SóProvas


ID
5044909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Concluída a licitação, começa a etapa de contratação, que se inicia com a assinatura do contrato e finaliza-se com o termo de recebimento definitivo da obra. Com relação às atividades que devem ser realizadas pela fiscalização de obras e serviços de engenharia, julgue o item que se segue.


Deve-se paralisar e(ou) solicitar o refazimento de qualquer serviço que não seja executado em conformidade com projeto, norma técnica ou qualquer disposição oficial aplicável ao objeto do contrato.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Lei 8666/93:

    Art. 67. (...) § 1  O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

    § 2  As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante deverão ser solicitadas a seus superiores em tempo hábil para a adoção das medidas convenientes.

    (...)

    Art. 76.  A Administração rejeitará, no todo ou em parte, obra, serviço ou fornecimento executado em desacordo com o contrato.

  • Questão lógica, deve-se paralisar ou solicitar o refazimento de qualquer serviço que não seja executado em conformidade com projeto. Para isto serve um projeto ou norma técnica.

  • A questão demanda conhecimento acerca da fiscalização de obras públicas. A fiscalização é o acompanhamento pela Administração Pública da realização de obra pública, cabendo aos fiscais da obra verificar se está sendo realizada em conformidade com o contrato, com o projeto básico e com as demais normas aplicáveis. 
    O artigo 67 da Lei nº 8.666/1993 já previa que a execução de contratos públicos deveria ser fiscalizada, estabelecendo o seguinte: 
    Art. 67.  A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
    A nova lei de licitações e contratos públicos também determina que a execução dos contratos deve ser fiscalizada, dispondo em seu artigo 117 o seguinte: 
    Art. 117. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por 1 (um) ou mais fiscais do contrato, representantes da Administração especialmente designados conforme requisitos estabelecidos no art. 7º desta Lei, ou pelos respectivos substitutos, permitida a contratação de terceiros para assisti-los e subsidiá-los com informações pertinentes a essa atribuição.
    De acordo com Manual de auditoria de obras públicas da CGU, é função do fiscal ou da equipe de fiscalização do contrato a seguinte:

    paralisar e/ou solicitar o refazimento de qualquer serviço que não seja executado em conformidade com projeto, norma técnica ou qualquer disposição oficial aplicável ao objeto do contrato. (Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/44975/5/Manual_de_Auditoria_de_Obras_Publicas.pdf. Acesso em: 14/09/2021).

    É, desse modo, correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo.