um processo de várias decisões convergentes a respeito dos talentos e das competências necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período. Trata-se de definir com antecipação quais são as características da força de trabalho necessárias para a realização da ação organizacional futura.”
O Planejamento Estratégico de Recursos Humanos (Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas) será baseado na estratégia organizacional. Sendo assim, o Planejamento Estratégico de Recursos Humanos deverá levar em consideração o planejamento estratégico da organização (como um todo). Ele deve considerar tanto o contexto interno da organização quanto o ambiente externo.
Logo, entende-se que o Planejamento Estratégico - o que inclui a alocação de recursos e as definições quanto à estrutura organizacional - é uma atividade que está intimamente relacionado à atividade de planejamento de recursos humanos.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 4ª edição. Barueri, Manole: 2014. p.72
PDF Estratégia Concursos
-
-
O planejamento de recursos humanos fornece insumos (materiais) para o planejamento estratégico em termos de competências e dimensionamento da força de trabalho, no entanto a alocação de recursos e as definições quanto à estrutura organizacional independem do planejamento de recursos humanos.
Errado, considerando-se que o planejamento de RH é quem tem informações sobre as competências e a força de trabalho, e que esses dados influenciam diretamente na estrutura e na alocação de recursos dentro da organização, percebe-se que o planejamento de RH também influencia as definições sobre alocação de recursos e estrutura organizacional.
“Tudo isso nos leva ao próximo componente que é a própria gestão de pessoas, que tem de ser estratégica e, portanto, integradas com as demais áreas da organização”
ARAUJO, L.C.
Fonte: Tecconcursos.