SóProvas


ID
5041849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Com relação a aspectos constitucionais, legais, doutrinários e jurisprudenciais do direito financeiro, julgue o item subsequente.


O direito financeiro compreende a despesa, a dívida e o orçamento públicos, mas não a receita pública, que é objeto do direito tributário.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Direito Financeiro - consiste no sub ramo do direito público que estuda finanças do Estado em sua estreita relação com sua atividade financeira. Ou seja, é o conjunto de regras e princípios que estuda a atividade financeira do Estado, compreendida esta como receita, despesa, orçamento e créditos públicos.

    Tem estreita relação com a ciência das finanças, mas enquanto esta se preocupa com o estudo da atividade financeira do Estado em seu sentido teórico e especulativo, o direito financeiro estuda seu aspecto jurídico.

    Direito Tributário - é muito mais novo que o direito financeiro, a sua autonomia surgiu em 1966 com a publicação do CTN, instante a partir do qual os seus institutos tornaram-se mais difundidos e estudados.

  • Gabarito: ERRADO!

    "[...] enquanto o direito financeiro estuda a atividade financeira do Estado, aí incluída as receitas públicas, o direito tributário preocupa-se apenas com uma parte desta receita, qual seja, a receita tributária, a demonstrar maior amplitude do direito financeiro."

    Fonte: Harrison Leite, 2016, p.29

  • Trata-se de uma questão sobre noções introdutórias do Direito Financeiro.

    Segundo o professor Marcus Abraham, o Direito Financeiro trata das finanças públicas, sendo que estas se referem “aos instrumentos políticos, econômicos e jurídicos referentes à captação de recursos financeiros (receitas públicas) para o Estado, a sua administração (gestão e controle) e, finalmente, a respectiva aplicação (despesas públicas) nas necessidades públicas, assim as identificadas como de interesse coletivo". Com outras palavras, o Direito Financeiro cuida das receitas, despesas, dívidas e orçamentos. Por sua vez, o Direito Tributário cuida apenas das receitas públicas tributárias.

    Logo, o Direito Financeiro compreende a despesa, a dívida e o orçamento públicos, E TAMBÉM a receita pública.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

     

    Fonte: ABRAHAM, Marcus. Curso de direito financeiro brasileiro. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
  • errado.

    O direito financeiro estuda a atividade financeira do Estado de forma ampla, compreendendo: receitas públicas, orçamento público, despesas e créditos públicos.

    OBS: o direito financeiro é muito mais amplo que o direito tributário, este por sua vez dedica-se às receitas públicas DERIVADAS (tributos).

  • Direto ao ponto

    O Direito Financeiro é um ramo do Direito Público que tem por objetivo estudar as finanças do Estado e a sua relação com a sua atividade financeira.

    A atividade financeira do Estado é formada pelo conjunto da receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público.

  • Gabarito: Errado

    O Direito Financeiro consiste no ramo do direito público que estuda as finanças do Estado em sua estreita relação com a sua atividade financeira. Ou seja, é o conjunto de regras e princípios que estuda a atividade financeira do Estado, compreendida esta como receita, despesa, orçamento e crédito públicos.

    Fonte: Harrison Leite.

  • De acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    "O Direito Financeiro tem por objeto a disciplina jurídica de toda a atividade financeira do Estado e abrange receitas, despesas e créditos públicos."

    Agora nas palavras do mestre Aliomar Baleeiro: a Atividade Financeira do Estado “consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável às necessidades, cuja satisfação o Estado assumiu ou cometeu àqueloutras pessoas de direito público”.

    Portanto, faz parte da Atividade Financeira do Estado tudo que diz respeito a:

    1. receita pública;

    2. despesa pública;

    3. crédito público; e 

    4. orçamento público.

    Gabarito: Errado

  • Gabarito: errado!

    A atividade financeira do Estado compreende o estudo das: receitas, despesas, orçamentos e créditos públicos.

  • Gab E.

    Complementando:

    A atividade financeira do Estado, trata-se de um conjunto de ações que o Estado desempenha visando à obtenção de recursos para seu sustento e a respectiva realização de gastos para a execução de necessidades públicas.

    O direito financeiro tem por objetivo disciplinar a atividade financeira do Estado e, assim, estabelecer regras relativas aos três pilares dessa atividade: orçamento público, receita pública e despesa pública.

  • Direito Financeiro 

    • ramo do direito público 
    • estuda a atividade financeira do Estado: receita, despesa, orçamento e crédito públicos.
  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    08/04/2021 às 10:07

    De acordo com o Manual Técnico de Orçamento (MTO):

    "O Direito Financeiro tem por objeto a disciplina jurídica de toda a atividade financeira do Estado e abrange receitas, despesas e créditos públicos."

    Agora nas palavras do mestre Aliomar Baleeiro: a Atividade Financeira do Estado “consiste em obter, criar, gerir e despender o dinheiro indispensável às necessidades, cuja satisfação o Estado assumiu ou cometeu àqueloutras pessoas de direito público”.

    Portanto, faz parte da Atividade Financeira do Estado tudo que diz respeito a:

    1. receita pública;

    2. despesa pública;

    3. crédito público; e 

    4. orçamento público.

    Gabarito: Errado

  • Direito financeiro = ReDOC

    Receitas

    Despesas

    Orçamento

    Créditos

  • Junção das melhores respostas para mim:

    O Direito Financeiro é um ramo do Direito Público que tem por objetivo estudar as finanças do Estado e a sua relação com a sua atividade financeira. A atividade financeira do Estado é formada pelo conjunto da receita pública, despesa pública, orçamento público e crédito público.

    Enquanto o Direito Tributário preocupa-se apenas com uma parte desta receita, qual seja, a receita tributária.

    Sendo possível demonstrar a maior amplitude do Direito Financeiro.