SóProvas


ID
5041063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das normas referentes à estrutura conceitual e ao plano de contas do setor público, julgue o item que se segue.


A utilização do plano de contas aplicado ao setor público é obrigatória para a União e seus órgãos da administração indireta, sendo facultativa para estados, Distrito Federal e municípios.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários.

    A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades.

    MCASP p.290: " A utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as empresas estatais independentes."

  • PCASP tornou-se, nos termos do MCASP 8a Edição, OBRIGATÓRIO para todos os entes federativos a partir de 2015.

    Bons estudos.

  • É facultativa a utilização do PCASP para as empresas estatais independentes

  • Gabarito: E

    Obrigatório: todos os Poderes de cada ente da Federação, seus órgãos e entidades da adm. direta e indireta incluindo fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações e empresas estatais dependentes.

    Facultativo: empresa estatal independente.

  • Questão sobre o plano de contas do setor público (PCASP).

    O PCASP representa uma das maiores conquistas da contabilidade aplicada ao setor público. Além de permitir a consolidação das contas nacionais, é importante instrumento para a adoção das normas internacionais de contabilidade.

    Conforme o MCASP, plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada.

    Atenção! Segundo o manual, a utilização do PCASP é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação, incluindo seus fundos, autarquias, inclusive especiais, fundações, e empresas estatais dependentes.

    A utilização do PCASP é facultativa para as demais entidades. Adicionalmente, a STN disponibiliza o PCASP Estendido (versão mais detalhada), de adoção facultativa, para os entes que precisem de uma referência para o desenvolvimento de suas rotinas e sistemas.

    As contas contábeis do PCASP são identificadas por códigos com 7 níveis de desdobramento, compostos por 9 dígitos:


    Atenção! Os entes da Federação somente poderão detalhar a conta contábil nos níveis posteriores ao nível apresentado na relação de contas do PCASP. Por exemplo, caso uma conta esteja detalhada no PCASP até o 6º nível (item), o ente poderá detalhá-la apenas a partir do 7º nível (subitem), sendo vedada a alteração dos 6 primeiros níveis, como regra.

    Vamos aproveitar a questão para revisar alguns detalhes do PCASP Estendido.

    O PCASP Estendido nada mais é do que o detalhamento adicional do 6º e 7º nível dessas contas contábeis, que no PCASP padrão, não são detalhadas. Repare que é plus oferecido pela STN para auxiliar ainda mais a padronização das contas nacionais.

    Dica! Vamos esquematizar alguns pontos importantes que costumam cair em prova:

    - PCASP padrão, regra geral é obrigatório para todos os entes. Exceção:  Empresas estatais independentes.

    - PCASP estendido, regra geral é facultativo. Exceção: RPPS Regime Próprio de Previdência Social.

    Dito isso, já podemos identificar o ERRO da afirmativa:

    A utilização do plano de contas aplicado ao setor público é obrigatória para a União e seus órgãos da administração indireta, sendo facultativa para estados, Distrito Federal e municípios.

    A utilização do plano de contas aplicado ao setor público é obrigatória para a União, seus órgãos da administração indireta e para todos os entes da federação. O PCASP estendido que tem natureza facultativa, em regra.


    Gabarito do Professor: ERRADO.