SóProvas


ID
5048341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A cidadania na cidade inteligente é matéria complexa. Recente evento corporativo para o setor público promovido por uma multinacional de tecnologia definiu o cidadão como um consumidor de serviços. Um dos responsáveis por esse argumento é o economista Albert O. Hirschman. Em 1970, Hirschman publicou estudos relacionando a fidelidade de pessoas a empresas e a governos com a capacidade de escuta dessas organizações.

    De acordo com Hirschman, não atentar às necessidades de seu público fará com que ele procure alternativas: a competição no caso de firmas e a oposição no caso de governos. Segundo o autor, escutar seu público e levar em conta suas considerações garantiria a qualidade no serviço prestado, o que, por sua vez, criaria lealdade para com a organização ofertante. Por trás desse estudo, está a ideia de que um governo e uma firma possam, em certa medida, funcionar da mesma maneira. Ainda que isso seja em parte possível, tal fato não torna o cidadão um consumidor, muito pelo contrário.

    Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

    Em saneamento, por exemplo, limitar sua oferta implica incremento de doenças e aumento de custos com saúde pública. E a alternativa, não gastar com isso, é a morte. Portanto, não se trata de condições normais de mercado, mas de investimento social, de sua obrigatoriedade. Isso posto, é natural perguntar se não seria necessário garantir o direito de cidadania antes do de consumo.

     É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. Entretanto, isso não significa que não se deva procurar eficiência e rentabilidade na economia do setor público. Tampouco implica abandonar pleitos por qualidade. Mas resulta em perceber que a qualidade está subscrita ao direito de acesso e usufruto, e não à possibilidade de seu consumo.

André Leiner. O cidadão, o consumidor e as cidades inteligentes. Internet: (com adaptações).

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior. 

Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

Alternativas
Comentários
  •   É importante ter em mente que o cidadão não é e jamais seráum consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

  • ERRADO.

    L8:

    "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda."

  • É o contrário. O autor discorda da definição de cidadão como consumidor e, para fortalecer seu ponto de vista, cita, como exemplos, os bens públicos. Vejam o que ele fala:

    Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

    Percebam a correlação verbal → Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço.

    Trata-se da correlação pretérito do subjuntivo (fosse) e futuro do pretérito do indicativo (poderia):

     

     

    Pretérito imperfeito do subjuntivo e Futuro do pretérito do indicativo:

    Ex: Se você estudasse com afinco, passaria no próximo concurso.

     

    Perceba que a ideia nessa correlação é de algo mais hipotético, algo que não é real no momento. Se você estudasse mais, passaria, mas como não estuda... 

     

    Da mesma forma, temos algo hipotético, não real. Se um bem público fosse um bem de consumo... Bem, mas não é. Assim, já sabemos que a questão está incorreta. 

     

    Para não restar dúvida, o autor do texto afirma, no último parágrafo, com todas as letras, que um bem público não é um bem de consumo:

    É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

    Sthefanny Alcântara - Tec Concursos.

  • A RESPOSTA está no ÚLTIMO PARÁGRAFO = >

    [..] Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. [..]

  • Tentou confudir o apressado com essa passagem.

    " De acordo com Hirschman, não atentar às necessidades de seu público fará com que ele procure alternativas: a competição no caso de firmas e a oposição no caso de governos."

    Mas a respsota está no último parágrafo.

     "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. Entretanto, isso não significa que não se deva procurar eficiência e rentabilidade na economia do setor público. 

  • "Se um bem público fosse um bem de consumo..."

    Com essa parte já da pra matar a questão!!

    Gab: ERRADO

  • ERRADO

    Na verdade, a resposta está na linha 14/15:

    "Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto."

  • e um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta

  • Houve uma extrapolação nessa questão:

    "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado...demanda."

    A questão apresentou um "e seu acesso deve ser controlado"...aí é só correr pro abraço!

    Uga, uga!

  • "Se um bem público fosse um bem de consumo".

    Não afirma que o bem público é de fato de consumo, mas estabelece uma hipótese devido a presença da conjunção condicional "SE".

    Uma hipótese não é uma certeza.

    ERRADO

  • GABARITO ERRADO

    (...) Bens públicos não possuem paralelo de possibilidade de oferta (...)

    Ou Seja, os bens públicos não podem ser controlados pela oferta, já que é impossível ofertar algo sobre esses bens.

  • Vocês são muitos inteligentes e prestativos..., assinei a qconcurso para ter acesso a mais questões e ter acesso ao "gabarito comentado" e me decepcionei em relação ao mesmo, a formas que voces comentam as questões com explicações espelhadas com oq voces entenderam é brilhante, voces acabam fixando mais ainda oq voces sabem e ainda ajuda a gente ter a oportunidade de entender bem melhor oq a questão pediu, muito obrigado mesmo e espero que continuem assim.

  • Vocês são muitos inteligentes e prestativos..., assinei a qconcurso para ter acesso a mais questões e ter acesso ao "gabarito comentado" e me decepcionei em relação ao mesmo, a formas que voces comentam as questões com explicações espelhadas com oq voces entenderam é brilhante, voces acabam fixando mais ainda oq voces sabem e ainda ajuda a gente ter a oportunidade de entender bem melhor oq a questão pediu, muito obrigado mesmo e espero que continuem assim.

  • questao boa de pura interpretação...

  • Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

    LINHA 14 E 15

  • Cadê aquelas velhas marcações de linhas e parágrafos, Cespe?

    Inventa moda agora não, nessa altura do campeonato!

  • 3 Paragrafo

    '' Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta ''

    Gabarito Errado .

  • Beloveds,

    No texto, temos uma condicional “se....”

    Na questão, temos uma afirmação

    Resposta: Wrong

  • Errado.

    (...)Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    (...) são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta

    (...) não se trata de condições normais de mercado, mas de investimento social, de sua obrigatoriedade.

    (...) Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

  • No 3° parágrafo vemos que o autor mostra como *seria* se o bem público fosse um bem de consumo.
  •  GABARITO: ERRADO

    "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto."

  • 2º Período, 5º parágrafo, "Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto"

  •   Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

  • Início do 3° parágrafo diz: SE um bem público FOSSE um bem de consumo......

    E a questão diz: para o autor os bens públicos SÃO BENS DE CONSUMO... MIXURUCA, TA DE BRINCADEIRA !

    BY: Xandão

  • Gabarito: Errado.

    Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço

    Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta.

  • Gab.: errado

    Se um bem público fosse (...)

    Já consegue matar a questão

  • Gabarito: ERRADO

     

    A questão traz uma afirmação:

    Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

     

    O autor do texto traz uma hipótese:

    Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

  • Gab. ERRADO

    Segundo período do ultimo parágrafo "Bem público não é bem de consumo"

    Avante, guerreiros.

  • Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    Nesse trecho o autor coloca o bem público como sendo um bem de consumo apenas numa hipótese, logo, não o é!

    Assertiva errada

    Bons estudos, bora vencer!

  • 3 segundos mata a questão:

    Início do 3°parágrafo:

    "Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, [...]"

  • Se um bem público fosse um bem de consumo, matei a questão aqui.

    Gab: Errado

  • ERRADA!

    "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda."

    É uma hipótese, apenas uma possibilidade, demonstrando, assim, que se os bens públicos fossem bens de consumo seria o inverso do que são.

    "Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado."

    Mais uma vez ele afirma que bens públicos não são bens de consumo.

  • muito pelo contrário
  • "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda."

    "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais seráum consumidor, mas, sim, um beneficiário. "

  • Não discutam qual passagem do Texto comprova o erro da questão, pois em pelo menos 3 locais do texto pode-se notar que OS BENS PÚBLICOS NÃO SÃO BENS DE CONSUMO

  •  Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. Ultimo parágrafo.

  •   Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda

    portanto: questão errada.

  • engraçado olha o nível de questão . agora prova de pm e bombeiro botam pra arrombar

  • Gab. ERRADO

    Último parágrafo do texto: "Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto."

  •  Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. Entretanto, isso não significa que não se deva procurar eficiência e rentabilidade na economia do setor público

  • Gabarito: E

    O comando da questão tenta confundir o concurseiro no 3º parágrafo, mas observe, é feita uma suposição e simulação pelo autor:

    " Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado."

    No início do último parágrafo, ele mata a questão:

    "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário."

  • Gabarito. E

     Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

  • Poderia cair mais questão dessa na prova.

  • Parágrafo 3, o autor mostra uma hipótese: se um bem público fosse um bem de consumo.

    A questão mostra uma certeza: os bens públicos são bens de consumo.

    Logo, gabarito: E.

  • Errado.

    "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto."

    • Logo,

    # Para o autor do texto, os bens públicos NÃO são bens de consumo, muito menos controlar o acesso pelo preço.

    __________

    Bons Estudos.

  • " se" e "fosse" torna a questão incorreta

  • Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

  • Questãozinha pra levantar a moral.

  • Essa questão foi dada

  • Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

  • Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

  • Essa é pra pegar os desavisados que vão direto à frase e não leem o contexto kkkjjj

  • "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço,...".

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https://go.hotmart.com/D49209586D

  • "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. " O seja, SE (Condicional) fosse um bem de consumo. Apenas um exemplo, não são bens de consumo.

  • Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    [No texto] : É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. 

    ITEM: E.... DE EGREJA... kkkkkkk zueira galera

    ITEM ERRADO

  • Se fosse= Faculdade

  •  "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda."

    É uma CONDIÇÃO não um AFIRMAÇÃO.

    GAB: ERRÔNEO

  • Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    SE - condição e SÃO - afirmação.

    Gabarito: Errado.

  • galera estamos diante de uma questão de compreensão textual, ou seja, a resposta esta dentro do texto.

    uma dica pra que vai esse tipo de questão seja de compreensão de texto ou interpretação de texto. EU NÃO POSSO

    C- contradizer

    E- extrapolar

    R- restringir

    observe o que o texto diz: Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

    a questão do cespe houve contradição

  •     Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado

  • Fala galera, vocês sabem que a REDAÇÃO REPROVA também né? Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/A51989712I

  • Errado.

    Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta

    • Gab. ERRADO

    A resposta está nesse trecho:  Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

  • "Se um bem público fosse um bem de consumo"

    Segue @Thiagosilvamcz

  • Errado.

    A resposta esta expressa no fragmento do texto: "É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto."

  • GABARITO: ERRADA

    MINHA LINHA DE RACIOCÍNIO PARA RESOLVER ESSA QUESTÃO:

    1º PROCURAR O PARAGRAFO QUE FALAVA SOBRE OS " BENS PÚBLICO"... ISSO AJUDA PARA GANHAR TEMPO EM UM TEXTO TÃO GRANDE;

    2º IDENTIFICAÇÃO DO PEDIDO DA QUESTÃO: "  Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. "... IDENTIFIQUEI 3 ERROS, AMBOS TRAZEM IDEIA DE HIPÓTESES, E NÃO DE AFIRMAÇÃO COMO TRAZ NA QUESTÃO: Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

  • 3° Parágrafo: Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. 

    Veja que não é a opinião do autor e ele não afirma nada, mas o "fosse e o poderia" servem como possibilidades.

  • Não seria necessário sequer ler o texto, o Cespe é ligado à UNB, logo, canhotagem sem limites, logo...

  • Para o economista, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.

    Errado!

  • Gabarito: Errado.

    "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta".

    PMAL 2021.

  • GABARITO: ERRADO

    Último parágrafo do texto: "Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto".

    Às vezes, ao ler a conclusão do texto podemos responder diversas questões em precisar ler todo texto. Mas cuidado: eu disse ÀS VEZES e não SEMPRE.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • ERRADO

    "Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta".

  • ERRADO

    Ele fala uma hipótese. Um contexto hipotético.

    PMAL 2021

  • Para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda.( ERRADO). ESSA PASSAGEM DO TEXTO EXPLICA O COMANDO , AFIRMANDO QUE BENS PÚBLICOS NÃO SÃO BENS DE CONSUMO. Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Me diz uma coisa, esta fazendo só questões e esta esquecendo de treinar para a REDAÇÃO!?

    Por que não adianta de nada passar na prova objetiva e reprova na redação, se isso acontece contigo vai ser um trauma para o resto da vida.

    Pensando nisso deixo aqui minha indicação de um curso de redação que tem me ajudado muito na preparação, quem tiver interesse em melhorar na discursiva é uma boa opção.

    Link do site: https://go.hotmart.com/D49209586D

  • Pela frase "não possuem paralelo de possibilidade de oferta" vc mata a questão.

    Gabarito: Errado.

  • Isso é uma questão de compreensão textual boa, não é aquela loteria que a Banca geralmente tem usado.

  • ERRADO

    "Se um bem público FOSSE um bem de consumo, ele PODERIA ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e NÃO POSSUEM paralelo de possibilidade DE OFERTA"

  • GAB: ERRADO

    O ERRO ESTÁ EM: "para o autor do texto, os bens públicos são bens de consumo e seu acesso deve ser controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda".

    No texto o autor fala: Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, ou seja, seria uma hipótese, e não uma afirmação do autor.

  • Esta questão requeria do candidato uma boa atenção na hora de interpretar o texto. Nesse sentido, ao fazer uma breve leitura, já é possível perceber que o autor, a partir do terceiro parágrafo, empenha-se basicamente em refutar a ideia de que os bens públicos são bens de consumo e que seu acesso deve ser controlado por preço e regulado por oferta e demanda. Essa refutação pauta-se no argumento de que tais bens não são rivais e não estabelecem paralelo com a possibilidade de oferta. Além disso, é mostrado que o seu aspecto de coisa essencial desafia a lógica mercadológica, não devendo ser chamados de bens de consumo, mas sim de direito político de acesso e usufruto. Sendo assim, a afirmação contida no comando da questão está errada.

     Gabarito do professor: ERRADO.
  • Bem público não é bem de consumo

  • Último paragrafo : Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

  • Essa deu de graça...

  • "Ainda que isso seja em parte possível, tal fato não torna o cidadão um consumidor, muito pelo contrário."

  • "Se um bem público FOSSE um bem de consumo"

  • Se um bem público fosse um bem de consumo...

  •  Vejamos. Se um bem público fosse um bem de consumo, ele poderia ter seu acesso controlado pelo preço, regulado por oferta e demanda. Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta, ou são essenciais e seu provisionamento em quantidade, qualidade e tempo hábil desafia a lógica empresarial e de mercado.

    nesse trecho esta à resposta. ERRADO

  • Bens públicos são públicos justamente porque são bens não rivais e não possuem paralelo de possibilidade de oferta...

    Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto. 

    Eis a resposta.

  •  É importante ter em mente que o cidadão não é — e jamais será — um consumidor, mas, sim, um beneficiário. Bem público não é bem de consumo, mas direito político pleno de acesso e usufruto.

  • O autor faz uma suposição, ele não diz que bem público é bem de consumo.

    Gabarito: Errado.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R