SóProvas


ID
5040616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a governança, governabilidade e accountability, julgue o item subsecutivo.


Governabilidade refere-se tanto à gestão de instituições governamentais quanto a mecanismos formais não governamentais e seus efeitos sobre a conduta das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O enunciado mistura os conceitos de governabilidade e governança, por isso está errado. A governança (e não a governabilidade) refere-se tanto à gestão de instituições governamentais, quanto instituições não governamentais.

    Vale relembrar que os mecanismos de governança são constituídos para mitigar os efeitos da assimetria de informação entre agente e principal (conflito de agência), isto é, pretendem influenciar a conduta do agente para que ele atue de acordo com os interesses do principal

    FONTE: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-comentado-tce-rj-administracao-publica/

  • Deixei de errar quando fiz a seguinte separação:

    Governabilidade: Legitimidade ---> RIMA

    Governança: é o "jogo de cintura" que a pessoa tem no comando

    Então a questão fala em gerir instituições pra gerir algo a pessoa não precisa de legitimidade, só precisa fazer acontecer.

    GOVERNANÇA: FAZER ACONTECER, HABILIDADE DE GOVERNAR...

    Fonte: (RODRIGO. 2021)

  • Cuidado pra não confundir.

    GOVERNANÇA: diz respeito à capacidade do governo de formular e implementar as suas políticas, isto é, trata-se da competência de praticar as decisões tomadas. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido técnico.

    GOVERNABILIDADE: refere-se à legitimidade do governo, vale dizer, envolve as relações entre os poderes, o sistema partidário, o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação e a aprovação do governo perante a sociedade. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido político.

    Ou seja, a capacidade de tornar efetivas as decisões do governo refere-se à governança, enquanto a capacidade política, resultado da legitimidade do gestor público, refere-se à governabilidade.

    ACCOUNTABILITY: diz respeito ao conjunto de regras, ferramentas e procedimentos que levam os gestores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações. Vale dizer: é todo o mecanismo envolvido na prestação de contas e responsabilização dos agentes públicos.

  • Governabilidade -> legitimidade para governar;

    Governança -> capacidade de implementar políticas públicas;

    Accountability -> prestação de contas / transparência.

  • ❌Errada

    Governabilidade = Exercício do poder e de legitimidade do Estado. É a capacidade política de governar.

    Governança = Mais amplo que o conceito de governabilidade. Capacidade administrativa de EXECUTAR as políticas públicas.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos.

  • Complemento :

    →GOVERNANCAAdministrar,gestão (gerar desenvolvimento )

    →GOVERNABILIDADEPODER,legitimidade ,harmonia entre os três poderes e a sociedade .

    →Accoutabilitty: PRESTAÇÃO de contas → O conceito de accountability foi inicialmente estudado por Frederic Mosher, citado por Campos (1990), nos anos de 1980, como sinônimo de responsabilidade objetiva ou a obrigação de uma pessoa ou de uma organização de responder perante outra pessoa por alguma coisa.

  • Gab: ERRADO

    Outras que ajudam! Veja que são de 3 anos diferentes, mas com os mesmos peguinhas. NÃO CAIA MAIS! Visualize e relacione as cores aos conceitos.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2011 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: EBC Prova: CESPE/ CEBRASPE - EBC - Técnico Administração

    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública. Governança e Governabilidade são conceitos distintos, contudo fortemente relacionados, até mesmo, complementares. O primeiro refere-se às condições substantivas de exercício do poder e de LEGITIMIDADE do Estado; O segundo representa os aspectos instrumentais do EXERCÍCIO do poder, ou seja, a capacidade do Estado de formular e implementar políticas públicas.

    • ERRADO, pois de acordo com as cores, os conceitos estão totalmente invertidos.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2012 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: ANCINE Prova: CESPE - ANCINE - Técnico em Regulação

    Acerca do modelo de administração pública gerencial, julgue o item subsecutivo. Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões.

    • CERTO - palavras-chave de governança - capacidade, implementar políticas, GESTÃO, EXECUÇÃO.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Ano: 2013 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: TCU Prova: CESPE/ CEBRASPE - TCU - ACE

    Com relação à governança, julgue o item abaixo. Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a Governança implica a capacidade governamental de realizar/executar políticas e a promoção da accountability.

    • ERRADO, o conceito é de governança, mas a questão erra ao citar que é resultante da legitimidade, o correto seria da GESTÃO - palavras-chave de governabilidade - legitimidade, poder de governar.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    Erros, mandem mensagem :)

  • Errado

    O enunciado mistura os conceitos de governabilidade e governança, por isso está errado. A governança (e não a governabilidade) refere-se tanto à gestão de instituições governamentais, quanto instituições não governamentais.

    Vale relembrar que os mecanismos de governança são constituídos para mitigar os efeitos da assimetria de informação entre agente e principal (conflito de agência), isto é, pretendem influenciar a conduta do agente para que ele atue de acordo com os interesses do principal.

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-comentado-tce-rj-administracao-publica/

  • - A governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes

  • GOVERNANÇA: Capacidade de Administrar, implementar, ser eficiente (reduzir custos), eficaz (alcançar objetivos), efetivamente (beneficiar a sociedade).

    GOVERNABILIDADE: Capacidade de tomar decisões, representar os interesse do cidadão/sociedade, legitimidade, poder, capacidade política.

    ACCOUNTABILITY: Responsabilização do servidor perante a sociedade (executar corretamente o trabalho), transparência, prestação de contas (dos resultados).

    Fonte: Aula de Administração Pública professora Giovanna Carranza.

  • Governança: É a capacidade de ADMINISTRAR, EXECUTAR, IMPLEMENTAR de maneira eficiente, eficaz e efetiva as políticas públicas.

    Governabilidade: Está relacionado com o poder de LEGITIMIDADE, capacidade de tomar decisões, influenciar e de representar interesses da sociedade.

    Accountabilitty: É o processo de responsabilização e da prestação de contas.

    Accountabilitty Vertical: Envolve o cidadão.

    Accountabilitty Horizontal: Envolve as instituições públicas.

    Accountabilitty Societal: Envolve as instituições privadas.

  • (Governança) refere-se tanto à gestão de instituições governamentais quanto a mecanismos (informais) não governamentais e seus efeitos sobre a conduta das pessoas.

  • errada

    Governabilidade: LEGITIMIDADE do governo.

    Governança: CAPACIDADE de governo - capacidade técnica.

    A governança é a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas políticas, ou seja, os aspectos adjetivos/ instrumentais da governabilidade.

    A governança refere-se tanto à gestão de instituições governamentais, quanto instituições não governamentais. Mecanismos de governança: mitigar os efeitos da assimetria de informação entre agente e principal.

    Princípios fundamentais da Governança:

    Transparência (Disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigiloso.

    Equidade (Fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente.

    Prestação de Contas (Accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma população.

    Conformidade (Compliance): é a garantia da regularidade de que as informações preparadas pelas empresas obedecem às leis e aos regulamentos vigentes, representando a realidade da atividade empresarial.

  • A governabilidade refere-se às condições sistêmicas do exercício do poder e envolve características do sistema político e do sistema partidário, ou seja, é o poder para governar, dada a legitimidade democrática do governo e o apoio com que conta na sociedade civil.

    Por outro lado, a Governança é a capacidade de governar, capacidade de decidir e de implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Ela não está relacionada à necessidade de transparência e de prestação de contas.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois inverteu os conceitos, uma vez que mecanismos não governamentais e seus efeitos sobre as pessoas é característica dos processos de governança.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • (ERRADO)

    Governabilidade NÃO COMBINA com gestão

  • QUESTÃO ERRADA- Governabilidade refere-se tanto à gestão de instituições governamentais quanto a mecanismos formais não governamentais e seus efeitos sobre a conduta das pessoas.

    _____________

    Conforme Rosenau (2000) ,  “Governança é um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também mecanismos informais, de caráter não-governamental, que fazem com que as pessoas e as organizações dentro da sua área de atuação tenham uma conduta determinada, satisfaçam suas necessidades e respondam às suas demandas”

  • Governabilidade (maior número de letras- tem um sentido mais amplo-, é o exercício do poder político)

    Governança ( menor número de letras- tem um sentido mais restrito, é um braço instrumental da governabilidade-, Capacidade de admnistrar/ implementar políticas públicas.)

  • Gab.: Errado

    Governabilidade: capacidade política de governar, legitimidade do Estado tomar decisões, equilíbrio entre forças políticas de oposição e de situação.

    Governança: capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas. Envolve estruturas, funções a atividades político-administrativas, sociais e legais, para assegurar que os resultados sejam alcançados e atendam aos cidadãos.

    Uma boa Governança fortalece a legitimidade do Governo e aumenta a sua Governabilidade.

    fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo - Capítulo 6.

  • Pessoal, falou em gestão de instituições, está falando de governança.

    Você só faz a gestão daquilo que esta sob sua posse ou responsabilidade.

    Governabilidade passa mais uma ideia de relacionar-se entre iguais (Poderes, mídia, sociedade). Afinal, nenhum dos envolvidos na governabilidade está sob o domínio do outro. Eles se equilibram para atingir objetivos próprios.

    Associe governança ao que acontece nas empresas privadas.

  • Para alguns autores...

    Governabilidade consiste no poder que um governo possui para governar, que advém de sua legitimidade democrática e do apoio (legitimidade política) que esse governo possui da sociedade civil.

    Governabilidade se refere às condições do ambiente político em que se efetivam as ações do sistema de governança, que podem gerar legitimidade das ações empreendidas, credibilidade e imagem pública positiva .

    Governabilidade refere-se ao poder político em si, que deve ser legitimo e contar com o apoio da população e de seus representantes.

    Governabilidade é formada pelo binômio: legitimidade democrática do Estado + legitimidade política do Governo.

  • Governabilidade ->capacidade política

    Governança -> capacidade técnica

  • Tava bom, era para melhorar, mas parece que piorou...

    Em 20/09/21 às 21:26, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 11/05/21 às 12:39, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 23/04/21 às 21:09, você respondeu a opção E. Você acertou!

  • GOVERNABILIDADE -> Legitimidade p/ exercer o Poder

    GOVERNANÇA -> Capacidade Administrativa e Técnica em sua gestão

    ACCOUNTABILITY -> Dever de prestar contas

    A questão trouxe características da governança e disse que era da governabilidade.

    Gabarito: ERRADO

  • governabilidade não é gestão, todavia uma boa gestão PODE , não é deve, levar a uma boa governabilidade

  • Falou em gestão é governança.

  • Governabilidade é uma capacidade POLÍTICA de governar derivada da relação de legitimidade do Estado com a sociedade. A não governabilidade advém da falta de apoio popular e político. (Bresser Pereira).

    ______________________________________________________

    CESPE: Governabilidade diz respeito à legitimidade de determinado governo, à sua capacidade política de governar. Governança é a capacidade administrativa de executar as políticas públicas. Um governo pode ter legitimidade para governar, enquanto, simultaneamente, é desorganizado ao ponto de não conseguir implementar suas políticas. Nesse caso, haveria governabilidade, mas não governança