SóProvas


ID
5036410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

Alternativas
Comentários
  • ✅Correta.

    Modelo PATRIMONIAL = Predominou até 1930, originário das monarquias europeias, irresponsabilidade do governante/Estado, ausência da participação social na gestão pública, Estado era usado como uma extensão das posses monarcas, era desorganizado, confusão entre público e privado, não existiam carreiras administrativas, falta de profissionalização, cargos eram vistos como bens pessoais que conferem status, nepotismo e corrupção são típicos desse modelo.

    Modelo Burocrático = Revolução de 30, era Vargas, foi idealizado por Max Weber, separação entre bem público e privado, combate à corrupção e ao nepotismo, apoiada na MERITOCRACIA, IMPESSOALIDADE, profissionalização (criação de carreiras administrativas), é um modelo RACIONAL-LEGAL, buscou combater as práticas do modelo patrimonial.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Erros? Só avisar!!

    É importante para a sua caminhada AMAR o que faz. Bons estudos e GARRAAA!!!!!!

  • CERTO

    Para que a questão seja respondida corretamente, basta conhecermos as características do modelo patrimonial e burocrático de administração.

    O modelo patrimonial era marcado por desorganização, confusão entre o patrimônio público e particular, ausência de impessoalidade na tomada de decisões e uso do aparelho do Estado, assim como a escolha dos ocupantes aos cargos públicos segundo critérios pessoais, como amizade e parentesco.

    O modelo burocrático surge, dentre outras razões, para combater os muitos problemas decorrentes do patrimonialismo e para isso pauta a ação segundo critérios de mérito e impessoalidade, contrastando, portanto, com o modelo anterior, o patrimonial.

  • Gab: CERTO

    • Foi para essa finalidade que a Burocracia nasceu, para contrastar, ou seja, confrontar e contrapor o modelo patrimonialista. Perceba, então, que a burocracia foi benéfica justamente para quebrar a informação de que os bens do povo eram também os bens do soberano (dando base para o individualismo), com isso, a meritocracia e a impessoalidade foram um dos traços mais enfáticos desse modelo.

    Apesar de ter sido disfuncional ao longo do tempo, a burocracia proporcionou à Administração Pública muitos benefícios que até hoje são tangíveis. Com isso, gabarito certo.

    ---------

    Baixe agora mesmo sua amostra: Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Certo

     “Patrimonialismo é um conceito desenvolvido pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), no fim do século XIX, e aplicável tanto à disciplina de história quanto à sociologia. Esse conceito tem o objetivo de compreender um modo específico de dominação, ou de poder, que atinge as esferas econômica e sociopolítica. Como o próprio termo indica, patrimonialismo deriva das palavras patrimônio e patrimonial e pode ser definido como uma concepção de poder em que as esferas pública e privada confundem-se e, muitas vezes, tornam-se quase indistintas. Assim sendo, um líder político é qualificado como patrimonialista quando, ao assumir um cargo na esfera pública (o de governador, por exemplo), acaba “instrumentalizando”, isto é, criando mecanismos de controle, a estrutura estatal para satisfazer as suas necessidades pessoais, ou seja, privadas.”

    O “individualismo metodológico” é ao mesmo tempo um método heurístico e uma postura intelectual. Ele sustenta que qualquer explicação adequada sobre o mundo social deve estar baseada no indivíduo – em seus objetivos, suas concepções, suas ações, suas escolhas, isto é, em seu comportamento real – e não sobre instituições sociais ou padrões regulares de interação, simbolizados por categorias coletivas e abstratas tais como as Classes, o Estado, o Partido, o Sindicato, etc. 

    (Elster, 1994, p. 29 citado por Codato, 2012)

    Segundo Costa & Rocha (2018):

    Os princípios de legalidade, impessoalidade, regras formais e universais devem orientar não só a ação dos funcionários do Estado, mas igualmente a estruturação das carreiras públicas, ou seja, os processos de recrutamento, promoção, avaliação e controle dos atos e omissões dos membros do aparato estatal. Secchi (2009) destaca a relação do profissionalismo com o mérito, no modelo burocrático, ou seja, o caráter meritocrático na criação de uma hierarquia de competências.

  • Para acertar a questão basta saber o que é "Contraste".

    "O que sinaliza a oposição ou a distinção entre coisas ou pessoas, quando comparadas: contraste entre a sombra e a luz."

  • Administração pública Patrimonialista

    (Bresser _Pereira),patrimônio significa “a incapacidade ou relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados”. Os cargos eram todos de livre nomeação, concedendo-lhes parcelas de poder diferenciadas, de acordo com seus critérios pessoais de confiança.

    Patrimonialismo: apóia-se não só na tradição, mas também no domínio de escravos, servos, colonos de forma que seu arbítrio é muito maior do que o senhor patriarcal.

    Administração pública burocrática

    Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista.

    Atuação do Estado burocrático:

    • Manter a ordem;

    • Administrar a justiça;

    • Garantir contratos e propriedades;

    • Ela trouxe novos conceitos à administração pública dentre eles: a separação entre a coisa pública e a privada, cujos pilares são o caráter legal das normas e dos procedimentos. Caracterizava - se como uma forma superior de organização capaz de organizar de modo eficiente e em grandes escalas a atividade administrativa;

    • Racionalidade formal presente em aparelhos como contábil e o burocrático. Implica em regras, hierarquias, especialização, treinamento.

    GABA certo

  • Contraste==OPOSTO

  • O patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nele não havia distinção entre a administração de bens públicos e bens particulares: tudo que existia nos limites territoriais de seu "reinado" era tido como domínio do soberano, que podia utilizar livremente os bens sem qualquer prestação de contas à sociedade.

    Para Maria Sylvia Di Pietro (2015), "Era a época das monarquias absolutas, em que todo o poder pertencia ao soberano; sua vontade era a lei...o rei não podia ser submetido aos tribunais, pois seus atos se colocavam acima de qualquer ordenamento jurídico".

    Principais características administração patrimonialista:

    • Confusão entre a propriedade privada e a propriedade pública;

    • Impermeabilidade à participação social-privada;

    • Endeusamento do soberano;

    • Corrupção e nepotismo;

    • Caráter discricionário e arbitrário das decisões;

    • Ausência de carreiras administrativas;

    • Desorganização do Estado e da Administração;

    • Cargos denominados prebendas ou sinecuras;

    • Descaso pelo cidadão e pelas demandas sociais;

    • Poder oriundo da tradição/ hereditariedade.

    Fonte: Administração Pública, 8ª edição, p86, Augustinho Paludo.

    Qualquer erro avise-me.

  • Gab. Certo

    Algumas das características da Burocracia: poder racional-legal, profissionalização, hierarquia, impessoalidade, meritocracia e formalismo.

    Impessoalidade nas relações: nas organizações burocráticas, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas é feita de forma impessoal; as pessoas são consideradas apenas pelos cargos ou funções que exercem, e os subordinados não obedecem a uma determinada pessoa, mas ao ocupante do cargo.

    Competência técnica e meritocracia: nas organizações burocráticas, a contratação de pessoal se dá mediante critérios racionais de competência ou classificação em concursos (e não segundo critérios pessoais) e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.

  • Traços culturais como o patrimonialismo e o individualismo contrastam com a burocracia profissional pautada pela impessoalidade e pelo mérito.

    GAB: certo

    o patrimonialismo (é ausência de mérito e de carreiras administrativas)

    .e o individualismo (o cargo pertence ao individuo, portanto vitalício também chamado de prebendas ou sinecuras;)

    com a burocracia profissional pautada pela

    impessoalidade(o cargo não é da pessoa)

    e pelo mérito( combater o nepotismo e corrupção contratação era pelo profissionalismo do individuo ,ou seja, o mérito de ocupar o cargo)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre modelos teóricos de administração.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A administração pública evoluiu por meio dos modelos: patrimonialista, burocrático, gerencial e societal. Diante disso, vamos a uma breve contextualização do modelo de administração pública.

    O Estado patrimonial (patrimonialismo) foi o primeiro modelo de administração pública e sua principal característica é a confusão entre bem público e bem pessoal, pois neste modelo tudo que pertencia ao Estado, pertencia ao príncipe também. Lado outro, na burocracia há clara distinção entre bem público e privado.

    Deste modo, segundo o PDRAE (1995), a Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. (apud PALUDO, 2013, pág. 63). (Grifo nosso.).

    Ante o exposto, a questão está CORRETA, uma vez que o modelo burocrático surge para combater traços culturais como o patrimonialismo e, consequentemente, o individualismo.

    A burocracia profissional é pautada pela impessoalidade e pelo mérito, segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) o modelo burocrático surge com a finalidade de combater o nepotismo e a corrupção que características marcantes no modelo patrimonialista.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • contrastam = oposição;

  • Contraste==OPOSTO

  • contraste:oposto.