SóProvas


ID
5040949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao tratamento contábil a ser dado a itens do ativo intangível, julgue o item seguinte.


A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação anual de sua recuperabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Combinação de negócios:

    Valor pago na aquisição

    (-) Valor justo

    = Goodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura)

    CPC 01

    Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um:

    1. ativo intangível com vida útil indefinida
    2. ativo intangível ainda não disponível para uso
    3. ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios

    Gabarito: CERTO

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    GOODWILL:

    1) O que é o goodwill?

    (CESPE/SEBRAE/2011) Denomina-se goodwill o ágio por expectativa de rentabilidade futura. (CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Goodwill é um termo contabilístico usado para refletir a parte do valor de mercado de um negócio que não é diretamente atribuível aos seus ativos e passivos, contabilizado apenas em caso de uma aquisição.(CERTO)

    2) Como é determinado?

    (CESPE/MPU/2010) O ágio por rentabilidade futura (goodwill) é determinado pela diferença positiva entre a soma do valor da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida (mensurada a valor justo) e o valor justo dos ativos líquidos identificáveis na adquirida.(CERTO)

    3) Pode ser revertido? NÃO!

    (CESPE/SEDF/2017) Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda.(ERRADO)

    4) Pode ser Amortizado? NÃO!

    (CESPE/TCE-ES/2013) Se um ágio fundamentado em rentabilidade futura de uma coligada tiver sido reconhecido pela empresa investidora, o valor reconhecido deverá ser amortizado nas avaliações subsequentes.(ERRADO)

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Na aquisição de um investimento em controlada, o ágio como fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) é parte do valor contábil do investimento, vedada a sua amortização.(CERTO)

    5) Se for gerado internamente deve ser reconhecido? NÃO!

    (CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)

    (CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente.(CERTO)

    6) Deve-se realizar anualmente o teste de recuperabilidade? SIM!!!

    (CESPE/SEFAZ-RS/2018) Um ativo torna-se desvalorizado quando o valor contábil excede o valor recuperável. Nesse caso, o Pronunciamento Técnico n.º 01 (CPC-01) estabelece que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios deve ser testado a cada ANO.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) A substância econômica do ágio pago pela expectativa de rentabilidade futura na aquisição de uma entidade deve ser verificada, no mínimo, ANUALMENTE, por meio de um impairment test.(CERTO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação ANUAL de sua recuperabilidade.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Tenha força o suficiente para nunca abandonar os seus sonhos."

  • Certo

    Goodwill, um ativo intangível que expressa em seu valor a capacidade de um determinado negócio de gerar riquezas futuras incrementais, em função da entrada de um novo sócio controlador.

    Sendo assim, ele é determinado pela diferença entre o preço pago e o valor justo de um determinado negócio. No caso do goodwill, justificamos seu valor pelo agrupamento de ativos intangíveis identificáveis, porém, indivisíveis.

    Por fim, temos a Mais-valia, que também merece um entendimento maior sobre sua conceituação, assim como o ágio, deságio e goodwill. Para que a mais-valia exista, os ativos líquidos da empresa que se vai investir, mensurados a valor justo individualmente, devem valer mais que seu valor contábil, ou seja, que o valor de patrimônio líquido.

    https://investorcp.com/financas-corporativas/agio-desagio-goodwill-mais-valia/

    Goodwill: NÃO É AMORTIZADO, MAS HÁ IMPAIRMENT NO MÍNIMO ANUALMENTE. NÃO É DEPRECIADO.

    Conforme determina o CPC 15 (R1), o goodwill deve ser mensurado inicialmente pelo custo.

  • CPC-18

    Goodwill = Vr. Pago - Vr. Justo (BP individual = Investimento ////// BP Consolidado = Intangível)

    Mais valia = Vr. Justo - Vr. Patrimonial/Contábil

    Compra vantajosa = Vr justo - Vr. pago = Reconhecimento direto no resultado (DRE)

    Bons estudos.

  • O ágio por expectativa de rentabilidade futura, ou goodwill, representa a diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado.

    Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos:

    10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve

    (a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável. Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período. Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e 

    (b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios, (...).

    Com isso, correta a assertiva.

  • Famoso ágio que sugere a expectativa de rentabilidade. Exemplo : tenho uma empresa constituída e vendo ela para você, o valor de mercado é 100 mil e pagou 150 porque está montada e gerando lucro. Expectativa de renda ao decorrer do período, recuperação do ágio.

  • Gaba: Certo.

    Querido GoodWill.

    Ele represente a diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado.

    E, também, é testado anualmente conforme CPC 01.

  • Muito estranha essa questão.

    Goodwill é a diferença positiva entre o valor pago e o valor justo, a questão afirma o oposto, diferença entre o valor justo e o valor pago. Deveria ser errada.

  • A questão trata do GOODWILL: Que é um intangível de vida útil indefinida e como tal deve sofrer testes de recuperabilidade anualmente.

    Lembrando que Goodwill não amortiza.

  • CERTO

    Goodwill: é quando o valor oferecido na compra da empresa/marca é maior que o valor justo (valor de mercado). = é exatamente o que a questão exemplifica.

    Além de sofrer teste de recuperabilidade anualmente.

  • Um ativo torna-se desvalorizado quando o valor contábil excede o valor recuperável. Nesse caso, o Pronunciamento Técnico n.º 01 (CPC-01) estabelece que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios deve ser testado a cada ano.✅

  • Quando vejo que o Mauro Almeida comentou uma questão chega fico feliz

  • Sem enrolação:

    Se tem dificuldade de saber o que é Goodwill e Mais- valia e como se mensuram, vá nos comentários do Mauro Auditor e do Tiago Costa.

    Já pra quem tem familiariadade, mas sempre esquece na hora da prova quem é quem, segue um mnemônico que tive que criar pra não esquecer: PAJUSCO!

    Valor PAgo - Valor JUSto = GOODWILL (se positivo)

    valor JUSto - Valor COntábil = Mais-valia

    Quero royalties...

  • Resolução da questão em vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=-sgK4UOOPaQ

  • GABARITO: CERTO.

    GOODWILL: Ágio pela expectativa de rentabilidade futura.

    Lei nº 12.973/14, Art. 19, III - ágio por rentabilidade futura ( goodwill ), que corresponde à diferença entre o custo de aquisição do investimento e o somatório dos valores de que tratam os incisos I e II do caput.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12973.htm

  • GoodWill:

    Ele represente a diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado.

    E também, é testado anualmente conforme CPC 01.

  • O ágio por expectativa de rentabilidade futura, ou goodwill, representa a diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado.

    Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos:

    10. Independentemente de existir, ou não, qualquer indicação de redução ao valor recuperável, a entidade deve:

    (a) testar, no mínimo anualmente, a redução ao valor recuperável de um ativo intangível com vida útil indefinida ou de um ativo intangível ainda não disponível para uso, comparando o seu valor contábil com seu valor recuperável.

    Esse teste de redução ao valor recuperável pode ser executado a qualquer momento no período de um ano, desde que seja executado, todo ano, no mesmo período.

    Ativos intangíveis diferentes podem ter o valor recuperável testado em períodos diferentes. Entretanto, se tais ativos intangíveis foram inicialmente reconhecidos durante o ano corrente, devem ter a redução ao valor recuperável testada antes do fim do ano corrente; e

    (b) testar, anualmente, o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios,

    gabarito: certo

  • certo!

    boa revisao de goodwill

  • Acrescentando:

    Goodwill - Diferença entre o Valor Pago e o Valor Justo

    Mais Valia - Diferença entre Valor Justo e Valor Contábil

  • (CESPE/TCE-RJ/2021) A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação ANUAL de sua recuperabilidade.(CERTO)

  • Valor justo seria, a grosso modo, o valor de mercado.

    Ao se comprar algo em um valor superior ao seu valor justo (valor de mercado), constitui o Goodwill.

    Passarão por impairment, independente de indício de desvalorização:

    1 - Goodwill

    2- Ativo intangível com vida útil indefinida

    3 - Ativo intangível não disponível para uso

    Espero ter ajudado!

  • Gab Certo.

    1- Goodwill

    2- Ativo intangível com vida útil indefinida

    3 - Ativo intangível não disponível para uso

    Esses 3 não amortizam, por isso é feito o teste de recuperabilidade (impairment test) ANUALMENTE.

  • Gabarito: certo

    Para diferenciar goodwill com mais valia =

    MAIS VÁLIA:

    VALOR JUSTO - VALOR CONTÁBIL= MAIS VALIA

    GOODWILL:

    VALOR PAGO - VALOR JUSTO= GOODWILL

  • FAMOSO GOODWILL

    Como já me deste dor de cabeça...

  • GOODWILL:

    1) O que é o goodwill?

    (CESPE/SEBRAE/2011) Denomina-se goodwill ágio por expectativa de rentabilidade futura. (CERTO)

    (CESPE/MPOG/2015) Goodwill é um termo contabilístico usado para refletir a parte do valor de mercado de um negócio que não é diretamente atribuível aos seus ativos e passivos, contabilizado apenas em caso de uma aquisição.(CERTO)

    2) Como é determinado?

    (CESPE/MPU/2010) O ágio por rentabilidade futura (goodwill) é determinado pela diferença positiva entre a soma do valor da contraprestação transferida em troca do controle da adquirida (mensurada a valor justo) e o valor justo dos ativos líquidos identificáveis na adquirida.(CERTO)

    3) Pode ser revertidoNÃO!

    (CESPE/SEDF/2017) Caso tenha sido reconhecida uma perda de valor realizável em um goodwill e se constate, em exercício subsequente, que houve recuperação do valor realizável, a perda reconhecida deverá ser revertida até o montante do valor originalmente reconhecido como perda.(ERRADO)

    4) Pode ser AmortizadoNÃO!

    (CESPE/TCE-ES/2013) Se um ágio fundamentado em rentabilidade futura de uma coligada tiver sido reconhecido pela empresa investidora, o valor reconhecido deverá ser amortizado nas avaliações subsequentes.(ERRADO)

    (CESPE/SUFRAMA/2014) Na aquisição de um investimento em controlada, o ágio como fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) é parte do valor contábil do investimento, vedada a sua amortização.(CERTO)

    5) Se for gerado internamente deve ser reconhecido? NÃO!

    (CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)

    (CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwillgerado internamente.(CERTO)

    6) Deve-se realizar anualmente o teste de recuperabilidadeSIM!!!

    (CESPE/SEFAZ-RS/2018) Um ativo torna-se desvalorizado quando o valor contábil excede o valor recuperável. Nesse caso, o Pronunciamento Técnico n.º 01 (CPC-01) estabelece que o ágio pago por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) em combinação de negócios deve ser testado a cada ANO.(CERTO)

    (CESPE/FUB/2015) A substância econômica do ágio pago pela expectativa de rentabilidade futura na aquisição de uma entidade deve ser verificada, no mínimo, ANUALMENTE, por meio de um impairment test.(CERTO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação ANUAL de sua recuperabilidade.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    Mauro Auditor

  • Questão sobre o tratamento contábil a ser dado a itens do ativo intangível.

    Segundo a doutrina, o goodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura) tem origem na aquisição de um investimento avaliado pelo MEP (Método de Equivalência Patrimonial) e corresponde a diferença entre o valor pago (efetivamente desembolsado) na aquisição e o valor justo dos ativos líquidos da investida.

    Dica! Nesse contexto de uma operação de combinação de negócios (aquisições, incorporações, fusões, etc.), as provas de concursos usualmente cobram, além do goodwill, o cálculo de mais alguns termos técnicos importantes. Vou fazer um resumo matador aqui para vocês:

    (a) valor patrimonial do investimento: valor contábil.
    (b) valor por mais-valia de ativos líquidos: diferença positiva entre valor justo dos ativos líquidos e seu valor patrimonial.
    (c) valor de ágio pela expectativa futura (goodwill): diferença positiva entre valor de aquisição e o valor justo dos ativos líquidos.
    (d) ganho por compra vantajosa: diferença negativa entre valor de aquisição e o valor justo dos ativos líquidos.

    Pois bem, agora que já entendemos o que é o goodwill, precisamos conhecer o teste de recuperabilidade.

    O impairment test, também chamado de avaliação de recuperabilidade, é uma prática contábil fortemente recomendada pelas normas internacionais de contabilidade, sobretudo quando há indícios de desvalorização do ativo. Ao realizarmos esse teste, comparamos o valor contábil líquido do ativo com seu valor recuperável (maior valor entre valor justo e valor em uso) e fazemos os ajustes necessários nas demonstrações.

    Dica! Nesse contexto, o CPC 01 (R1) dispõe sobre quando a empresa deverá realizar o teste em relação aos seus ativos. Um dos pontos cruciais é conhecer os três casos mais cobrados em prova em que o teste de recuperabilidade anual é obrigatório:

    - Intangível com vida útil indefinida;
    - Intangível ainda não disponível para uso;
    - Goodwill adquirido em combinação de negócios (caso da questão).

    Atenção! Perceba que, apesar do goodwill não ser amortizado (em regra), ele está sujeito a avaliação anual de sua recuperabilidade.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    A diferença entre o valor justo de uma entidade adquirida em uma combinação de negócios e um valor superior efetivamente desembolsado nessa aquisição (goodwill) reflete a expectativa de ganhos futuros dos adquirentes e essa diferença está sujeita à avaliação anual de sua recuperabilidade.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gabarito aos não assinantes: Certo.

    A questão quer saber se um goodwill sofre teste de recuperabilidade e como se procede tal teste. Conforme o item 10 (b) do CPC 01, independente de haver ou não indícios de perda por desvalorização, a entidade deve testar anualmente o ágio por expectativa de rentabilidade futura.

    Ademais, para fins de determinação do valor recuperável, que será confrontado com o valor contábil, tem-se que:

    maior valor entre o maior valor entre o valor líquido de venda do ativo e o valor em uso desse ativo.

  • "Prova de contabilidade geral comentada pelo Professor Feliphe Araújo, do Gran Cursos 

    https://www.youtube.com/watch?v=wOscHw_N9hc&t=4s."

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C

  • CERTO

    Trata-se de Goodwill (que está sujeito ao teste de recuperabilidade anualmente)

    conceito: “é quando o valor oferecido na compra é MAIOR que o valor justo (mercado), devido a expectativa de ganhos futuros”

    _______

    (CESPE) Denomina-se goodwill o ágio por expectativa de rentabilidade futura. (CERTO)