SóProvas


ID
5045383
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi Mirim - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O vencedor efetivo da guerra civil no país está mais perto que nunca de retomar o último território em mãos dos rebeldes, um marco que vai selar sua vitória, enquanto agrava o sofrimento da população.
Nos últimos três meses, suas forças, apoiadas por ataques aéreos russos, intensificaram o avanço na província, empurrando quase 1 milhão de moradores na direção da fronteira ao [norte do país].

(https://bit.ly/3cXFevG. Publicado em 27.02.2020. Adaptado)


O texto se refere ao conflito

Alternativas
Comentários
  • GAB. E)

    na Síria, onde o avanço das forças governamentais tem sido responsável pela migração de milhões de pessoas para campos de refugiados na fronteira com a Turquia.

  • Gabarito: E

    Conheça a situação dos principais destinos de refugiados:

    Líbano: o total de sírios refugiados no Líbano superou 1 milhão de pessoas, o que equivale a 25% da população do país. Por esse motivo, entraram em vigor em 2015 novas exigências para os estrangeiros que chegam, como  para obtenção de autorização de permanência – válida por no máximo um ano. Jordânia: segundo o rei Abdullah Ibn Al-Hussein, a Jordânia está “em ponto de ebulição”, já que os sírios refugiados equivalem a 20% da população jordaniana, e o país não tem condições de assegurar serviços públicos aos que chegam. Turquia: consiste no principal destino dos refugiados – mais de 2,8 milhões de sírios cruzaram a fronteira entre os dois países. Por causa da grande demanda, disponibiliza mais de 20 campos de refugiados, mas os abrigos são insuficientes para atender a todos os migrantes sírios, e muitos deles estão sem nenhuma assistência. Europa: a situação da Turquia preocupa a , pois a maioria dos refugiados que chega ao país tem como destino final nações europeias como Alemanha e Áustria. Por isso, os líderes da UE fecharam um acordo, em novembro de 2016, com a Turquia para o país melhorar as condições dos abrigos e ampliar a permissão de trabalho aos sírios.

    Fonte: https://www.politize.com.br/crise-dos-refugiados/

  • O trecho apresentado não oferece muita orientação acerca da guerra a que se refere. Há que prestar atenção a detalhes- como por exemplo a referência aos russos- para que seja possível localizar a referida guerra. A leitura e análise do trecho, porém, não é suficiente para se chegar à resposta. Há necessidade de conhecimento específico de política internacional. Há boas publicações de periódicos de fácil acesso para o estudo. Em destaque o jornal Le Monde Diplomatique que , apesar do nome em francês tem publicação em português. Existem também publicações como a Revista Contexto da PUC do Rio de Janeiro, publicações da Universidade de Brasília e da Universidade federal do Rio Grande do Sul 
    Entre as alternativas uma mostra corretamente a guerra a qual se refere o trecho 

    A) INCORRETA- Há entrada de refugiados venezuelanos no Brasil mas não por conta de guerra mas por fome e desemprego. 
    B) INCORRETA-Não há uma guerra na Turquia deste calibre, embora haja conflitos com os separatistas curdos. 
    C) INCORRETA- Os Rohingya são os que sofrem maior perseguição em Mianmar e buscam proteção em Bangladesh. O caso não é de uma guerra civil strictu censu mas de perseguição a uma etnia . 
    D) INCORRETA- A Rússia não interfere diretamente na guerra da Somália. Do momento em que o trecho cita os russos e fala de uma tomada de territórios contra os rebeldes não se refere a esse território na África. 
    E) CORRETA- O trecho se refere à guerra civil na Síria, que já se arrasta há dez anos. É um conflito que opõe os apoiadores do governo de Bashar Al Assad e os rebeldes que, por sua vez, não compõem um todo homogêneo. Nestes dez anos milhares de refugiados buscam abrigo em campos em países fronteiriços, como a Turquia ou aventuram-se pelo mar buscando o litoral da Grécia para entrar na Europa. 
    Gabarito do professor: Alternativa E
  • "... apoiados por Ataques Russos" --> Síria!