SóProvas


ID
5048353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países. Numa cidade, a atividade comercial concentra-se geralmente numa zona determinada; em cada país há regiões nas quais se concentra mais fortemente a atividade econômica, do que em outras.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

     Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia.

     Diante das periferias, os centros são, sob alguns aspectos, privilegiados. Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior. Em torno de uma grande cidade (de uma megalópole), encontram-se as maiores artérias de circulação ordenadas de forma radial e não em círculos concêntricos. As vias de uma periferia à outra conduzem, por isso, com frequência através do centro — também quando isso exige maiores desvios.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos.

     Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

Thomas Kelssering. Dentro e fora. Centro e periferia. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Trad. Benno Dischinger. Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 171-2.

Julgue o item subsequente, relativo às ideias e às construções linguísticas do texto precedente. 

Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

    O texto faz varias menções sobre essas diversificações.

    " A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais..."

     

    "Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos."

  • CERTO. O surgimento se dá através de contrastes geográficos, econômicos e sociais. A concentração de aparelhamentos culturais, mercantis e intelectuais quase que exclusivamente no centro são consequências desses contrastes.

  • O segundo parágrafo ajuda a responder a questão:

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais..."

  • A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Errei, por ler esse trecho que ''também apresentam elementos comuns ''que não são fatores tão diversos como diz o enunciado.

  • O "com frequência" me matou, procurei sobre no texto e não achei, acabei marcando errado por achar que fosse extrapolação.

    Seguimos!!

  • Marquei falso por achar se tratar de uma extrapolação.

    O texto fala sim em "diferenciação" do começo ao fim, assim como cita "elementos comuns essenciais" dos dois conceitos. Mas daí extrair alguma análise acerca do surgimento foi demais pra mim.

  • não entendi onde que diz como surgem as periferias. Se forçar a barra, até dá pra arrancar uma inferência dessa em relação aos centros, mas não sobre a periferia. cespe fazendo cespice.

  • Cara, onde tá falando sobre o surgimento? Eu não consegui achar, sinceramente...

  • Acredito que a palavra "surge" do enunciado tem o sentido de "apresentar" e não de criação, em vários pontos do texto o autor destaca os contrastes geográficos, econômicos e sociais que existem entre os centros urbanos e as periferias. Eu li o enunciado da seguinte forma: Uma estrutura de centro e periferia se apresenta, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

  • não identifiquei o surgimento, no texto apresenta um contraste , não consigo identificar um surgimento.

  • Acho que a resposta esta em

    centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades`

  • Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

      A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Sinceramente, acredito ter margem para ambas respostas.

    Enfim, estufe o peito e volte para batalha!

  • Conforme o texto, "surge, com frequência" ?????

    NÃO É POSSÍVEL!

  • odeio discorda ou brigar com a banca mas essa questão é muito louca o texto fala o tempo todo em diferenciação mas em nenhum momento fala em surgimento como a questão afirma.

  • Amigos, por gentileza, peçam pelo comentário do prof.

    Complicado o Cespe aceitar como correta essa questão - extrapolou muito!

  • Gabarito: CERTO

    Uma dica que creio não ser novidade para muitos e que me ajudou na resolução das questões de interpretação de texto do cespe é ler todas as assertivas sobre interpretação marcando nelas as palavras-chave e após isso ler o texto, pois já ficamos atentos ao que estamos buscando.

    A resposta do item se encontra no segundo parágrafo:

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Acertei esta questão, mas lendo os comentários tenho que concordar com a opinião de alguns colegas que erraram por julgar que diferença entre regiões é diferente de surgimento. Cespe as vezes cobra extrapolação textual, as vezes não. Complicado.

  • Não concordo com esse gabarito. Em nenhum momento o texto aborda "surgimento". Sim, como os colegas já citaram, o texto fala que a diferença entre essas regiões está baseada numa multiplicidade de contrastes. Mas não consigo ter total certeza para marcar numa prova que isso é a mesma coisa que afirmar sobre o "surgimento". Coisas que hoje são diversas podem ter surgido de maneira semelhante e ter se diferenciado conforme o tempo, como dois irmão que nascem no mesmo ambiente familiar e, à medida que o tempo passa, tomam rumos diversos. Enfim, marquei aqui, para responder apenas, e errei. No dia da prova, deixaria tranquilamente em branco essa questão.

  • "conforme o texto." no texto não tem essa informação. Sabemos, por fora do texto, que sim, surgem de formas diferentes, por motivos diferentes, no geral, mas o comando pede NO TEXTO. Aquela questão que se eu fizer 10 vezes, erro em todas elas.

  • A meu ver, o texto não apresenta nada relacionado ao surgimento, mas expõe, sim, as diferenças entre os centros e periferias. Tá duvidando? Volte ao texto e encontre algum verbo que tenha relação com "surgir", "aparecer", "nascer"...

    .

    Marquei como "Certo", porque CESPE tem dessas...

  • Essa é para aqueles que acham que "de acordo com o texto" diz que deve estar escrito no texto.

    Essa foi a típica questão que exigiu do candidato uma boa capacidade de abstração.

    Basicamente, os contrastes entre centro e periferia são formadores das estruturas desses 2 conceitos, e nós sabemos (o texto também deixa isso claro) que são muitos.

  • A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    CORRETA

  • A rapaziada discordando do gabarito da banca ,que no final não vai adiantar de nada!

    Vc vai errar até entender como a Cespe trabalha as questões, após isso verá que vai ser muito difícil vc errar.

  • GABARITO CERTO.

    NA QUESTÃO EXISTE DUAS PERGUNTAS VOU DESMENBRA-LA PARA FICAR MAIS PERCEPTÍVEL QUE ESTÁ CERTA A RESPOSTA.

    ----------------------------------------

    TEXTO ORIGINAL.

    Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    PRIMEIRA AFIRMAÇÃO: Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões diversas.

     Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens.(RAZÕES DIVERSAS). Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros

    . ----------------------------------------

    SEGUNDA AFIRMAÇÃO: Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por fatores bem diversos.

       A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes geográficos, econômicos e sociais (FATORES DIVERSOS) — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Desde quando a palavra "diferenciação" tem o mesmo valor de "Surgimento". O duro é ver o contorcionismo de alguns colegas para justificar esse gabarito.

  • GAB C

    MARQUEI C COM BASE NESSE TRECHO

    ´´  A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais. ``

  • O problema é saber quando o CESPE quer que vc assine como certo ou errado

  • Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    ''em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais''. Na minha visão, é errado colocar um termo de intensidade ''bem'' quando o próprio texto diz que há elementos comuns. A questão ficaria bem mais inteligente se estivesse como ERRADA.

    Faz parte do jogo, a meta é errar cada vez menos questões de interpretação!

  • Errei, não vi nenhuma menção sobre surgimento , apenas sobre diferenciação.

    Mais uma questão realizada pelo elaborador que é contra a lei de drogas, fazendo uso das mesmas.

  • Gaba: CERTO

    Podemos até pensar em ter havido uma extrapolação, mas marquei CERTO pelo fato de a assertiva ter trazido a expressão "..., conforme o texto.", generalizando as ideias centrais, uma vez que todo o texto foi baseado nas diferenças entre centro e periferia.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Bons estudos!!

  • Só não consegui encontrar resposta na expressão: com frequência... pois a parte em que fala sobre isso, não fala sobre o surgimento.

  • multiplicidade de contrastes ( geográficos, econômicos e sociais)= razões e fatores diversos.

  • A assertiva diz "conforme o texto", e eu não consegui localizar no texto marcação expressa ou implícita acerca do "com frequência" apresentado pela assertiva.

    Errei.

  • cespe deu uma endoidada legal... se eu fizesse essa prova, com certeza entraria com recurso.. tmlc. questão sem lógica.

  •  QUESTÃO FÁCIL, NÃO PROCUREM PELO EM OVO, PORQUE NA HORA DA PROVA NEM TEMPO VAI SOBRAR PARA ISSO

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastesgeográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • BORA RESPONDER PROFESSOR!!

  • eu acertei pq já comecei a entender a loucura da cespe, mas numa prova eu deixaria em branco sem remorso algum.

  • Questão complicada pq ''Conforme o texto'' deveria encontrar explícito no texto. Essa ideia está mais implícita, pois o ''surgimento'' tem sinônimo ao meu ver de ''origem'' o que não está claro no texto.

  • Certo.

    As diferenças entre centro e periferia surgem por razões e fatores diversos. (A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes)

    É o surgimento das diferenças entre as regiões.

  • Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes que apresentam elementos comuns essenciais

    O que me fez errar foi esse trecho marcado em vermelho, no texto ele fala que os contrastes possuem elementos comuns essenciais, ou seja, não me pareceu ser fatores e razões BEM diversas. Alguém poderia clarear a minha caminhada ?

  • "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

  • eu acho que trocaram de examinador, as questões de 2020 estão todas ambíguas, subjetivas, sem resposta...

  • Parem de passar pano pra banca nobres colegas!

    Questão ruim!

  • CONFORME significa que deve estar mencionado claramente no texto e não há nada relativo ao surgimento, apenas à DIFERENÇA. Se o examinador queria gabarito certo, deveria ter colocado no comando da questão INFERE-SE ou DEPREENDE-SE do texto...

  • Estou procurando até agora em que frase indica uma "frequência" no surgimento...

  • Qdo vc vê que a resposta está na pergunta: "Menino, isso ainda roga"!!!!

  • Gabarito: Certo.

    Os centros oferecem especiais vantagens.

    Sendo periferias as zonas de economia rural

  • Gab.: certo

    (...) regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Minha contribuição.

  • Questão: Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de

    países.

    Depois de errar a questão, só sosseguei quando identifiquei. Bizu é não desistir, já já chegamos lá, não para, não para...

    obs: se estiver errado me corrijam, pois sempre devemos estar dispostos a aprender.

  • Não devemos nos apegar ao significado de cada palavra individualmente para responder as questões de interpretação da cespe. É necessário compreender a ideia central da assertiva. Apaguem-se à essência, ao espírito do texto, que não irão errar questões como essa.

  • Não sei o que está acontecendo, antes era bom em interpretação e essa novas questões do Cespe estou errando todas

    :(

  • pra que colocar esse COM FREQUÊNCIA ali....pra que???? ERREI!!!

  • Também pensei assim!

  • QUESTÃO: Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    Eu marquei errado pela seguinte passagem em vermelho:

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas

    está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos,

    econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também

    apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Mais alguém? :/

  • Correto

     A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Questão Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

  • "Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. Hospitais, universidades, institutos de pesquisa, instituições culturais, museus, teatros, salas de concerto etc. encontram-se predominante ou exclusivamente em centros. As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade. Mercados de centro se destacam por ofertas mais ricas do que os mercados das periferias. O nível de vida é mais alto, os salários são mais altos, mas também os custos de manutenção da vida são mais altos."

    Marquei certo por causa desse paragrafo.

    GABARITO: CERTO

  • "com frequência" me fez errar

  • Gente, onde está dizendo no texto que centro e periferia surgem com frequência?

  • Esse com frequência affs ..... Questão mal feita

  • Gabarito: CERTO

    Sobre a dúvida dos colegas a respeito da palavra "surgimento".

    O que me fez responder a questão como correta foi a expressão "está baseada", que está no texto. Peço que acompanhem meu raciocínio e se eu estiver errado, por favor, podem me corrigir.

    A questão afirma que...

    "Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto."

    Para mim, o período do texto que explica a questão é o primeiro parágrafo, veja:

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Ou seja, ao meu ver, se o texto afirma, generalizando, que "a diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada (tem sua base) em uma multiplicidade de contrastes", então isso significa que "uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos"

    ...............................................................................................................................................................

    Uma dica para resolver as questões de português do CESPE/CEBRASPE:

    Nunca leia o texto antes de ler todas as questões de compreensão/interpretação relacionadas a ele. Mesmo que você faça isto bem rápido, leia as questões primeiro, uma vez que, depois disso, quando você for ler o texto, sua leitura será mais atenta ao que as assertivas estão exigindo de você. Além disso, existirão alguns textos que não precisarão ser lidos porque não haverá questões de interpretação ou compreensão relacionadas a eles, apenas de gramática ou de reescrita, nas quais você poderá resolver lendo somente um trecho específico do texto. Estes últimos, os que não precisarão ser lidos, serão a minoria dos casos, eu sei; mas, se isso acontecer, você poupará um tempo importante não os lendo, tempo esse que usará para dedicar às outras questões da sua prova e, quem sabe, à sua discursiva também.

    Bons estudos!

  • Comentário de professor que é bom, tá igual ao meu dinheiro, nada...

  • O texto fala sobre o que são as periferias e as regiões centrais e suas diferenças, não há absolutamente nenhuma passagem sobre as formas de surgimento, mas sim as características, a multiplicidade de contrastes entre elas.

    É a mesma coisa de pegar um texto falando sobre as diferenças e contrastes entre a China e o Brasil, que não cita nada sobre o descobrimento, surgimento desses países, e depois criar uma assertiva falando que o texto fala sobre o surgimento deles, uma extrapolação absurda.

    Mas sem choro, sigamos tentando entender o português da CESPE.

  • Li e não compreendi

  • Tomei por base esses períodos no texto. Deu certo, rs

    Eles (Centro) dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais... (Penúltimo parágrafo)

    E no 4 período do mesmo. (As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade.)

  • PARECE QUE O CEBRASPE MUDOU SEU ESTILO, ULTIMAMENTE, AS QUESTÕES NÃO ESTÃO SEGUINDO O MESMO PADRÃO DE ANTES.

  • Tô vendo um monte de gente tentando justificar a questão, mas, nenhuma justificativa convincente.

    Pra mim, ou a questão está mal formulada, ou está errada.

    Passivel de alteração de gabarito/anulação

    Não vou me abater com isso nao. Segue o baile.

  • Beloveds,

    Vi alguns colegas falando em extrapolação da banca. Mas vejam bem:

    O trecho do texto diz: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Acredito que a banca fez a pergunta justamente para que desviasse os olhares de vocês para a extrapolação, sendo que em outro trecho ela destaca a multiplicidade de contrates, que, embora apresente diferença, tbm apresenta elementos comuns.

    Porém:::::::::::::::::::::::> não deixa de ser diferente sua forma de constituição!!

  • As possibilidades de formação (do centro) são mais diversificadas e de melhor qualidade.

    Gabarito: Certo

  • Gabarito : Certo.

    Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    Eu acertei a questão interpretando e tirando do texto essa parte:

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Espero ter ajudado.

    Tentar sempre, desistir jamais!!!

  • GAB. C !! O 2o. parágrafo responde a questão, quando explica as diferenças entre os centros e as periferias. Essas diferenças, esses contrastes, são as causas do surgimento de ambos!!!

  • É sabido que a a CESPE tem várias questões coringas de interpretação e bem polêmicas, eu mesmo fiquei receoso com essa questão pelo essenciais. Mas ao analisar com calma e ver a dificuldade que a galera está, vou tentar ajudar.

    Estou percebendo que a galera anda tendo muita dificuldade com as novas questões de português da CESPE. E fica claro a mudança de posicionamento da banca.

    O método Nishimura (acho q é assim kkk) ñ está dando mais certo, exatamente a mesma coisa com o famigerado compreende-se e infere-se que levávamos como uma lei.

    A coisa mudou de contexto, e devemos nos atualizar.

    Para ajudar a galera: "O texto me leva a pensar/interpretar o que está se perguntando?"

    A partir disso, deve-se fazer a análise.

    E realmente, o texto me leva a interpretar e concluir que "Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos."

    Segue confirmações ao decorrer do texto

    •  A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades, distritos, países e grupos inteiros de países.

    •  A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais. (eu também fiquei em dúvida quanto a esses essenciais, porém, a questão ñ restringiu o seu entendimento dizendo que APENAS, SOMENTE. Ela deixa no sentido explicativo que com frequência (muitas vezes) é dessa maneira, mas também pode ser que ñ.)

    • Os centros são primariamente grandes cidades ou cidades de dimensão média, sendo periferias as zonas de economia rural. As aldeias constituem centros menores na periferia. (diferença geográfica e econômica)

    • Sob perspectiva geométrica, a soma das distâncias entre o ponto central e quaisquer pontos do interior é menor do que entre um ponto da periferia (qualquer que seja esse ponto) e qualquer ponto no interior.

    • Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais, e os contatos sociais são mais densos. 

    • Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens.

    • As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade

    • Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. (Ou seja, diversos são os contrastes entre Uma estrutura de centro e periferia).

    Então, ñ estou passando pano para a banca ou me contorcendo para justificar nada! Só deixando claro esse novo posicionamento da banca e deixando esse toque para a galera: "O texto me leva a pensar/interpretar o que está se perguntando?"

  • A diferença entre egiões centrais e periféricas esá baseada em uma multiplicidade de contrastes que apresentam elementos comuns essenciais em toda sua diversidade, conforme o exto . Além disso, não diz nada sobre surgimento. Questão confusa. Marquei errado.

  • Ta aí o motivo de fazer MUITAS questões da banca, com o tempo você passa a pensar como ela, feito isso, dificilmente irá errar uma questão.

  • Gabarito: Certo

    O segundo parágrafo justifica a resposta "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastesgeográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Continuando-se a leitura encontra-se oque o parágrafo informa.

  • Pois é!! Eu também marquei errado, por não ficar claro para a mim essa ''frequência'' dita no enunciado. Sei lá!

  • eu errei pq testei. pensei no meu caso íntimo que a CESPE não faria uma extrapolação dessa.
  •  "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais"

  • Marquei certo por conhecer a banca, mas estrutura !!! Que estrutura ? Estrutura dentro do texto pode significar muita coisa.

  • Gabarito: Certo

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Gabarito: Certo.

    Me embasei nos seguintes trechos:

    1) "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    • E,

    2) "Para cada tipo de troca (como trânsito, comércio, turismo, transmissão de conhecimentos), os centros oferecem especiais vantagens."

    # Logo, conforme o texto, uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos.

    (O último parágrafo - da conclusão - também serve como base da resposta)

    __________

    Bons Estudos.

  • Acredito que a interpretação, para o gabarito ser considerado como certo, é que não deve interpretar-se o sentido da palavra "surge" como aparecimento, mas sim como de "evidência". E é desta forma que o texto reflete: as diferenças plurais e aspectos que classificam regiões em periféricas ou centrais.

    Já vi outras questões do CESPE que é muito tênue a interpretação da palavra "surgir" e suas variações.

    Gabarito: certo

  • A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas

    está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos,

    econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também

    apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais

    Pra mim gab equivocado. Porém, seguimos!!

  • Segundo parágrafo: "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    Errei essa porr@ porque fui querer responder rápido.

  • Mais uma questão de interpretação digna de sair no braço com o examinador. Palhaçada.

  • Minha interpretação, seguindo o comando do enunciado, era saber como SURGIA a estrutura de centro e periferia, sendo a resposta: "A atividade comercial concentrar-se geralmente numa zona determinada". Na minha visão, era em decorrência disso que SURGIAM periferias e centros. Ou seja, apenas 1 fator (principal) e não uma série de fatores diversos.

    Depois o texto só vem explicando as diferenças e não o surgimento de fato.

    Desde quando "diferenças" e "surgimento" são coisas iguais?

    Sei lá, complicado esse negócio de interpretação.

  • Linha 4 e 5: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Dizer que surge é sacanagem...

  • Valeu cespe, vou pedir ao Lyon a Espada justiceira para ter a visão além do alcançe!!

  • Não vejo nenhum trecho no texto que justifique tal resposta.

  • Texto: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    • frequência, por razões e fatores bem diversos.
  • Questão bastante ambígua. O texto não se refere diretamente ao surgimento dos centros e periferias e a respeito de suas respectivas causas. Trata, sim, da DIFERENCIAÇÃO entre determinadas regiões. A questão peca em afirmar que CONFORME o texto podemos extrair essa informação. Concordo que essa informação pode ser extraída por meio de inferência, mas daí escapamos do campo da compreensão textual e entramos no campo da interpretação, o que deixaria a questão sem margem para dúvidas.

  • Eu até acertei essa, mas com dúvida (mesmo lendo os comentários dos colegas). Na prova eu deixaria em branco.

    Essas questões de interpretação do Cespe são f#!

  • A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais.

  • Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos:

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais." (Segundo parágrafo do texto).

    CESPE: "Conforme o texto, BLA BLA BLA".

    EU: - Opa, a resposta tá no texto, vamos procurar!

  • Não me surpreenderia o gabarito estar como ERRADO... No texto a resposta não está tão clara e evidente, podendo levar a uma outra interpretação. Claro que essa minha ideia é pura e simplesmente por ser a CESPE, uma banca horrível com examinadores muito despreparados. Pra qlq professora de 3a série a resposta é CERTA pra essa questão.

    Meu ponto é: cuidado com essas questões, as vezes é melhor deixar em branco

  • Em nenhum momento o texto trata do SURGIMENTO de centros e periferias. O texto aborda as diferenças entre eles, que poderia até ser base para discorrer sobre as diferenças nos surgimentos de ambos, mas NÃO HÁ ABORDAGEM sobre o surgimento. Discordo totalmente do gabarito.

  • Engraçado o povo usando esse trecho:

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais. 

    pra justificar a resposta, quando o mesmo trecho, em seu final, diz que o surgimento está embasado também em elementos comuns.

  • Alguém poderia citar os fatores que determinam o SURGIMENTO? Porque só encontrei os fatores que DIFERENCIAM atualmente.

  • Marquei certo com medo, na prova pensaria em deixar em branco, mas o que me fez marcar certo foi esse trecho:

    As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade.

  • Se acertou, extrapolou...

  • Marquei certo devido a esse trecho:

    ''A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes''.

  • Certo.

    Texto: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    A partir desse fragmento é possível perceber que o centro e periferia ocorre por vários fatores diferentes.

    **A professora do qc explica que "surge" está com o mesmo significado de "ocorre"!

  • O "com frequência" me deixou com uma enorme duvida. Acabei acertando, mas na prova não sei se marcaria. Tá uma loteria responder questões de português da cespe hoje em dia.

  • O problema foi o "com frequência"

    Afff

  • Só reforçando os comentários: afirmar que "o surgimento das regiões de centro e periferia são por razões diversas" é muito diferente de falar que "existem diferenças entre essas regiões".

  • QUESTÃO:

    Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

    O com frequência foi utilizado para ressaltar a exceção que o autor faz, mencionando que também há elementos comuns entre as duas.

  • Não sei se tenho mais raiva da banca de fazer uma questão horrível dessas ou dos otário que tentam passar pano e achar chifre em cabeça de cavalo pra tentar justificar a cagada da banca

  • Galera, não adianta ficar discutindo, é o tipo de questão que o gabarito poderia ser qualquer coisa.

    Eu marquei errado por achar que era extrapolação, mas vendo alguns comentários de colegas e o gabarito comentado também achei coerente.

    Quem faz várias questões de português aqui no site sabe que hora essa situação é extrapolação, hora não. Sempre vai ter questão assim.

    Segue o jogo..

  • os centros oferecem especiais vantagens. Eles dispõem de uma infraestrutura mais rica do que as regiões marginais....... acredito que o surgimento seria o centro e depois a periferia . até pq só fala primeiro do centro urbano e depois a periferia . acredito que seja isso .

  • Não há um texto usado pelo Cespe que não seja de esquerda, um mísero sequer.

  • trata-se de uma paráfrase

    a mesma escrita com outras palavras

    o verbo surge está empregado no sentido ocorre

  • Acertei baseado na junção de justificativas: Mayara Neres + felipe.

  • nunca se olha para uma extrapolação e marca de boa... "há sempre um porém!"

  •  elementos comuns essenciais. - Não sei de onde a banca tira certos entendimentos.

  • GABARITO: CERTO

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastesgeográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • No contexto, surge tem o sentindo de ocorre.

  •  A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes...

  • Eles querem SURGIR no sentido de OCORRER

  • Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.

    gostaria de entender o termo da questão que encontra-se entre vírgulas e geralmente faz com que aconteça a tal da extrapolação, o restante da questão está correta, não localizei nada que remete ao caso de ser com frequência

  • Concordo com o colega Lucas.

  • Desafio o examinador encontrar no texto a parte que fala sobre o surgimento dos centros e periferias, ainda mais o trecho que diz que é com frequência kkk questão ridícula kkk

  • Multiplicidade de contrastes.

  • Errei, mas a professora do TEC tbm achou extrapolação. To no caminhoo rss

  • Gab C ✓  A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes
  • A verdade é que o termo EXTRAPOLAÇÃO utilizado como justificativa de gabarito do CESPE virou uma carta branca para eles colocarem o gabarito que bem entenderem!

    Uma hora o gabarito está certo porque de alguma forma o texto quis dizer aquilo, outra hora o gabarito está errado porque o texto não disse aquilo expressamente.

    Mas não adianta reclamar, vamos lutar que a nossa hora vai chegar.

  • Penso que as cidades surgem sim como dito na assertiva. Infere-se do texto isso, concluimos isso no final. Porém, o que pegou foi o "com frequência". Esse advérbio está restrito a uma determinada característica e não a frequência com que surgem as cidades.. Entendi assim..

    "Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras."

    A "frequência" está no contexto das atitudes e não ao surgimento das cidades.

    A assertiva estaria notadamente certa assim: Uma estrutura de centro e periferia surge por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.". O autor não precisa dizer explicitamente que ela surge por causa disso, a compreensão geral nos passa isso. Porém, volto a dizer, o advérbio "frequência" fudeo foi tudo.

  • Marquei errado por conta do final desse trecho: A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, "elementos comuns essenciais".
  • De primeira eu errei a questão, por achar o texto longo e acabar lendo muito rápido.

    Depois fui olhar os comentários dos alunos e não fiquei satisfeito.

    Resolvi ler mais atento e encontrei o seguinte:

    [...] As possibilidades de formação são mais diversificadas e de melhor qualidade.[..]

    essa formação que o autor fala é sobre a formação da estrutura dos centros e periferias, e diversificadas se trata justamente de razões e fatores diversos, por isso a questão está CORRETA.

  • Errei essa questão polêmica com o verbo surgir presente no enunciado da questão. Fiz as minhas pesquisas aqui e, então, juntei as seguintes informações:

     

    O verbo surgir pode ter dois sentidos:

    - Aparecer de repente (verbo intransitivo);

    A baleia surgiu no oceano.

    - Ocorrer ou lembrar (verbo intransitivo ou transitivo indireto)

    A insônia surge por razões diversas.

     

    Comparando o enunciado da questão e o trecho do 2º parágrafo do texto, temos.

    Uma estrutura de centro e periferia surge, com frequência, por razões e fatores bem diversos, conforme o texto.”

     

    "A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais."

     

    Questão complicada! Espero que tenha ajudado de alguma forma.

     

    - Não desista!

  • Depois de resolver muitas questões desse tipo eu já não tenho mais segurança de marcar o Item ERRADO pensando no argumento da extrapolação, pois diversas vezes o examinador vai estar cag*ndo pra isso, se tiver duas palavras soltas no texto que embasam o que ele disse vai ta CERTO.

  • Certo.

    A diferenciação entre zonas centrais e regiões marginais — centros e periferias — encontra-se hoje em várias ordens de grandeza em comunidades.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes

    Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente.

  • O texto não tem dizendo que essa estrutura é criada por causa dessas diferenças. Cespe sendo Cespe

  •   A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Essa questão derruba qualquer candidato bem preparado

  • discordo do gabarito, pois, pode-se observar no segundo período do segundo parágrafo, que o narrador apresenta características comuns também e não tão somente uma diversidade:

     A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes — geográficos, econômicos e sociais — que, em toda a sua diversidade, também apresentam, em seu contexto, elementos comuns essenciais.

  • Uma coisa é como a diferença centro/periferia surge, coisa que no texto, diz ser primariamente uma razão econômica. As diferenças entre centro e periferia são de várias ordens, mas sua CAUSA é basicamente uma só.

    Cespe sendo Cesp.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • O que mais estressa é ter gente passando pano para o erro da banca. Essa banca não é uma deusa e tão pouco é imune a erros. É óbvio que errou o gabarito e não trocou para ferrar os candidatos e manter sua fama de banca difícil. Essa banca perdeu a moral quando fez sua uinião com o CEBRASPE. Banca totalmente sem crédito pra nada.

    Parem de pasar pano. Vcs não estão vendo que os examinadores estão brincando com o futuro de muitos???

    Apoiar isso é jogar no lixo horas, dias, meses e anos de estudos.

  • Correto, o gabarito se encontra no final do TEXTO :  Nos centros, com relação à vida social, vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias. No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente. Quanto às atitudes mentais e intelectuais, elas também são, em geral, menos ágeis e, com frequência, mais conservadoras.

    razões e fatores bem diversos : NOS CENTROS : vigora uma cultura pluralista, as pessoas são mais individualistas, mas também mais flexíveis do que nas periferias

    NO INTERIOR : No interior a cultura é mais fortemente presa à tradição, a mobilidade social é menor, a vida decorre mais calma e vagarosamente, e as pessoas se movimentam menos apressadamente.

    Isso aqui não for diverso, eu estou estudando errado.

  • Um dos conceitos do verbo SURGIR está relacionado a OCORRER.

    "resolvida a questão, surgiram outros problemas"

    Voltando a questão, o segundo parágrafo fala o seguinte.

    A diferença entre regiões centrais e regiões periféricas está baseada em uma multiplicidade de contrastes - geográficos, economicos e sociais...

    Gabarito CERTO

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • Diferença é uma coisa, surgimento é outro... o texto não é claro quanto ao surgimento, apenas destacando as diferenças por isso marquei errado, mas quem sou eu pra ir contra a CESPE

  • "conforme o texto" quer dizer igualzinho da Silva para o Cespe até então. Mudou-se os critérios nesta prova.

  • Se você marcou o gabarito como errado tenho certeza que leu mais atentamente o texto do que examinador. Extrapolação total esse gabarito certo!