-
Certo
Desde 1996, o Banco Mundial tem publicado os indicadores de governança mundial (Worl-dwide Governance Indicators — WGI), que medem seis dimensões de governança:
1. Voz e Responsabilização;
2. Estabilidade Política;
3. Eficácia do Governo;
4. Qualidade Regulatória;
5. Estado de Direito; e
6. Controle da Corrupção.
Segundo Kaufmann, Kraay e Zoido-Lobatón (1999), esses indicadores têm por objetivo medir percepções subjetivas acerca da qualidade da governança em diferentes países. Essas seis dimensões (ou indicadores agregados) combinam os pontos de vista de um grande número de empresas, cidadãos e especialistas, sobre a qualidade de governança em países industrializados e em desenvolvimento (Kaufmann, Kraay e Mastruzzi, 2009; Gaygizis, 2013; Banco Mundial, 2014).
Por meio desses indicadores “medem-se aspectos importantes dos países, como: participação dos cidadãos na seleção de seu governo, a liberdade de expressão, a estabilidade política e a ausência de violência/terrorismo, entre outros não menos importantes” (Jacques, Vicente e Ensslin, 2013:2).
Fonte: Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 50(5):721-744, set./out. 2016 - Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rap/v50n5/0034-7612-rap-50-05-00721.pdf
-
fonte: http://info.worldbank.org/governance/wgi/#doc
6 indicadores globais de governança pública:
- Voz e Responsabilização (Accountability)
- Qualidade regulatória (Qualidade do Marco Regulatório)
- Estabilidade política e ausência de violência
- Efetividade governamental
- Controle da corrupção
- Obediência à lei. (Rule of Law)
-
Tá mais com cara de requisitos de governabilidade, mas...
-
Gab: CERTO
eeeeeeeee... errei. kkkkk
Li muito rápido e taquei errado. Achei que a palavra "responsabilização" estava se referindo à accountability.
:(
-
Certo
Inovação. Não identifiquei nenhuma questão anterior do CEBRASPE sobre o assunto Vamos analisar com calma.Ao que tudo indica, pela primeira vez, o CEBRASPE está cobrando o Worldwide Governance Indicators (WGI). Em uma tradução livre, os indicadores de governança mundial.
Segundo o Banco Mundial, são indicadores de governança mundial:
- Voice and Accountability
- Political Stability and Absence of Violence
- Government Effectiveness
- Regulatory Quality
- Rule of Law
- Control of Corruption
Como não temos histórico da banca sobre o tema, não consegui ainda identificar a obra utilizada pela banca para fundamentar a questão.
Provavelmente, o autor utilizado traduziu “Accountability” como responsabilização e governança mundial como governança pública. Portanto, acredito que a banca considerará o enunciado como correto.
Esse é o tipo de questão imprevisível. Existem dezenas de modelos de referência sobre governança, sendo de cada um deles traz princípios e indicadores específicos.
Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-comentado-tce-rj-administracao-publica/
-
Esta questão foi anulada pela banca.
-
Para mim a assertiva está errada.
Os indicadores da governança pública preconizados pelo Banco Mundial são:
- Voz e Responsabilização
- Estabilidade Política
- Eficácia do Governo
- Qualidade Regulatória
- Estado de Direito e
- Controle da Corrupção.
Ausência de violência, que consta na assertiva, não é indicador, mas sim definido como um aspecto medido pelos indicadores, como definem Jacques, Vicente e Ensslin:
"Por meio desses indicadores “medem-se aspectos importantes dos países, como: participação dos cidadãos na seleção de seu governo, a liberdade de expressão, a estabilidade política e a ausência de violência/terrorismo, entre outros não menos importantes” (Jacques, Vicente e Ensslin, 2013:2)."
Amavilah (2009), cita que o indicador Estabilidade Política mede a percepção do risco de um governo ser desestabilizado ou deposto por meios inconstitucionais ou violentos, incluindo violência politicamente motivada ou terrorismo.
Meu embasamento foi no artigo "Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics", publicado na Revista de Administração Pública — Rio de Janeiro, set./out. 2016 (páginas 7, 8 e 10)
Link:https://www.scielo.br/pdf/rap/v50n5/0034-7612-rap-50-05-00721.pdf
-
Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF
______________________________________________________________
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.
https://go.hotmart.com/W44743476R?src=QC
-
Justificativa da banca:
O fato de terem sido separados os termos “estabilidade política” e “ausência de violência” prejudicou o julgamento objetivo do item >> DEFERIDO COM ANULAÇÃO
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
ESPERO TER AJUDADO!!!
- Seja constante essa é a única formula do sucesso.