SóProvas


ID
5040970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao tratamento contábil do patrimônio líquido e de seus componentes, julgue o próximo item.


A reserva de lucros a realizar tem por finalidade adequar a distribuição de dividendos obrigatórios ao lucro efetivamente realizado em termos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Outras questões do CESPE a respeito do assunto:

    (CESPE - 2015 - MPU) Considerando as disposições aplicáveis ao patrimônio líquido de companhias abertas, julgue o item subsequente.

    A reserva de lucros a realizar pode ser utilizada para o pagamento do dividendo obrigatório ou para aumentar o capital social, desde que seja autorizado pelas assembleias das companhias.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2015 - TELEBRAS) A respeito das reservas que compõem o patrimônio líquido e do método das partidas dobradas, julgue o item a seguir.

    A reserva de lucros a realizar pode ser constituída com o valor do montante do dividendo obrigatório que exceder a parcela realizada do lucro líquido do exercício.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2015 - STJ) Julgue os item subsequente, no que se refere à adequação da classificação contábil dos eventos no balanço patrimonial de uma companhia aberta.

    Os dividendos obrigatórios a distribuir que sejam incompatíveis com a situação financeira da companhia e que atendam os requisitos da legislação societária serão reconhecidos em conta específica de reservas de lucros, no patrimônio líquido.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2013 - MPU) Com relação aos preceitos contábeis estabelecidos na legislação societária, julgue os itens subsequentes.

    A reserva de lucros a realizar pode ser constituída no exercício em que o valor do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício. Nessa condição, o valor da reserva de lucros a realizar, se constituída pela empresa, será igual à diferença entre o montante do dividendo obrigatório e a parcela realizada do lucro líquido do exercício.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2010 - SERPRO) Com relação ao tratamento contábil do patrimônio líquido das companhias, julgue os itens a seguir.

    As contas constituídas pela apropriação de lucros são classificadas como reservas de capital.

    Gabarito: Errado

  • Certo

    L6404

    Segundo o Art. 197 da Lei n° 6.404/76 no exercício em que o montante do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    Considera-se realizada a parcela do lucro líquido do exercício que exceder da soma dos seguintes valores:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de

    mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte.

    A redação acima, dada pelo Art. 197 da Lei n° 6.404/76, não é das melhores. É mais fácil pensar que para efeitos deste artigo considera-se NÃO REALIZADO:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de

    mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte.

  • Gabarito: CERTO

    Finalidade da RESERVA DE LUCROS A REALIZAR:

     

    --> Pagamento de DIVIDENDOS

     

    --> Absorção de PREJUÍZOS

  • Segundo o Art. 197 da Lei n° 6.404/76 no exercício em que o montante do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    Considera-se realizada a parcela do lucro líquido do exercício que exceder da soma dos seguintes valores: 

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e 

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte. 

    A redação acima, dada pelo Art. 197 da Lei n° 6.404/76, não é das melhores. É mais fácil pensar que para efeitos deste artigo considera-se NÃO REALIZADO:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e 

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte. 

    Fica mais fácil, não acha? 

    Perceba, portanto, que a Reserva de Lucros a Realizar tem por objetivo a não distribuição de dividendos em valor superior ao já realizado financeiramente, ou seja, recebido em dinheiro pela empresa.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Suponha que a empresa no ano vigente faturou 100 a mais, então vai guardar como reserva de lucros. No ano seguinte houve algum prejuízo, você administrador vai usar está valor para sanar o prejuízo e assim manter sua retirada de lucros e a saúde da empresa.

  • Na contabilidade, nem tudo o que entra, se materializou de fato.

    Os lucros a realizar são aqueles que foram contabilizados, mas cujos valores ainda não foram embolsados.

    Como pagamento dos dividendos obrigatórios se baseia no lucro contábil, foi criada a reserva de lucros a realizar, para que a empresa não tenha problemas de liquidez ao pagar dividendos sobre um lucro que ainda não recebeu de fato.

    Tendo em vista a finalidade dessa reserva, seus valores só poderão ser destinado à distribuição de dividendos ou à absorção de prejuízos.

    Gabarito CORRETO

    Bons estudos!

  • lei 6.404

    Art. 199. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembleia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos

  • É o famoso "perai, deixa eu receber que te pago"

  • Objetivo da reserva de lucros a realizar: Evitar que a empresa pague dividendos sobre receitas/lucros que ainda não foram realizados (não entraram no caixa).

    Segue abaixo todas as reservas de lucros:

    1) R. Legal

    2) R. Estatutária

    3) R. Contingência

    4) R. Incentivos Fiscais

    5) R. Retenção de lucros

    6) R. de Lucros a realizar

    7) R. Especial de pagto de dividendos não distribuídos

    8) R. Prêmio na emissão de debêntures.

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    RESERVA DE LUCROS A REALIZAR:

    # Uma das reservas de lucros que pode ser prevista é a reserva de lucros a realizar. A sua constituição é facultativa e tem como finalidade evitar que a companhia pague dividendos sobre lucros que ainda não foram realizados em termos financeiros.

    I) Base legal --> Lei 6404/76:

    Art. 197. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ULTRAPASSAR a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    II) Exemplificação

    Para explicar a reserva de lucros a realizar, vou apresentar um exemplo simbólico, que vai ajudar a compreender o assunto. Vem comigo!

    Considere os seguintes dados:

    Lucro Líquido do Exercício (LLE) = $ 100

    • Parcela NÃO Realizada (LLE) = $ 60
    • Parcela Realizada (LLE) = $ 40

    Suponhamos que deva ser distribuído $ 50 de dividendo obrigatório.

    Deste modo, observamos que o valor do dividendo obrigatório ($ 50) ultrapassa a parcela realizada do lucro líquido do exercício ($ 40).

    Em vista disso, poderá ser constituída a reserva de lucros a realizar. Nesse caso, o valor destinado a ela será a diferença entre o valor do dividendo obrigatório ($ 50) e a parcela realizada do lucro líquido do exercício ($ 40).

    Ou seja, Reserva de lucros a realizar será = ($ 50 – $ 40) = $ 10

    III) Questões:

    A) Como pode ser constituída?

    (CESPE/Telebrás/2015) A reserva de lucros a realizar pode ser constituída com o valor do montante do dividendo obrigatório que EXCEDER a parcela realizada do lucro líquido do exercício. (CERTO)

    B) Como é feito o cálculo do valor que será destinado? 

    (CESPE/MPU/2013) A reserva de lucros a realizar pode ser constituída no exercício em que o valor do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício. Nessa condição, o VALOR da reserva de lucros a realizar, se constituída pela empresa, será igual à diferença entre o montante do dividendo obrigatório e a parcela realizada do lucro líquido do exercício.(CERTO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) A reserva de lucros a realizar tem por finalidade adequar a distribuição de dividendos obrigatórios ao lucro efetivamente realizado em termos financeiros.(CERTO)

    Ademais,

    C) Quando poderá ser utilizada

    • Pagamento de dividendo obrigatório.
    • Compensar prejuízos.

    (CESPE/CGE-PB/2008) O saldo da reserva de lucros a realizar somente poderá ser utilizado para compensar prejuízos do exercício. O pagamento de dividendos obrigatórios com saldo de reserva de lucros a realizar é vedado por lei.(ERRADO)

    D) O saldo da reserva pode ultrapassar o capital social:

    (CESPE/MPU/2010) O saldo das reservas de lucros para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, pode ultrapassar o saldo da conta capital social.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    “Seja seu próprio incentivo!”

  • Jeremias 33:3... ´fé para essa matéria,Senhor.

  • Na contabilidade, nem tudo o que entra, se materializou de fato.

    Os lucros a realizar são aqueles que foram contabilizados, mas cujos valores ainda não foram embolsados.

    Como pagamento dos dividendos obrigatórios se baseia no lucro contábil, foi criada a reserva de lucros a realizar, para que a empresa não tenha problemas de liquidez ao pagar dividendos sobre um lucro que ainda não recebeu de fato.

    Tendo em vista a finalidade dessa reserva, seus valores só poderão ser destinado à distribuição de dividendos ou à absorção de prejuízos.

    Gabarito CORRETO

  • CERTO

    Ordem de absorção dos prejuízos

    MACETE: a lua reluz ao relento na capital

    1.Lucros Acumulados

    2.Reservas de Lucros (PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E ABSORÇÃO DE PREJUÍZOS).

    3.Reservas Legais

    4.Reservas de capital

  • Reserva de Lucros a Realizar:

    -> No exercício em que o montante do DIVIDENDO OBRIGATÓRIO ("salário dos acionistas"), calculado nos termos do estatuto ou do art. 202 da Lei das S/A, ULTRAPASSAR a parcela REALIZADA DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO, a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos da administração, destinar o excesso a reserva de lucros a realizar.

    -> Traduzindo: sempre que o valor total dos dividendo obrigatório FOR MAIOR que o lucro líquido do exercício, a empresa poderá constituir reserva de lucros a realizar. É obrigatório? NÃO! A única reserva obrigatória por lei, é a Reserva Legal.

    -> O que isso significa?

    Que se a empresa tem mais dividendos a serem pagos, do que receitas efetivas para "custear" esses dividendos, é uma alternativa viável pela empresa que haja a criação dessa reserva para, eventualmente, fazer o pagamento desses dividendos e compensar os prejuízos.

  • Gabarito: Certo.

    Reserva de lucros: Lucros obtidos pela empresa para utilização posterior.

    • Quais os tipos?
    • Reserva Legal
    • Reservas Estatutárias
    • Reservas para Contingências
    • Reserva de Incentivos Fiscais
    • Reserva de Retenção de Lucros
    • Reserva de Lucros a Realizar
    • Reserva Especial para Dividendos Obrigatórios
    • Reserva de Lucros Específica

    -> O que é reserva especial para dividendos obrigatórios?

    É quando a empresa, por mais que tenha lucro, não esteja apta a distribuir esses dividendos, então este saldo vai para esta conta reserva.

  • As informações dos colegas já são suficientes para vocês colocarem no caderno. Porém vou dar um exemplo para tentar explicar a essência dessa conta:

    Olha só, se você possui uma conta em uma cooperativa (sicredi, sicoob, cresol, etc.) e essa cooperativa deu lucro, ao final do exercício, ela irá distribuir uma parte dos lucros com os associados. Essa é a ideia do termo dividendo.

    No casos das companhias, têm dividendos que são obrigatórios, mas aquele lucro ainda não se concretizou. Pensa comigo: o cara vem te cobrar e você fala "aguenta ai que estou só esperando o dinheiro cair na conta". Ou seja, você já possui de fato a certeza do dinheiro só está esperando ele se concretizar. Essa é a ideia da reserva de lucros a realizar, o lucro é certo, mas "aguenta ai que já te pago". Ela tem a função de compensar prejuízos também, mas isso já foi dito pelos colegas

  • Esses comentários são aulas!

  • Eu tenho certeza que essa matéria foi moldada pelo próprio diabo.

  • Sobre a Reserva de Lucros a Realizar, o Manual FIPECAFI (p. 1172, 2018) diz que:

    "O objetivo de constituí-la é não distribuir dividendos obrigatórios sobre a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente (apesar de contábil e economicamente realizada) pela companhia, quando tais dividendos excederem a parcela financeiramente realizada do lucro líquido do exercício. Como a Contabilidade considera, para a apuração do lucro, não somente os fatos financeiros, mas também os econômicos, dificilmente todo o lucro apurado da companhia resulta em um aumento correspondente em seu ativo circulante. Isso é mais verdade quando a perda do poder aquisitivo da moeda é reconhecida nas demonstrações contábeis".

  • Reserva de Lucros a Realizar: Reservas de lucros para pagamento de dividendos.

    Prof: Marcelo Adriano.

  • Segundo o Art. 197 da Lei n° 6.404/76 no exercício em que o montante do dividendo obrigatório ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    Considera-se realizada a parcela do lucro líquido do exercício que exceder da soma dos seguintes valores:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte.

    Considera-se NÃO REALIZADO:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial; e

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte. 

    Perceba, portanto, que a Reserva de Lucros a Realizar tem por objetivo a não distribuição de dividendos em valor superior ao já realizado financeiramente, ou seja, recebido em dinheiro pela empresa

    gabarito: certo

  • Sei que o que é reserva de lucro a realizar, só não tive certeza se essa fraze (adequar a distribuição de dividendos obrigatórios ao lucro efetivamente realizado em termos financeiros.) significa só vou paga qnd receber....

  • Reserva de lucros são contas formadas pela destinação de lucros apurados e contabilmente realizados que não foram distribuídos aos sócios e acionistas como dividendos.

    CERTO

    #SEFAZ-AL

    NOW LOADING.......66%>>>>>>

  • Questão sobre o tratamento contábil do patrimônio líquido e de seus componentes.

    Um dos principais componentes do patrimônio líquido são as reservas. Segundo o manual da FIPECAFI¹, reservas correspondem a valores recebidos dos sócios ou de terceiros que não representam aumento de capital, ainda não formal e juridicamente incorporado a ele (reservas de capital); ou que se originam de lucros não distribuídos aos proprietários (reservas de lucros).  

    O que interessa para nós nessa questão é a reserva de lucros a realizar, que é uma espécie de reserva de lucros. Vamos aprofundar um pouco sobre seu funcionamento e finalidade, começando pelo art. 197 da Lei n.º 6.404/76:

    "Art. 197. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    (...)

    § 2º A reserva de lucros a realizar somente poderá ser utilizada para pagamento do dividendo obrigatório e, para efeito do inciso III do art. 202, serão considerados como integrantes da reserva os lucros a realizar de cada exercício que forem os primeiros a serem realizados em dinheiro."

    Atenção! Perceba que o objetivo de constituir essa reserva é não distribuir dividendos obrigatórios sobre a parcela de lucros ainda não realizada financeiramente (apesar de contábil e economicamente realizada, conforme regime de competência), quando tais dividendos excederem a parcela financeiramente realizada do lucro líquido do exercício.

    Dica! Nem todo fato econômico que contribui para o lucro apurado pela entidade produz impacto financeiro, ou seja, resulta em um aumento imediato no ativo circulante. Por isso que, por exemplo, fazemos diversos ajustes no lucro líquido quando calculamos a DFC pelo método indireto.

    De forma similar ocorre com a apuração dos dividendos obrigatórios. Vou explicar com outras palavras.

    Pode ocorrer de a empresa apresentar lucro líquido no exercício, sem ter disponibilidades financeiras suficientes para pagá-los em dividendos aos seus acionistas. Nessa situação, a legislação permite a constituição da reserva de lucros a realizar – o que diminui a base do dividendo obrigatório.

    Conforme o lucro é realizado (financeiramente), reverte-se essa reversa – o que aumenta a base do dividendo. Dessa forma, a empresa terá fôlego financeiro para pagar dividendos quando conseguir caixa para tanto e não será prejudicada por adotar o regime de competência na apropriação de receitas e despesas.

    Feita toda a revisão do assunto, agora podemos identificar a correção da assertiva:

    A reserva de lucros a realizar tem por finalidade adequar a distribuição de dividendos obrigatórios ao lucro efetivamente realizado em termos financeiros.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Compõem as reservas de Lucro:

    • reserva legal
    • reservas estatutárias
    • reservas para contingências
    • reservas de incentivos fiscais
    • reserva de retenção de lucros
    • reserva de lucro a realizar
    • reserva especial de dividendos obrigatórios.
    • reserva de lucro específica. (prêmio na emissão de debêntures - 11.941/09)
  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PCDF os professores William Notario, Rani Passos, Fabricio Dutra e Jhonizini fizeram uma mentoria em exercícios com 8 simulados com questões exclusivas voltadas para contabilidade, informática, RLM, estatística e português que juntas somam 90 pontos na prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas disciplinas. Fica a sugestão.

    Link do site: https://go.hotmart.com/I56151086B?src=edn

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Corroborando

    Reserva de Capital: ( conta do pl )

    -> ágio na emissão de ações

    -> produtos da alienação de partes beneficiárias

    -> produto da alienação de bonus de subscrição

    Reserva Legal: 

    ->aumentar o capital social

    -> compensar prejuízos.

    Reserva de lucros à realizar:

    ->absorção de prejuízo

    -> pagamento de dividendos

  • Reserva de Lucros a Realizar é o termo da contabilidade que se refere a lucros que a empresa ainda não realizou financeiramente, isto é, que ainda não se materializou de verdade no “bolso” da empresa. Ao colocar valores nessa conta, a empresa evita que seja necessário distribuir dividendos com base neles.

    Gab C

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • "Prova de contabilidade geral comentada pelo Professor Feliphe Araújo, do Gran Cursos 

    https://www.youtube.com/watch?v=wOscHw_N9hc&t=4s."

  • Reserva de lucros a realizar:

    Será formada com o valor dos dividendos obrigatórios que ultrapassar o lucro líquido do exercício efetivamente realizado.

    É uma reserva facultativa da administração;

    Visa caracterizar no “PL” a parcela de lucro que foi realizada economicamente, mas não foi realizada financeiramente que superou o total dos dividendos obrigatórios a distribuir.

    Esta reserva é constituída para evitar a distribuição de dividendos sobre a parcela dos lucros que ainda NÃO foi realizada financeiramente;

     

    Lei 6.404/76, art. 197. No exercício em que o montante do dividendo obrigatório, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro líquido do exercício, a assembleia-geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar o excesso à constituição de reserva de lucros a realizar.

    § 1º Para os efeitos deste artigo, considera-se realizada a parcela do lucro líquido do exercício que exceder da soma dos seguintes valores:

    I – o resultado líquido positivo da equivalência patrimonial (art. 248); e

    II – o lucro, rendimento ou ganho líquidos em operações ou contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realização financeira ocorra após o término do exercício social seguinte.

     

    Ex.: Uma empresa que tenha apurado um lucro líquido do exercício de R$ 2.000.000,00, contudo neste lucro existe uma receita ganha na equivalência patrimonial de R$ 400.000,00. Note que neste caso o lucro foi aumentado em 400 mil sem que tenha entrado efetivamente dinheiro na empresa, isto caracteriza um lucro a realizar.

    Lucro líquido = 2.000.000

    (-) Lucro a realizar = 400.000

    (=) lucro realizado = 1.600.000

    Caso o estatuto da empresa tenha previsto a distribuição de dividendos no valor de R$ 1.800.000,00, a empresa poderá formar uma reserva de lucro a realizar de R$ 200.000,00, se autorizado pela assembleia dos sócios.

    Dividendos obrigatórios = 1.800.000,

    (-) Lucro realizado = 1.600.000,

    (=) valor destinado para reserva de lucros a realizar = 200.000,

     

    >> A reserva de lucros a realizar somente poderá ser utilizada para pagamento do dividendo obrigatório e serão considerados como integrantes da reserva os lucros a realizar de cada exercício que forem os primeiros a serem realizados em dinheiro.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C