-
Errado
De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU, as 4 dimensões da auditoria operacional são, (4Es):
ECONOMICIDADE,
EFICIÊNCIA,
EFICÁCIA e
EFETIVIDADE.
equidade não faz parte dos 4Es!
CUIDADO: as NAG incluem equidade no contexto da auditoria operacional, pois o item 1102.1.2 fala em "critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além de aspectos de legalidade"
Se a questão mencionar 4Es, ela quer os 4Es do Manual do TCU, não os vários critérios da NAG
-
Auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública (Manual de Auditoria Operacional do TCU)
-
» Objetivos da Auditoria Operacional
• Avaliar as ações gerenciais e os procedimentos de processo operacional
• Emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade e efetividade (4Es!), procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados.
• Assessoramento ao gestor.
Resposta: E
-
ISSAI 300 – Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional
O principal objetivo da auditoria operacional é promover, construtivamente, a governança econômica, efetiva e eficaz. Ela também contribui para a accountability e transparência.
-
Auditoria operacional é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.
- economicidade;
- eficiência;
- eficácia;
- efetividade;
-
De fato, a ANOP aperfeiçoa a transparência, aliás, não apenas a ANOP, mas qualquer auditoria do setor público, pois, por meio da auditoria, a EFS contribui para o aumento da transparência e accountability das ações promovidas pelas partes responsáveis pela gestão dos recursos públicos.
Mas há dois erros aqui!
Primeiro que além de economicidade e eficiência, precisamos também considerar a efetividade. Então, é errado afirmar que a ANOP se limita à economicidade e eficiência.
O outro erro é que a ANOP pode ser exercida sobre vários objetos e não apenas sobre processos. Além de processos, a ANOP pode avaliar empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo, etc. Portanto, também é errado afirmar que a ANOP se limita a processos.
Resposta: Errado
-
De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca
do conceito de auditoria operacional adotado pelo Tribunal de Contas da União
(TCU).
Segundo as Normas de Auditoria do TCU, as auditorias
operacionais “objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas
e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de
promover o aperfeiçoamento da gestão pública.". (grifo nosso.)
Sendo
assim, é possível identificar que a afirmativa do enunciado está incorreta, especialmente
pela utilização do verbo limitar.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
"As auditorias operacionais podem examinar, em um mesmo trabalho, uma ou mais das principais dimensões de desempenho (economicidade, eficiência, eficácia e efetividade – os quatro Es)"
Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU - disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/A7/66/B6/33/9692671053455957F18818A8/BTCU_36_de_03_12_2020_Especial%20%20-%20Aprova%20a%20revis%C3%A3o%20do%20Manual%20de%20Auditoria%20Operacional..pdf, acessado em 04/02/2022